4 dicas para melhorar os hábitos alimentares

A alimentação é a chave para ter uma saúde exemplar e conseguir o corpo dos sonhos. Mas, para isso, precisamos estar dispostos a melhorar os hábitos alimentares, deixando de lado ingredientes, que apesar de saborosos, fazem mal à saúde.

Ter bons hábitos alimentares não significa apenas adotar uma dieta equilibrada. O importante é que você esteja ciente de que, por meio de boas práticas nutricionais, todos os órgãos do nosso corpo trabalham com eficiência, temos mais energia ao longo do dia; fisicamente nos olhamos melhor, podemos prevenir e evitar inúmeras doenças.

Uma das melhores formas de continuar em boa forma e manter a saúde é comendo bem e comida saudável, iremos apresentar um site chamado Tudo na Cozinha que terá várias receitas saudáveis e sem gordura, uma das dicas é se alimentar com frutos do mar, uma ótima receita saudável receita de strogonoff de camarão confira essa maravilha.

Podemos adaptar lanches, bolos e outros alimentos que gostamos, substituindo alguns ingredientes para ter uma versão saudável dos mesmos. Para isso basta pesquisar em um site de receita culinária, como preparar receitas gostosas com ingredientes saudáveis.

4 dicas para melhorar os hábitos alimentares

Como melhorar os hábitos alimentares

Além de incluir alimentos dos 4 grupos: cereais e tubérculos, frutas e legumes, produtos de origem animal , gorduras e açúcares , é muito importante registrar em nossa mente outros bons hábitos que proporcionarão vários benefícios. Confira!

1. Mastigue devagar

É muito comum que, ao comer rapidamente, você mastigue mal. Isso nos impede de apreciar o sabor da comida e, o que é pior, gera uma série de problemas no sistema digestivo.

Uma boa mastigação evita que nosso estômago e intestino passem horas extras com uma sensação de peso, bem como azia e constipação; Ajuda a acalmar o sistema nervoso e aumenta a quantidade de oxigênio no corpo, o que reduz a ansiedade durante a refeição.

  1. Beba água, mas não durante as refeições

Os médicos recomendam, pelo menos, beber água durante meia hora a uma hora antes de comer ou depois da refeição. Nunca durante a ingestão de alimentos. Se você está com muita sede, devemos tomar apenas o necessário. Os refrigerantes e sucos também devem estar fora de questão, essas bebidas são inapropriadas pelo seu alto teor calórico e açúcar.

Também não é bom beber água gelada; esfria o estômago, retarda a ação natural dos sucos gástricos e afeta o sistema digestivo. Em caso de muita sede, é aconselhável refrescar a boca primeiro e depois de 20 minutos, fazer a refeição.

3. Limitar o consumo de açúcares, gorduras e álcool

Esses alimentos são altamente calóricos e sua composição faz mal à saúde, contribuindo para o acumulo de gordura na região abdominal e aparecimento de doenças.

Um bom hábito alimentar é consumir mais carnes com baixo teor de gordura (frango, peixe), cozinhar com menos óleo (como origem vegetal), limitar sobremesas como chocolates, sorvetes ou bolos.

4. Consuma mais frutas

As frutas possuem nutrientes essenciais. Consumir porções de até 3 frutas ao dia é muito importante, pois as mesmas ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, melhora a pressão arterial e proporciona diversos benefícios. Elas podem substituir a vontade de comer doces e servir como lanches rápidos.

Adotar bons hábitos é essencial para a saúde, resistência, força e físico. Adotando uma boa alimentação com exercícios físicos, conseguimos prevenir doenças e ter qualidade de vida, contribuindo para longevidade.