4 Dicas para passar em concurso público com ótimas notas

4 Dicas para passar em concurso público com ótimas notas. Você deseja atingir uma nota maior que a de corte estabelecida pelo edital do concurso? Saiba como se preparar e estudar de forma eficiente para o dia do exame, aqui neste artigo.

Sabemos bem que, seja em concurso público ou vestibulares, é preciso atingir uma pontuação maior que a nota de corte, pois mesmo que você tenha como resultado a nota necessário, caso outro candidato tenha uma nota maior que a sua, ele é quem fica com a vaga.

Quando você se inscreve no concurso público e pesquisa sobre os melhores site de rateio de concurso, deve ter em mente que precisará se dedicar bastante para aprender o conteúdo e ter um bom desempenho no dia da prova.

Confiram a seguir quais as 4 dicas para passar em concurso público com ótimas notas

 

1. ORGANIZAÇÃO

Você deve planejar um cronograma de estudos, pois a organização é essencial para conseguir estudar de forma eficiente e obter êxito no resultado dos exames.

Se você já faz ideia do concurso que deseja prestar, deve se preparar o quanto antes, não deixe para estudar de última hora, mesmo que o edital não seja tão exigente e as provas anteriores pareçam fáceis.

Criar um calendário de estudos com base no tempo e na agenda é muito mais útil do que pensa. Ao contrário de parecer um documento rígido com o qual você só ficará sobrecarregado, elabore de uma forma em que ele se torne um sistema através do qual possa dividir a agenda de estudo e as atividades em tarefas menores e mais fáceis no seu dia a dia

Por exemplo, se você definiu 6 horas de estudo, selecione o período em que é mais produtivo (manhã, tarde ou noite), depois coloque pausas de 15 minutos a cada 45 minutos de estudo. Além disso, selecione no máximo 3 assuntos por dia, para não sobrecarregar o cérebro.

A melhor coisa sobre isso é que é um exercício que não apenas o ajudará a estudar, mas também ensinará como organizar e se comprometer com as tarefas que você se propõe a realizar.

2. EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

Ao contrário da crença popular, estudar para os exames não precisa ser chato. Há muitas maneiras de aprender, como exemplo, escrever, desenhar diagramas e mapas mentais, desenhar ou ler em voz alta.

Outras opções para estudar mais ativamente é realizar as atividades de consolidação que geralmente aparecem no final de cada tópico.

Outra ótima opção para facilitar o aprendizado é fazer simulados de concursos anteriores. Esses exercícios o ajudarão a resolver diferentes tipos de perguntas, descobrir se você tem um exame bem preparado ou se precisa ir um pouco mais além e ajustar o plano de estudos para obter um melhor desempenho.

3. LOCAL DO ESTUDO

Quase todo mundo sempre escolhe o mesmo lugar para estudar: um espaço silencioso onde você se concentra, se sente à vontade e tem os recursos necessários. Isso ajuda a evitar distrações e facilita o trabalho do cérebro em capacidade total, para que o conhecimento se mantenha na memória.

Se você não consegue estudar sem música, opte pelas melodias que possuem somente o som dos instrumentos.

4. REVISE, LEIA, ESCREVA E ESCUTE

A revisão é muito importante e o melhor momento para fazê-la é quando você já preparou bem um tópico. Escreva resumos sobre o assunto que aprendeu naquele dia, leia em voz alta e pesquise vídeos sobre o assunto, pois ajudará a firmar o conhecimento e facilitará o processo de aprendizagem.