5 cuidados essenciais com energia elétrica

A energia elétrica faz parte de nosso dia a dia e é indispensável para praticamente todas as atividades que realizamos.

Sem ela, é impossível trabalhar, estar em contato com outras pessoas, realizar atividades essenciais como tomar banho e cozinhar, dentre outras necessidades.

Apesar de estarmos em contato com ela todos os dias e estarmos habituados com seu funcionamento, muitas pessoas ainda cometem alguns erros que podem trazer prejuízos.

Desde danificar algum equipamento até um choque elétrico de alta voltagem, os danos causados pela falta de cuidado com a eletricidade são muitos.

Atualmente, é muito fácil obter informações relevantes sobre qualquer assunto, principalmente por conta das facilidades trazidas pela internet. 

Por isso, o ideal é se manter informado, principalmente no que diz respeito à eletricidade.

Durante a nossa vida em casa, no trabalho, inclusive nas horas de lazer e descanso, é normal acreditarmos que o uso da eletricidade não necessita de tanta atenção, bem como alguns equipamentos.

Informação nunca é demais, por isso, neste artigo nós vamos falar um pouco sobre a importância dos cuidados com a energia elétrica, dicas de cuidados e também dicas de manutenção sobre alguns equipamentos. Confira.

Importância dos cuidados com rede elétrica

Seja por falta de informação ou descuido, o fato é que muitas pessoas não se atentam aos cuidados necessários que devem ser tomados com a energia elétrica.

Muitos acidentes que envolvem a rede elétrica acontecem por esses dois motivos. Um choque elétrico pode ter diferentes resultados, desde aquele incômodo que todo mundo já sentiu ao ligar um chuveiro ou encostar em tomadas e fios, até acidentes fatais.

Para preservar a vida e também os locais e ambientes onde haja energia elétrica, é importante ter alguns cuidados, e é comum que existam algumas dúvidas em relação a isso.

Dicas de cuidados com energia elétrica

Com eletricidade não se brinca, portanto, o primeiro cuidado básico é orientar as crianças sobre isso. 

Geralmente, elas são as maiores vítimas de acidentes envolvendo eletricidade, principalmente, por não terem conhecimento.

Manter as tomadas sempre tampadas é fundamental para evitar acidentes envolvendo bebês e crianças.

Verificar se todos os fios estão encapados, se não há contato da umidade com a rede elétrica e identificar tomadas de 220v também é importante. 

Não deixar fios emaranhados atrás de estantes e respeitar as voltagens, pode contribuir para o mantimento de equipamentos elétricos.

Outra dica é desligar o portão eletrônico antes de viajar. Quem tem portão eletrônico em casa sabe que quando acaba a energia é possível abri-lo de forma manual.

No entanto, é muito comum que alguns portões apresentem problemas em seu funcionamento quando isso acontece, o que acaba por trazer alguns contratempos.

Sendo assim, antes de viajar, principalmente por longos períodos, é importante que o portão automático seja desligado para que seu funcionamento não seja prejudicado.

Outro cuidado muito importante é desligar as chaves de força quando for realizar algum procedimento, como no caso de troca de chuveiro e resistência.

Muitas pessoas já tiveram que trocar uma resistência que queimou ou, até mesmo, instalar um chuveiro novo. 

Para fazer esse procedimento, é fundamental desligar a chave de força do chuveiro ou do banheiro para que não ocorram acidentes.

Um choque elétrico na troca desse equipamento pode trazer consequências graves para quem o sofre. Portanto, todo cuidado é pouco.

A utilização de equipamentos de segurança para lidar com alguns procedimentos que envolvem energia elétrica também é importante. 

Luvas de borracha são recomendadas ao lidar com fios e tomadas de alta voltagem, por exemplo.

Isso porque essas luvas impedem a passagem da eletricidade, protegendo a pessoa que executa o serviço. 

Em empresas concessionárias de energia elétrica e fabricantes de equipamentos elétricos, os funcionários são obrigados a usarem essas luvas para preservar a integridade física.

Por falar em equipamentos elétricos, fazemos uso de diversos deles diariamente em nosso dia a dia, tanto em casa quanto no trabalho.

Mesmo sendo tão comuns, será que sabemos usá-los adequadamente e estamos sempre realizando a manutenção da maneira correta?

Dicas sobre cuidados com equipamentos elétricos e fiação

Se você der uma olhada ao seu redor, notará que há uma boa quantidade de equipamentos elétricos que são utilizados no dia a dia. Para outras pessoas e empresas, isso também acontece.

Um exemplo disso é o uso de plataforma elevatória para cadeirante, que pode ser usada em residências, comércios, empresas, bancos, etc. 

Fazer a manutenção dessas plataformas é extremamente importante, principalmente para:

  • Garantir o funcionamento ideal;
  • Garantir a segurança dos usuários;
  • Preservar o equipamento;
  • Evitar gastos com manutenção corretiva;
  • Entre outros pontos.

Outra dica importante é sempre realizar a assistência técnica de aquecedores a gás. Quem possui aquecedor sabe o quanto ele economiza em energia elétrica. 

Aliás, mais do que economizar, esses aquecedores permitem água quente, mesmo em caso de queda de energia.

Para que ele funcione bem e não apresente riscos como vazamentos, é importante estar sempre atento às necessidades de manutenção desses aparelhos.

Colocar calhas nos imóveis também é importante para a preservação do sistema elétrico de uma residência. 

Isso porque as calhas evitam o acúmulo de água nos telhados, que podem se tornar vazamentos e infiltrações que prejudicam a fiação.

Ao procurar por calhas em Campinas, o consumidor pode se deparar com diversas opções, de acordo com sua necessidade. 

Evitar infiltrações é a melhor maneira de preservar e cuidar da energia elétrica de um imóvel.

Proteger a fiação de um imóvel também envolve o uso de outros itens, além de calhas, rufos e telhas de qualidade.

A fiação de um imóvel passa toda por dentro das paredes, mas não basta apenas fazer isso, é necessário o uso de conduíte corrugado. 

Feitos geralmente de PVC, são usados para passar os fios do sistema elétrico de um imóvel, protegendo-os.

Um equipamento bastante comum, principalmente em empresas e comércios é a porta de enrolar automática. 

Apesar de práticas e muito seguras, essas portas precisam de manutenção preventiva para evitar seu desgaste e também o gasto excessivo de energia.

Quando essas portas apresentam algum problema, ao realizar uma rápida pesquisa sobre porta de enrolar automatica preço é possível encontrar estabelecimentos de confiança que realizam essa manutenção.

Quando não é feita, além de trazer mais prejuízos para a porta, o consumo de energia é mais alto, o que pode provocar quedas e uma conta alta no final do mês.

 O uso de energia elétrica muitas vezes exige o trabalho em grandes alturas, como em postes e edifícios. Lidar com ela sempre é arriscado, mas em pontos mais altos, pode ser ainda mais perigoso.

Além do uso de material adequado para lidar com a eletricidade, também é preciso de material para altura, como no caso de ponto de ancoragem NR 35. Tal norma corresponde à ancoragem ou amarração de um equipamento em determinado local e altura.

Isso faz com que permaneça estável, sem riscos de quedas e acidentes ao profissional. A segurança é garantida tanto para lidar com a eletricidade quanto com a altura.

Outro cuidado que visa preservar a rede elétrica de um imóvel é garantir a manutenção de bico sprinkler. Esse equipamento, muito importante no combate a incêndios, precisa estar sempre devidamente travado, sem a possibilidade de vazamentos.

Quando ocorrem vazamentos de água nesses sistemas de proteção contra incêndio, automaticamente pode haver a proliferação de umidade no ambientes e também na fiação, aumentando os riscos de danos e curtos.

Um fato bastante comum em empresas e residências é aquele famoso emaranhado de fios atrás de estantes, mesas de computadores, etc.

Para quem não sabe, essa situação é muito perigosa, apresentando um alto índice de acidentes com explosões, incêndios e choques. 

Tudo isso porque, ao ficar em contato com outros fios, eles sofrem desgastes e ficam expostos.

Além disso, a sobrecarga em tomadas é um erro que deve ser evitado. Para lidar com a bagunça dos fios, é recomendável o uso de mangueira corrugada 3 4. Essa mangueira não permite o emaranhado e é muito fácil de ser aplicada.

Os cuidados com eletricidade são fundamentais para que ela seja usada da maneira correta, sem apresentar riscos. 

É necessário que façamos uso da eletricidade em nosso dia a dia, mas isso não nos libera de nossas responsabilidades.

Cuidados com instalação são importantes e necessários não apenas para evitar acidentes, com também para que possamos aproveitar toda a potência da energia elétrica que possuímos hoje.

Isso traz muito mais facilidade, praticidade e qualidade de vida, em casa, no trabalho e em qualquer lugar onde haja eletricidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.