Graças à internet, vivemos numa era dinâmica e global em que cada ação de diferenciação pode significar um aumento no número de vendas para o seu negócio.
Além de empregar estratégias de marketing destinadas a divulgar a marca e criar uma identidade para a empresa, existem ferramentas que podem ser utilizadas para otimizar os recursos nas mãos dos colaboradores para as vendas.
O ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão que oferece acesso fácil, rápido e integrado aos dados da empresa e auxilia na obtenção das informações necessárias para ajustar as estratégias de negociação.
O crm – sigla para customer relationship management, é outra ferramenta que integra opções para alavancar as vendas.
É um software com recursos para gerenciar o relacionamento com o cliente de forma mais eficiente, pois todos os serviços e informações desse consumidor ficarão registrados em um só lugar.
Ele organiza todo o histórico e jornada de um potencial comprador. É válido para a organização de qualquer instituição.
O sistema crm pode ser encontrado no formato gratuito, então vale a pena adicionar à ideia.
Este artigo trará opções de ferramentas virtuais para 5 temas como site, redes sociais e blogs.
São opções que todo mundo conhece, usamos no nosso dia a dia e são ótimas aliadas para quem deseja aprimorar sua estratégia de marketing de vendas e melhorar o desempenho dos colaboradores. Eles são:
Whatsapp comercial
Primeiro, vamos começar com o maior aplicativo de mensagens do mundo. Depois de se solidificar no mercado, o aplicativo de Mark Zuckerberg começou a expandir sua funcionalidade para comportamentos voltados para os negócios.
O Whatsapp for Business é um recurso desenvolvido para permitir que empreendedores se comuniquem diretamente com seus clientes, em vez de misturar conversas pessoais com profissionais.
Além de ser gratuito como o Whatsapp comum, ele possui recursos como criação de mensagens automatizadas (como chatbots e APIs), aumentando a vitalidade das conversas e otimizando o tempo.
Use as informações que você obtém desses contatos e use o sistema para representante comercial gratis para obter o máximo de informações sobre seus clientes.
Instagram e Facebook
Em segundo lugar está a rede social com o maior fluxo de informação e publicidade.
O mesmo conceito de dividir contas pessoais e profissionais se aplica aqui, já que a plataforma faz a distinção entre pessoas físicas e empresas.
A segunda opção é gratuita para colocar anúncios, além de algoritmos que permitem que seus produtos apareçam como propagandas.
Para anúncios e publicidades, há uma taxa, mas há a opção de divulgação nos stories, que serão disponibilizados gratuitamente para todos que seguirem a página.
Vale lembrar a importância de manter sempre uma publicação contínua para a web para que sempre apareça nas páginas dos clientes.
Carregue todas as informações obtidas no crm software que ajudará a detalhar a função da página com base nos dados do cliente e nas informações fornecidas no software.
E-mail marketing
Outra ótima ferramenta é o bom e velho e-mail. Rentável e acessível, além de seu grande alcance, permite enviar promoções, realizar vendas e engajar clientes com seu negócio.
Existe uma forma de gerenciamento de gatilhos de e-mail para otimizar o tempo de ação do responsável pela função.
Para utilizar esta rede, deve haver um banco de dados de endereços de e-mail dos clientes, o que pode ser feito capturando essas informações no cadastro do site ou da plataforma.
Sites de Busca
Existem muitas opções no mercado, sendo a maior delas, o Google com cerca de 100 bilhões de buscas mensais, o que significa que é uma ótima plataforma para colocar seu negócio em destaque.
Você pode destacar sua empresa usando os seguintes métodos:
- Palavras-chave no campo de busca;
- Vídeos, anúncios no Youtube;
- Exiba anúncios em formato de banner;
- Meu Negócio, “Documentos” no banco de dados do Google.
Essas estratégias definitivamente ajudarão a aumentar as vendas do seu negócio, pois aumentarão as visitas dos clientes.
E-commerce
Por fim, e de forma eficiente, construir uma loja virtual é um caminho extremamente lucrativo. A ferramenta consiste em um site de vendas online onde os clientes podem escolher suas próprias formas de pagamento e entrega.
Um cuidado que privilegia o design e a comunicação, alinhados com os interesses do seu público-alvo numa plataforma de pipeline de vendas, esta ferramenta torna-se muito valiosa quando o objetivo é aumentar o número de vendas.