5 formas de estudar e fugir dos livros

Para muitas pessoas, os livros são uma forma de adquirir conhecimento, viajar na própria mente e desenvolver criatividade. Mas nem todo mundo consegue enxergar os livros de forma tão positiva. Se esse é o seu caso, existem outras formas de estudar sem precisar ler livros. Algumas dessas formas são vídeo aulas, mapa mental, podcasts e alguns outros recursos.

Por muito tempo as pessoas têm utilizado livros para estudar. Desde os primórdios da criação, o método de estudo mais comum é a leitura. Esse é um método muito eficaz de estudo, não é à toa que até hoje as pessoas ainda usam livros para estudar.

No entanto, apenas ler livros não é o suficiente para reter conhecimento e fixar esse conhecimento na mente por muito tempo. Mesmo que gosta de ler, precisa conciliar a leitura com outros métodos de estudo para ter uma otimização mais eficaz do conhecimento que está adquirindo.

Além disso, vivemos em uma era onde a tecnologia impera e, junto com essa tecnologia, outros métodos de estudos estão sendo amplamente utilizados para adquirir conhecimentos importantes.

Recursos como mapa mental, vídeo aulas, podcasts, aplicativos de estudos e muitos outros recursos, são utilizados por pessoas que gostam de ler e por pessoas que não gostam dos livros.

Neste artigo, vamos ver como você pode estudar sem precisar usar livros para fazer isso. Você vai ver como usar vídeo aulas, mapa mental, aplicativo de estudos, testes práticos, podcasts, testes práticos e documentários podem te ajudar a reter conhecimento necessário para se dar bem nos estudos.

Por que muitas pessoas não gostam de ler?

Antes de conhecermos os métodos de estudo alternativos aos livros, vamos ver alguns motivos que impedem muitas pessoas de gostar de ler. Conheça os principais motivos e veja se você se identifica com algum deles.

Habilidades de leitura insuficientes

Muitas pessoas não tiveram oportunidade de ter uma boa educação no período escolar. Por isso, talvez elas não tenham adquirido habilidades de leitura suficientes para gostar de ler.

Mesmo que uma pessoa saiba ler, talvez ela tenha dificuldade para fazer isso e acaba deixando os livros de lado, por não ter habilidades suficientes para aprofundar a leitura. 

Não teve uma primeira impressão positiva dos livros na infância

O primeiro contato com os livros, pode determinar se uma pessoa vai ou não gostar de ler na fase adulta. Se esse contato aconteceu de forma imposta, sem criar um momento mais lúdico para a leitura, provavelmente a pessoa não vai desenvolver bons sentimentos em relação à leitura.

Dificuldade de concentração

Outro motivo que afeta os sentimentos de alguém em relação à leitura é a dificuldade de se concentrar. Existem até algumas condições de saúde que podem influenciar na concentração da pessoa ao ler.

Se você se identificou com algum dos aspectos que citamos, não se preocupe, você não precisa deixar de estudar porque não gosta de ler. Existem outros métodos tão eficazes quanto a leitura que podem te ajudar a adquirir conhecimento.

Como estudar e fugir dos livros?

Finalmente vamos ver 5 métodos alternativos que você pode usar para fugir dos livros. Entre esses métodos estão as vídeo aulas, o mapa mental, aplicativo de estudo, testes práticos, podcasts e documentários.

Vídeo aulas

As vídeo aulas é um dos métodos mais utilizados entre as pessoas que preferem evitar os livros. Na verdade, até quem gosta de ler, assiste vídeo aulas para aprimorar o conhecimento. Este método de estudo é bem dinâmico e pode ser muito eficaz com qualquer tipo de assunto.

Existem muitos sites que disponibilizam vídeo aulas gratuitas sobre várias matérias para você estudar.

Mapas mentais

O mapa mental é na verdade um método para você fixar o que você estudou na sua mente. O mapa mental é como se fosse um resumo das informações que você adquiriu que vai te ajudar a reter e lembrar dessas informações quando você precisar.

Você pode fazer o seu próprio mapa mental com caneta e papel, mas também existem diversos sites que possuem ferramentas para você fazer o seu mapa mental online.

Aplicativos de estudo

Existem aplicativos de estudos bem dinâmicos que podem te ajudar a estudar, sem precisar usar livros. Principalmente se você deseja estudar um novo idioma, esses aplicativos podem te ajudar a aprender de forma mais rápida do que em um livro.

Testes práticos

Os testes práticos simulam uma prova e podem te ajudar a colocar em prática o conhecimento que você adquiriu por meio de vídeo aulas.

Podcasts

Os podcasts são a sensação do momento para estudar online. Este conteúdo é bem semelhante a vídeo aulas, mas ele consiste somente no conteúdo em áudio.

Documentários

Há muito, os documentários são usados para adquirir conhecimento. Você pode encontrar documentários em plataformas de streaming sobre diversos assuntos.

Se você não é fã dos livros, tente usar esses recursos, principalmente o mapa mental, para te ajudar a ter sucesso nos estudos!