5 hábitos comuns que podem estragar o seu carro

Comprar um carro traz uma sensação de independência para uma pessoa que está acostumada a andar de ônibus, por exemplo.

Afinal, ter a possibilidade de sair de casa embaixo de chuva dirigindo sem ter que se proteger ou sair ouvindo sua música preferida em um assento confortável enquanto dirige é muito bom e a pessoa que possui um automóvel na garagem sabe disso.

No entanto, não é só de benefícios que se vive quem tem um veículo, pois os cuidados devem ser levados em conta, já que o carro pode ser uma forma de economizar com transporte, mas o descaso com esse veículo pode trazer prejuízos para o bolso de quem utiliza.

Vamos citar 5 hábitos comuns de pessoas que não cuidam tão bem de seus carros e acabam tendo muito gasto com isso. 

Deixá-lo no sol

O sol é essencial para a vida humana, mas ele não faz falta nenhuma para o carro, já que esses veículos não são movidos a energia solar, ainda.

Por isso, deixar um carro no sol diariamente vai fazer com que a pintura seja corroída, principalmente no teto e no capô do automóvel.

A alternância entre o sol e a chuva fazem com que a pintura se desgaste e a tinta original vai dando lugar às manchas que começam a aparecer aos poucos.

Então, nesses casos, a pessoa deverá levar o carro para um funileiro cuidar, já que esse profissional irá pintar novamente a parte manchada e, adivinhem, lá se vai nosso dinheiro sendo gasto por causa de um problema que poderia ter sido evitado, caso tivéssemos o hábito de procurar uma sombra para o carro.

Muitas pessoas compram um veículo antes mesmo de construírem uma garagem, então é natural que, com os anos, o carro desses indivíduos esteja todo manchado e danificado.

Não trocar o óleo no período correto

A troca de óleo é tão importante para um carro que ela é um dos dois principais cuidados que o dono de um automóvel deve ter com seu veículo.

O óleo é responsável por manter a lubrificação das peças que estão sempre em atrito, evitando o desgaste excessivo por mais tempo.

Quando alguém esquece de trocar ou simplesmente vai deixando de lado essa importância, o óleo vai ficando sujo, já que as peças desgastam-se em atrito e liberam metais que ficam grudados no lubrificante.

Quando chega nesse ponto, a troca deve ser feita imediatamente, pois, a sujeira presente no produto faz com que sua eficiência não exista.

Portanto, devemos sempre fazer a troca periódica no período correto que varia de acordo com cada fabricante para que não tenhamos nenhum tipo de problema no futuro.

Pois, o atrito de peças mecânicas continuamente pode levar ao desgaste do motor inteiro e para reconstruir essa parte do automóvel, a pessoa gasta muito dinheiro.

Não fazer as manutenções

Mas claro que, se a única manutenção que importa fosse o óleo, estaríamos despreocupados, já que, até em postos de gasolina, os frentistas se oferecem para medir o nível de óleo e indicam a troca.

Mas, o carro não é formado só pelo lubrificante e tudo que ele envolve, por isso, as manutenções de pneus desgastados, de buchas corroídas, de bicos injetores de gasolina, de velas de ignição, de fluídos de freio e até mesmo da água, deve ser mantida em dia.

A água, principalmente, já que a maioria dos automóveis, atualmente, usam esse líquido para o arrefecimento do motor e a reposição no reservatório deve ser constante para garantir o funcionamento pleno do carro.

Usar um combustível ruim

Em tempos de economia é normal que as pessoas procurem os postos de gasolina que oferecem preços menores para seus combustíveis.

No entanto, não é à toa que esses estabelecimentos oferecem ofertas tão grandes comparadas com as grandes bandeiras.

Isso pode acontecer porque o produto oferecido nesses locais possui uma qualidade bem inferior, e as pessoas que pensam que estão economizando enquanto usam um combustível ruim, terão que preparar o bolso para comprar bicos injetores entupidos, bombas de gasolina sujas, entre outros problemas.

Não adianta economizar em produtos que são essenciais para o carro, pois, o tempo cobra o preço dessa economia nos fazendo gastar com peças automotivas.

Sobrepeso de cargas

Existem carros, existem vans e existem caminhões, então não adianta querer levar todo mundo dentro de um único automóvel imaginando que a economia está garantida, porque isso não acontece.

O esforço causado nas suspensões e pneus de um carro por causa do sobrepeso de cargas faz com que essa prática não seja recomendada para nenhum tipo de veículo.

Até mesmo carros voltados ao carregamento de objetos possuem limites que estão descritos no manual do proprietário do veículo, então, exagerar no peso que queremos carregar só causará prejuízos para o bolso das pessoas no longo prazo.