6 dicas para ficar fluente em francês

Você já começou ou quer começar a fazer um curso de francês, mas quer aprender de uma vez por todas como ficar fluente no idioma? Bem, se você está aqui, é porque provavelmente a resposta é sim, você quer ficar fluente em francês. 

 

Quando começamos a aprender um novo idioma, é comum que exista muita dificuldade. Afinal, é necessário aprender novas regras gramaticais, conhecer as palavras e assim por diante. 

 

Se você quer explorar maneiras de alcançar a fluência ou se motivar para começar, neste artigo, daremos algumas dicas que te ajudarão a atingir o seu objetivo. 

 

Aprender um idioma sempre pode ser um processo aventureiro e divertido se você escolher o caminho que gosta. Vamos lá?

 

Principais dicas para aprender francês

Sem mais delongas, aqui está uma lista com algumas dicas importantes para você que deseja ficar fluente em francês. 

 

1. A prática faz você ser perfeito

Uma das maneiras mais bem-sucedidas de dominar seu conhecimento de francês é reservar alguns minutos todos os dias para aprender o idioma. 

 

Experimente aprimorar o seu vocabulário com flashcards, questionários, palavras cruzadas ou qualquer outro exercício que você possa descobrir. 

 

Outra atividade interessante é experimentar os jogos com um “amigo” que também está tentando aprender. Quanto mais melhor!

 

2. Eu falo francês, eu ando francês, eu ouço francês… eu acho francês

A imaginação é o combustível do nosso pensamento que nunca para. Você pode começar a fazer esforços conscientes para dizer certas palavras ou frases em francês. 

 

Comece com pequenos passos, como nomear objetos no idioma e aumente o nível para conversar como um nativo consigo mesmo.

 

Antes de adormecer, crie cenários em que a única maneira de contornar seja pensando em francês. Qualquer idioma que você fala torna-se diverso quando você começou a pensar nele, e é por isso que essa é uma das melhores maneiras!

 

3. Construa uma mini França ao seu redor

Entregue-se ao francês o mais completamente possível. Mergulhe, nade, envolva-se com a língua. Não se trata apenas das palavras, mas de conhecer a cultura, o estilo de vida, a forma informal como os locais interagem. Como?

 

Junte-se a grupos, ouça podcasts, escreva e receba feedback de palestrantes autênticos, leia online ou comece com livros infantis em francês, ouça música francesa, assista a programas de TV com áudio em francês… há muito o que fazer! 

 

Lembre-se de focar em ouvir, falar, ler e escrever.

 

4. Atividade francesa por dia mantém a má articulação longe

Um dia de cada vez é o nosso objetivo. Não seja duro consigo mesmo. Aprender uma língua não é tão simples. Comece com pequenas rotinas. Por exemplo, digamos que você comece uma série de TV francesa. Assista a alguns episódios com legendas e tente apenas ouvir o áudio.

 

Pegue um livro infantil e depois suba de nível com os adolescentes. Ouça mais músicas em francês. Converta notícias em francês e leia. É um processo bumerangue. Quanto mais você dá mais você recebe.

 

5. Ative o modo francês

Ter o francês em sua vida é tão fácil quanto ligar o telefone. Tudo o que você precisa são pequenas coisas, como mudar o idioma do computador e do telefone para o francês. Isso também significa vocabulário adicional! 

 

Experimente alguns aplicativos em nosso idioma de destino, como notícias ou previsão do tempo. Quanto mais você se aprofundar nas comunidades de língua francesa, mais rápido você começará a se relacionar.

 

Adora cozinhar? Assista receitas no idioma. O YouTube se tornará produtivo se você assistir seus vídeos diários em francês. Não é uma ótima ideia?

6. Viva uma imersão

Quer uma experiência de uma vida que será tão memorável e bonita? Simples. Viaje para qualquer país de língua francesa que você sonha. 

 

Faça aulas, explore as cidades, converse com os habitantes locais, faça aulas extras, saia com os nativos… apenas algumas semanas e você se apaixonará ainda mais pelo idioma. 

 

Da culinária à arte, do teatro à literatura… há muito que o francês tem a oferecer. Não perca a chance!

 

Conclusão

Se você quer ficar fluente em francês, existem diversas técnicas e metodologias para que consiga alcançar o seu objetivo. 

 

Neste artigo, citamos algumas dicas importantes que te ajudarão a ficar fluente, mas existe muito mais por aí para te ajudar a aprender a dominar o idioma.