6 motivos para aprender informática em 2021

Houve uma época em que ter um curso básico de informática era uma realidade distante para muita gente. Aprender sobre as tecnologias ficava restrito a um grupo que tinha melhor aporte financeiro.

Atualmente, as coisas são diferentes e grande parte da população já tem acesso a esse tipo de curso por meio da própria internet. Isso trouxe mudanças significativas também para o mercado de trabalho, que recebe profissionais cada vez mais qualificados.

Caso você esteja procurando motivos para começar um curso básico de informática, continue lendo e veja seis razões pelas quais você deve iniciar ainda hoje os seus projetos de estudo.

Mudanças no mercado de trabalho

Como você deve ter percebido, o mercado de trabalho passou por uma grande transformação nos últimos anos. Muitas funções que eram exercidas no formato presencial passaram a serem executadas remotamente 

Isso significa que as pessoas foram trabalhar em suas casas por meio de seus computadores. Talvez a maior parte tenha sofrido para aprender a usar as ferramentas que antes eram desnecessárias para seu exercício. 

Agora, a tendência é que muitas empresas, e até órgãos públicos, permaneçam nesse formato, por perceberem um menor custo e maior rendimento do funcionário. Então, aquelas pessoas que não têm conhecimentos de informática certamente não acompanharão a mudança e ficarão de fora do mercado. 

Maior competição por vagas de emprego

A concorrência por uma vaga de emprego pode ser bastante acirrada em tempos de crise, mas ter conhecimentos de informática pode colocar você na frente dos demais candidatos, por alguns motivos. 

Além da qualificação ser importante, saber caminhar na internet pode fazer com que você encontre vagas de emprego mais rapidamente. Algumas empresas fazem testes online com seus candidatos e é preciso conhecer Word e Excel para finalizar. 

Outra importância do curso de informática básica é a possibilidade de trabalhar remotamente para empresas de outros estados, além da facilidade de aprender a usar diferentes programas; agilidade na entrega de trabalhos e preenchimento de planilhas e muito mais.

Diferencial no currículo

Aliado à questão do mercado de trabalho está a concorrência por uma vaga de emprego. Dentro do contexto atual, quem tiver mais qualificações é que vai se destacar, não tenha dúvidas disso. 

  • Descobrimos o que os recrutadores mais observam nos currículos dos candidatos quando eles se submetem a uma seleção. As empresas levam em consideração/;
  • Qual função você exerce – eles querem saber quem é você dentro da empresa, onde você se encaixa, qual sua profissão. 
  • Quanto de experiência você já tem na área – geralmente os iniciantes ficam como última opção, então diga a quanto tempo você atua e onde já trabalhou. 
  • Quais resultados você já entregou – seu trabalho precisa trazer resultados para a empresa, então mostre como você ajudou seu chefe anterior a crescer.
  • Seus níveis de conhecimento – o critério que mais pesa em algumas escolhas é a escolaridade. Empresas querem pessoas que estejam sempre aprendendo e que tenham certificados. A explicação é que um funcionário estudioso pode crescer e agregar à empresa. 

Possibilidade de empreender online

Caso você trabalhe por conta própria, empreender no mundo digital pode ser um desafio sem as noções básicas de informática. Depois de aprender a usar as tecnologias é possível ampliar sua atuação e levar seus produtos e serviços ainda mais longe.

Os conhecimentos de informática facilitam seu empreendimento online à medida que:

  • Facilita a criação de planilhas
  • Permite que você crie automação dos seus serviços
  • Ajuda você a levar sua marca para mais longe
  • Faz com que seu trabalho flua com mais facilidade

Oferta de cursos gratuitos de informática online

Em 2021 existem muitas ofertas de cursos de informática online e gratuitos e esse é mais um motivo para investir nesse conhecimento esse ano. Saber aproveitar oportunidades é uma característica dos bons profissionais.

Sabendo disso e percebendo o momento crucial que estamos vivendo, tome a decisão estratégica mais segura e invista em sua profissionalização. 

Melhor aproveitamento em cursos EAD e no trabalho Home Office

Caso você seja um estudante, provavelmente está tendo aulas remotas, certo? Deve ter enfrentado algumas dificuldades no início e está conseguindo superar agora. Mas você sabia que a tendência é que as ofertas de cursos permaneçam online em muitas instituições?

Então, aprenda a fazer slides e criar documentos em um curso de informática gratuito. Isso pode fazer diferença na sua vida acadêmica, melhorar suas notas e fazer com que você seja capaz de montar seu plano de aula para apresentação de trabalhos.