7 dicas para aumentar as vendas do seu ecommerce em 2021

A pandemia fez com que as pessoas passassem a comprar pela Internet. Prova disso é um estudo do Market Review que revelou que 7 a cada 10 brasileiros aumentaram a frequência de compras em 2020. O mesmo estudo revelou que 5 a cada 10 brasileiros afirmaram que pretendem comprar mais pela internet em 2022.

 

E quem também embarcou nessa onda foram os negócios físicos que passaram a vender também pela internet. Com isso, a concorrência no mundo digital aumentou e passou a ser preciso se preocupar em ter um diferencial, para que o cliente opte por comprar em sua loja.

 

Nesse post, você vai encontrar dicas que vão te ajudar a vender mais em seu e-commerce.

 

1- Invista em um site personalizado

 

Quando os pequenos negócios abrem uma loja virtual, geralmente a preferência é por algumas plataformas que já oferecem um tema pronto onde só é preciso personalizar com a logo e os produtos.

 

O problema é que como todo mundo usa esses temas, acaba que as lojas ficam muito parecidas. Pode ser interessante investir em um site personalizado e profissional para a sua marca que chame a atenção e tenha uma identidade própria.

 

Se o orçamento é curto, compre temas e templates para sites em marketplaces como o Themeforest. Agora se o orçamento é maior, dá pra contratar um profissional que pode fazer algo personalizado.

 

2- Anuncie onde ninguém anuncia

 

Quando navegamos pela internet, encontramos anúncios por todo lado. Acaba que com essa enxurrada de propagandas, prestamos menos atenção neles. A dica aqui é que você anuncie em plataformas novas, como o TikTok que acabou de liberar a ferramenta de anúncios para pequenos negócios.

 

Além do Tiktok, Pinterest e Taboola são outras plataformas que a maior parte dos negócios ignora. A primeira é focada em compartilhamento de fotos, enquanto a segunda é focada em publicidade nativa.

 

3- Descontos e promoções

 

Aproveitar datas como Black Friday, Aniversário da Loja, Natal, Dia das Mães entre outras para fazer promoções, de acordo com o especialista na área, Isael Oliveira. Pode ser um desconto no produto, um brinde ou até mesmo frete grátis. O que funciona aqui é mostrar pro cliente que o produto é bom e vai resolver o problema dele, além de está por um preço imperdível e se ele não aproveitar, ele vai perder uma oportunidade incrível.

 

Um exemplo de brinde que os clientes gostam e que tem um custo baixo é Ebook. Um dos benefícios do Ebook, ou livro digital, é que o investimento será apenas na criação, não tendo assim custos como impressão, frete, embalagem etc.

 

4- Atendimento personalizado

 

As grandes redes, por ter um volume muito grande de encomendas, não conseguem dar uma atenção maior aos clientes. Use isso ao seu favor e invista em uma boa embalagem com uma cartinha com o nome do cliente e um recado agradecendo a compra. 

 

Pode parecer meio óbvio, mas o cliente vendo que aquilo foi feito de forma sincera, ele vai dar valor. Aproveite enquanto o negócio ainda é pequeno, para um atendimento pessoal, sem o uso de Chatbots.

 

5- Nichos e produtos diferentes

 

Em vez de gastar tempo procurando pelo que mais vende, onde provavelmente são produtos que é possível achar em qualquer marketplace com um preço baixo, procure por mercadorias que são difíceis de encontrar e que são novidades. Todo mundo gosta de novidades, e com elas é possível lucrar mais, agregar mais valor em vez de ficar brigando por preço.

 

Essa estratégia pode ser interessante para quem tem um bom capital e está disposto a fazer importação da China. O segundo maior PIB do mundo, tem uma indústria muito forte e investe bastante em pesquisa, sempre tendo novidades.

 

A dica aqui é procurar por esses produtos em sites de atacado como o Alibaba, onde é possível encontrar um grande número de fornecedores e produtos.

 

6- Anúncios com influenciadores

 

Algo que é difícil de se adquirir é a credibilidade. Ter alguém falando bem de uma marca, traz resultados melhores do que um anúncio em uma rede social. A explicação é simples:

 

Além de o influencer passar sua credibilidade, são eles que sabem o que seu próprio público quer ouvir, o que consideram na hora de comprar e até mesmo possíveis dúvidas/objeções que poderiam impedir de comprar. 

 

7- Investir em conhecimento

 

E para finalizar, sem dúvida nenhuma um dos melhores investimentos possíveis é o de conhecimento.Não importa se você vai adquirir conhecimento por meio de Livros, Vídeos, Artigos, Notícias ou Cursos. O formato não é importante. O importante é a cada dia que passa, aprender um pouco mais. 

 

A sugestão aqui é procurar por cursos na Udemy. A Udemy é um site repleto de cursos que custam menos de 30 reais e que conseguem ter uma didática muito boa. Se for do seu estilo aprender por meio de Livros, a Amazon é uma boa opção.                 

 

E então, já conhecia algumas dessas dicas para aumentar as vendas do seu ecommerce?

 

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