9 produções audiovisuais para quem gosta de investimentos

O mundo dos investimentos é fascinante para quem se interessa pelo assunto e está sempre de olho nas oportunidades. Hoje em dia, há diversos materiais que ensinam a investir e canais na internet que ajudam na democratização do assunto.

 

Falar sobre educação financeira no Brasil ainda não é comum. Como consequência, boa parte dos brasileiros está endividada. Para ficar de fora desta lista e fazer o salário se multiplicar ao longo dos anos, vale a pena dedicar um tempo para estudar este mercado.

 

Uma maneira mais leve de consumir o assunto é por meio de filmes e séries que mostram de que modo os investimentos funcionam e como é a rotina na bolsa. Confira nove séries e filmes sobre o assunto para maratonar.

1. Billions

Billions é considerada uma das melhores séries disponíveis e pode ser encontrada na Netflix. A trama conta a disputa de dois homens que se encontram em lados opostos da lei.

 

Chuck Rhoades (Paul Giamatti) é um promotor-chefe que quer alcançar cargos mais altos no governo. Bobby Axelrod (Damian Lewis) é dono de uma corretora de investimentos que pode estar cometendo ilegalidades.

 

A batalha entre os dois está pautada nas regulamentações do mercado, que não tolera manipulações. Não há mocinhos e vilões, os dois lados apresentam pontos positivos e negativos.

2. O Lobo de Wall Street

Este filme é um clássico quando o assunto é mercado financeiro. Nele, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um corretor ambicioso que atua na bolsa de valores. Ele enriquece de maneira rápida, porém, ilegal, criando um império.

3. Silicon Valley

Produzida pela HBO, a série Silicon Valley concilia os investimentos com o gênero de comédia. A produção conta a história de um grupo de profissionais que trabalha no Vale do Silício e querem abrir uma empresa de inovação. Os episódios mostram o funcionamento de uma startup e como negociar com investidores.

4. A Grande Aposta

A Grande Aposta fala sobre a bolsa de valores, mostrando aspectos técnicos que ajudam a explicar a crise imobiliária e financeira de 2008 nos Estados Unidos. A trama conta a história de 4 profissionais que enxergam o colapso da economia mundial e decidem fazer uma grande aposta. A produção está disponível na Netflix.

5. Na Rota do Dinheiro Sujo

A série documental da Netflix tem como tema central as histórias de corrupção por parte de empresas privadas nos Estados Unidos. Cada episódio ilustra um caso específico e conta com entrevistas dos personagens de cada narrativa. Um dos episódios é sobre Donald Trump, inclusive.

6. O dia antes do Fim

O roteiro do filme traz o contexto da crise de 2008. Desta vez, o tema central é a importância de estar bem informado neste mercado. Após uma onda de demissões, um funcionário deixa um pen-drive com informações sobre o risco de falência da empresa de investimentos na qual trabalhava e um analista passa a ter acesso a esses dados sigilosos.

 

A trama mostra a importância de saber o que fazer e como agir em um contexto de crise. Afinal, a empresa segue operando enquanto o mercado está prestes a entrar em um caos financeiro. A lição que fica é: estar informado é bom para os negócios.

7. Ozarc

A série é mais uma produção da Netflix que conquistou a crítica americana. Ela conta a história de um consultor financeiro, Martyn (Jason Bateman), que trabalha em uma empresa de contabilidade. Seu principal cliente é um cartel mexicano, para o qual iria fazer lavagem de dinheiro.

8. O Monstro Gigante Que é a Economia Global

O Monstro Gigante Que é a Economia Global é uma série documental produzida por Adam McKay, diretor de A Grande Aposta. Em cada episódio, Kal Penn, o apresentador, traz um panorama dos sucessos e das falhas do sistema atual. A série está disponível no Prime Video.

9. Grande Demais Para Quebrar

O filme Grande Demais Para Quebrar é uma boa escolha, pois aborda as ações dos líderes financeiros diante da crise em 2008. A produção mostra o contexto por outra faceta: o olhar do Secretário do Tesouro americano, Henry Paulson.