Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay: conheça os serviços

O mercado financeiro foi inundado por novos meios de pagamento e as principais marcas de smartphones não poderiam ficar de fora. Os celulares atuais contam com sistemas de NFC (pagamento por aproximação) e serviços digitais que visam extinguir a nossa necessidade de lidar com dinheiro físico e cartões. 

 

Aqui, vamos apresentar três carteiras digitais bastante conhecidas no mercado: a Apple Pay, a Samsung Pay e a Google Pay. Se você não conhece muito sobre esses serviços, vamos abordar como eles funcionam e suas principais características. Confira abaixo:

Google Pay 

O Google Pay é uma carteira digital que permite realizar pagamentos em lojas físicas e online. Esse aplicativo armazena dados de seus cartões de crédito, débito e saldo em dinheiro. 

Como funciona? 

O serviço funciona por meio do aplicativo do seu banco, que pode ser vinculado a aparelhos com sistema operacional Android. Dessa forma, basta cadastrar os seus cartões no app do seu banco ou pelo aplicativo do Google Pay. 

 

Para realizar um pagamento com Google Pay, é preciso que o estabelecimento aceite o meio de pagamento. O pagamento é feito por aproximação, então basta aproximar o seu smartphone da máquina de cartão de crédito da loja. Em aplicativos e sites, basta selecionar a opção “Pagar com Google Pay” no checkout e concluir a compra. 

Apple Pay 

O Apple Pay é a carteira digital oficial da Apple e está integrado nativamente em todos os dispositivos da marca, como o iPhone, o iPad e o Mac. A plataforma é compatível com cartões de crédito e débito do Banco do Brasil, Itaú e Bradesco. 

Como funciona? 

O serviço é nativo dos smartphones da Apple e permite a realização de pagamento por aproximação ou por Touch ID e Face ID, nos quais o usuário aprova a compra pelo escaneamento de sua digital ou rosto. Dessa maneira, não é preciso utilizar dados em lojas físicas ou online. 

 

É possível utilizar o Apple Pay por meio do aplicativo Wallet. O serviço é aceito em diversos estabelecimentos comerciais, como lojas e restaurantes. Em compras online, basta selecionar a opção “Pagar com Apple Pay”, que pode ser confirmada pelo usuário através da tecnologia Touch ID. Assim como outros serviços da marca norte-americana, o Apple Pay é uma plataforma exclusiva para os clientes da Apple. 

Samsung Pay 

O Samsung Pay é a carteira digital da marca sul-coreana. A plataforma permite a realização de pagamentos por NFC e MST (tecnologia que simula um cartão de crédito por meio de magnetismo e possibilita pagamentos por aproximação). O serviço está disponível em smartphones e outros dispositivos da Samsung. É possível cadastrar cartões de crédito e débito de diversos bancos e outros serviços, como o Ticket Alimentação, por exemplo. 

Como funciona? 

Assim como o Google Pay e o Apple Pay, o Samsung Pay permite o registro de cartões de crédito e débito por meio de um dispositivo Samsung e permite os pagamentos por aproximação. Dessa maneira, basta abrir o aplicativo do Samsung Pay e aproximar o smartphone da máquina de cartão na hora da compra. O aplicativo do serviço é nativo em boa parte dos dispositivos da Samsung. 

 

Todos os serviços possuem excelente compatibilidade, tecnologia de ponta e são extremamente seguros para o uso tanto em lojas físicas como em compras online. Seguindo as novas tendências do mercado, as carteiras digitais surgem como uma alternativa para facilitar o pagamento das compras do dia a dia, ainda mais quando falamos em serviços nativos de grandes marcas. As plataformas são importantes para facilitar a vida dos consumidores, colocando os pagamentos sempre à mão a qualquer hora e lugar.