As principais tendências de tecnologia nas empresas

O mundo vem avançando consideravelmente sobre a questão da tecnologia. Com a chegada do 5G e já preparando o campo para o 6G, o mundo tende a presenciar a maior evolução já vista nas próximas duas décadas.

Com o avanço de tecnologia as empresas encontram diversas maneiras de melhorar seus serviços, como por exemplo:

  • Aumentar os níveis produtivos;
  • Diminuir o tempo de produção;
  • Melhorar a qualidade da produção;
  • Diminuir o uso da matéria-prima;
  • Diminuir os gastos com energia;
  • Melhorar a comunicação;
  • entre outros.

Foi pensando nos benefícios que a tecnologia vai trazer nos próximos tempos que resolvemos produzir esse artigo. A seguir você vai conferir mais sobre as tendências da tecnologia para empresas da indústria e varejo nos próximos anos. Gostou do tema? Então venha conosco e confira.

A funcionalidade do BIG DATA

O big data já é usado por algumas empresas no Brasil, no entanto, seu uso vai se expandir, pois sua funcionalidade é extremamente importante.

Se você tem uma empresa que fabrica e aluga elevador de carga, por exemplo, com o big data será possível tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais.

O big data é um grande gráfico e armazenador de informação, que lhe traz respostas precisas sobre a performance da empresa em geral.

Ao longo das últimas décadas, com o desenvolvimento cada vez maior das forças produtivas, a quantidade de dados gerados tem crescido de forma quase desenfreada, o que faz com que o Big Data venha ser uma ferramenta que veio para ficar.

O 5G e a inteligência artificial

Quando o machine learning (aprendizado de máquina) foi implementado na indústria 4.0, suas funcionalidades foram aprimoradas para melhorar a experiência da inteligência artificial. Com a chegada do 5G no Brasil, essa inteligência vai alcançar um novo nível.

Isso quer dizer que se você tem uma indústria que produz luva de vaqueta, por exemplo, contará com uma inteligência artificial ao seu favor, que será tanto produtiva como também corretiva, nos momentos em que as máquinas tiverem que passar por manutenção.

Países como a China, por exemplo, já estão investindo em máquinas que são movidas pela inteligência artificial, programadas para fazer a manutenção automática das máquinas industriais, sem mais a necessidade da interferência humana como mão de obra fundamental.

O implemento das plataformas conversacionais

Os sistemas big data e inteligência artificial que mencionamos anteriormente, quando aprimorados, podem trabalhar em conjunto para alcançar um novo padrão de comunicação e relacionamento virtual entre empresa e cliente.

E então cairemos dentro das plataformas conversacionais, que vão, no seu mais alto grau de adaptabilidade à rotina humana, mudar a forma como consumimos e a nossa experiência de vida.

Já existem alguns dispositivos à venda no mercado, que conversam com seres humanos de uma forma muito perspicaz e natural, e essa tendência vai se ampliar para sites, blogs e redes sociais, de uma forma que poderão conversar entre si.

Logo, num futuro não tão distante, se o cliente estiver interessado em comprar uma batedeira industrial, por exemplo, bastará ele falar em qualquer canto da sua casa, que  o sistema fará a consulta de preços.

Um sistema inteligente vai estar presente em tudo e responder com uma pesquisa rápida e efetiva, facilitando o contato entre empresa e cliente. Esse será o ponto alto do nosso futuro, o avanço humano sobre a tecnologia das coisas.

Esse foi nosso artigo sobre as principais tendências de tecnologia nas empresas, se gostou compartilhe para mais pessoas terem acesso e continue nos acompanhando.