Colostomia: Pacientes podem ter uma vida normal

Algumas pessoas que fizeram cirurgia para câncer colorretal precisam viver com uma colostomia. Além do tempo necessário para se acostumar, o que mais preocupa os pacientes colostomizados é se outros perceberão que estão carregando a bolsa e se perguntam se é possível ter uma vida normal.

Este artigo explica como cuidar da colostomia e resolve algumas dúvidas para te ajudar a tornar a vida o mais normal possível. Confira:

O que é uma colostomia?

O tratamento mais comum para uma pessoa com câncer de cólon é a cirurgia . É frequentemente combinado com outras estratégias, como quimioterapia ou radioterapia, para também eliminar células cancerígenas invisíveis.

Às vezes é necessário remover o reto, o ânus ou uma parte do cólon (através de uma colectomia ). Nesse caso, o cólon é desconectado e uma alternativa deve ser buscada para que o corpo possa continuar eliminando fezes e gases, é aí onde entra os equipamentos médicos como a bolsa de colostomia.

A colostomia é a intervenção para a ligação do intestino ao exterior do corpo através de um furo chamado estoma. O estoma será protegido por um fecho adesivo, um tubo e uma bolsa, que coleta os movimentos intestinais. Essa solução pode ser temporária ou permanente e requer que o usuário aprenda a conviver com ela.

O estoma pode ser realizado em diferentes pontos do cólon, dependendo da localização do tumor e da indicação do médico. Isso serve para preservar o funcionamento natural do corpo, tanto quanto possível.

Cuidados e higiene da colostomia

As bolsas de colostomia podem ser encontradas em farmácias ou loja de equipamentos médicos.

A ostomia deve ser limpa com cuidado, usando gaze, sabão neutro e água ou lenços umedecidos sem álcool.

O estoma pode sangrar um pouco, mas nada grave acontece. Nesse caso, você pode mantê-lo coberto por um tempo com uma esponja limpa com água fria.

Para colar o novo adesivo, seque bem a área, mas sem apertar. Apare o adesivo seguindo as instruções incluídas. Com o tempo, você saberá a forma e o tamanho do seu estoma.

Coloque o adesivo, garantindo que não haja rugas. Conecte a bolsa (se não estiver presa por padrão ao adesivo) e verifique se está bem colocada.

Existem adesivos específicos para resistir à água, com os quais você pode tomar banho com a bolsa. Se aparecer irritação, você pode usar os hidratantes. As irritações são mais frequentes com a ileostomia ou com a colostomia ascendente, porque o estoma libera substâncias da digestão que podem ser irritantes.

Como ter uma vida normal com a colostomia?

Ao contrário do ânus, que possui um esfíncter (um músculo que fecha para reter os movimentos intestinais até a hora de ir ao banheiro), o estoma não possui esse esfíncter. Portanto, não é possível evitar a saída das fezes e a bolsa é colocada 24 horas por dia. Sim, você pode notar, às vezes, que as fezes estão prestes a sair.

Mas existem maneiras de ajudar a melhorar os aspectos das fezes, diminuição dos gases e odores, as quais são realizadas através de uma dieta equilibrada, onde os médicos e nutricionistas indicam quais os melhores alimentos e quais devem ser evitados.

Além disso, há outras preocupações por parte dos pacientes, como: viagens, físico, social, etc. Confira:

Auto-imagem

Com certeza esse é o ponto mais preocupante, como se sentir atraente, os olhares das pessoas, como se vestir, etc. Todos os itens relacionados à auto-imagem preocupam os pacientes com colostomia.

Por mais que seja difícil se adaptar a essa mudança em seu corpo, é possível levar uma vida normal e aproveitar diversas etapas.

Nos primeiros dias se olhe no espelho com calma, dia 1 se olhe com a roupa, dia 2 só de roupa íntima e dia 3 sem roupas, no dia 4 repita esse processo. Tente trabalhar a aceitação, esse é o passo mais importante para qualidade de vida.  

Viagem

Não há restrições, você deve apenas carregar em sua bolsa de mão os materiais para limpeza e troca da bolsa.

Roupas

Você pode usar roupas que não apertem, mas existem bolsas de diferentes tipos para se adaptar às roupas.

Trabalho, praia e piscina

Você também pode tomar banho na piscina ou na praia e pode trabalhar normalmente. Além do mais, trabalhar pode ajudá-lo a voltar à vida normal.

Exercícios

A princípio, você pode caminhar e, progressivamente, realizar atividades mais vigorosas, como correr, nadar ou jogar tênis. O adesivo resiste bem ao suor. Consulte o médico sobre as atividades esportivas mais adequadas para você, especialmente se quiser praticar esportes de contato, como boxe ou luta.

Relação sexual

Quanto à atividade sexual, ela não precisa ser eliminada. É normal mostrar alguma preocupação com a auto-imagem, mas é importante falar sobre isso com o parceiro abertamente.