Como abrir um e-commerce com pouco dinheiro?

No último ano, o e-commerce nacional deu um salto surpreendente, impulsionado principalmente pela crise sanitária e econômica advinda com a pandemia do coronavírus. Ainda que o início da vacinação traga uma maior esperança para contornar esses problemas, os impactos causados estão longe de serem solucionados 100%. 

 

Assim, a criação de um empreendimento digital ainda está no topo da lista de muitas pessoas, que já estão sem esperanças de conseguir um novo emprego ou uma fonte para completar a renda. E você sabia que é possível abrir um e-commerce gastando muito pouco? Continue acompanhando esse artigo e saiba como! 

Crie um planejamento estratégico 

Existe uma frase muito popular atribuída por Lelouch Lamperouge que diz: “o que muda o destino de uma guerra não são táticas simples, mas sim estratégias bem planejadas”. Com isso, entramos em nossa primeira dica para abrir um e-commerce gastando pouco: a criação de um planejamento estratégico. 

 

Pense em uma máquina industrial composta por um motor Weg 2cv. Antes de ser colocada à venda, o equipamento deve passar por uma série de vistorias, que irão identificar suas funcionalidades e testar seus recursos de segurança. No caso de uma loja virtual, isso acontece com um estudo de mercado. 

 

Durante ele, é fundamental que o empreendedor identifique o mercado como um todo, o que incluirá fatores como o ciclo de vida do produto e/ou serviço, as formas de atuação da concorrência e os hábitos de consumo do público-alvo. Com tudo isso em mãos, é possível desenvolver um projeto mais assertivo e antecipar muitos problemas. 

 

Vale citar que nessa etapa também devem ser estabelecidos objetivos e metas, definições que servirão de base para absolutamente todas as ações colocadas em prática. Ademais, elas também vão assegurar que o projeto está caminhando de acordo com o esperado, assegurando um crescimento sustentável. 

Opte por negócios dropshipping 

Uma das coisas mais interessantes sobre a venda de mercadorias online é que alguns empreendedores nem precisam mais gastar dinheiro com estoques! Por exemplo, uma pessoa que deseja atuar com refrigeração comercial, como a venda de balcão refrigerado pequeno, geladeira expositora e câmara fria, não tem que se preocupar com os equipamentos 

 

Ainda em crescimento no Brasil, esse tipo de comércio é nomeado de “dropshipping”, sendo definido como a terceirização do estoque, ou seja, a pessoa que realiza a venda atua como um intermediador entre cliente e fornecedor. Levando essa característica em consideração, muitas pessoas confundem a prática com as atividades exercidas por representantes. 

 

Na teoria, eles até podem parecer semelhantes, mas quando as formas de atuação são analisadas, muitas diferenças podem ser destacadas. Isso porque quem investe em dropshipping não está associado diretamente a nenhuma empresa, podendo fazer a solicitação no local mais conveniente, possibilitando até a expansão internacional da marca! 

Divulgue em marketplaces

Alguns comércios são extremamentes competitivos, como o de venda de desengraxante alcalino, fazendo com que a criação de um e-commerce em um site próprio precise competir com muitas outras marcas com alta autoridade no assunto. Não só isso, o modelo ainda exigiria investimentos em hospedagens e programações de sites. 

 

Durante uma crise, qualquer dinheiro que possa ser economizado é excelente, o que faz com que os marketplaces se destaquem como uma opção muito vantajosa. Caracterizados como “shoppings virtuais”, eles são plataformas em que várias empresas promovem seus produtos e serviços. 

 

Sobre eles, é válido ressaltar que o alto fluxo de acessos possibilita que uma empresa consiga fortalecer facilmente o nome de sua marca. Não obstante, ele ainda promove um aumento significativo das vendas por uma porcentagem mínima de custos. 

 

Gostou do nosso post sobre como abrir um e-commerce com pouco dinheiro? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.