Como ajudar uma clínica de odontologia a crescer?

Todo empreendedor quer ver o seu negócio crescer e isso não é diferente quando se trata de uma clínica de odontologia. 

 

O que muitos empresários não sabem é, por exemplo, como implementar marketing odontológico de forma efetiva para que o seu negócio realmente conquiste mais clientes e prospere. 

 

Desde o ano passado, devido a pandemia de Covid-19, as pessoas estão passando mais tempo na internet em busca de produtos ou serviços. Isso é um fato. 

 

Logo, investir em marketing digital se tornou mais importante do que nunca para crescer qualquer tipo de empresa. 

 

Além disso, não importa o sucesso de sua prática odontológica, sempre haverá espaço para melhorias. 

 

Cuidados com o paciente e habilidades à parte, muitas vezes, uma clínica precisa de uma nova perspectiva sobre as estratégias de negócios e marketing que são cruciais para o seu crescimento. 

 

Vale dizer que a competição é acirrada no mercado de odontologia. Todo mundo precisa de atendimento odontológico, mas isso não significa que os pacientes possam encontrá-lo ou que escolham seu consultório de acordo com suas necessidades. 

 

Portanto, é fundamental que você encontre maneiras de se destacar, atingir seu público-alvo e manter sua base de pacientes atual. 

Quer saber como ajudar uma clínica de odontologia a crescer? Continue a leitura e confira as nossas dicas!

Dicas para crescer uma clínica de odontologia

Aqui estão algumas estratégias importantes e que poderão ajudar a crescer a sua clínica de odontologia. 

 

1. É hora de investir no digital

O consumidor de hoje usa a Internet para tudo. Se você não tem um site atualizado e confiável, está perdendo muitas oportunidades. Talvez seja a hora de investar na criação de sites.

 

Os pacientes mudam de consultório dentário quando têm experiências ruins, mudam de seguradora e muito mais. Portanto, certifique-se de que eles podem encontrar você! 

 

Seu site deve, no mínimo, ter informações sobre sua experiência e de seus fornecedores odontológicos, quais seguros você aceita, políticas de escritório, horário de funcionamento, serviços oferecidos e informações de contato.

 

Considere também a criação de biografias interessantes para sua equipe, assim você poderá criar uma conexão entre seu público-alvo – e atuais clientes – e seus colaboradores. 

 

Além disso, permita que os clientes agendem compromissos online. Dê acesso a formulários e registros por meio de um portal do paciente. Ter essas informações facilmente acessíveis aos pacientes indica que seu trabalho é organizado e relevante.

 

2. Incentive as avaliações online

Bem como acessam o site, os pacientes também utilizam a Internet para ver avaliações sobre sua clínica. Logo, é importante compreender qual é a sua reputação online e gerenciá-la de forma adequada.

 

No final de uma visita, incentive os pacientes a deixarem uma avaliação positiva no Google Meu Negócio

 

Alguns comentários serão orgânicos. Uma experiência positiva (ou negativa) pode levar o paciente a deixar um comentário, mas não custa nada perguntar!

 

Os pacientes que procuram por serviços odontológicos verificarão a sua classificação online. Se as avaliações forem negativas, ou se você não tiver nenhuma, é provável que o paciente em potencial procure pelo seu concorrente. 

 

3. Envie lembretes por e-mail e mensagem

Considere a implementação de um sistema de lembrete de texto (baseado em SMS ou WhatsApp) para que os pacientes se envolvam mais com a sua clínica.

Lembre-os de confirmar ou reagendar compromissos e enviar lembretes oportunos para agendar visitas regulares que, de outra forma, eles poderiam esquecer.

 

Quando os pacientes vierem para a próxima consulta, pergunte como eles preferem receber informações de lembrete – SMS, e-mail ou WhatsApp. 

 

Configurar as operações de comunicação digital do seu consultório não apenas o torna mais eficiente, mas também mostra aos pacientes que você é inovador e busca atender às suas necessidades além da sala de tratamento.

4. Inove cada vez mais

Por falar em inovação, o setor odontológico está em constante mudança. É melhor manter-se atualizado sobre as últimas tendências e práticas tecnológicas ou nomear alguém em seu escritório para manter essa pesquisa. 

 

Você pode usar a Internet para encontrar diferentes tipos de materiais. Pode ouvir webinars informativos ou participar de conferências online, por exemplo. 

 

Considere novas tecnologias, como sistemas de automatização de tarefas e ferramentas de envio de e-mails. Claro, não espere renovar sua prática de um dia para outro. 

 

Tente se concentrar em atualizar uma coisa de cada vez e promover os avanços que você está fazendo para seus pacientes. 

 

Isso aumenta a credibilidade e a confiança em seus cuidados e em seu compromisso com o avanço de seus conhecimentos.

 

Conclusão

Com as estratégias de crescimento que acabamos de citar, seu consultório odontológico poderá obter grandes resultados. 

 

A adoção de cada uma dessas dicas pode não ser viável, portanto, identificar algumas oportunidades que podem causar o maior impacto é um ótimo lugar para começar. 

 

Mantenha seu foco no objetivo final. Trabalhar duro agora pode gerar recompensas no futuro – clientes e referências mais leais, uma presença mais forte na indústria e na sua comunidade e receita maximizada.