Como aumentar a interação dos fãs no Facebook

Criar uma fan page é a melhor forma de ampliar os negócios da sua empresa no Facebook, mas o problema todo é conseguir crescer esta fan page sem ter que contratar o Facebook Ads. Neste post, vou tentar lhe ajudar a aumentar a interação dos fãs no Facebook.

O que é interação?

Segundo a Wikipédia, a interação é um tipo de ação que ocorre entre duas ou mais entidades quando a ação de uma delas provoca uma reação da outra ou das restantes.

No caso do Facebook, podemos dizer que as entidades são o usuário e a página, e a interação entre eles é o ato do usuário curtir, comentar e compartilhar o conteúdo publicado pela página.

Não posso investir dinheiro, consigo aumentar a interação sem?

Como eu disse no primeiro parágrafo, o Facebook Ads é bastante eficaz, porém, pode não ser acessível para muitas pessoas. O Facebook, de propósito, reduziu o alcance das postagens justamente para aumentar a procura pela promoção dos posts e páginas através do Ads, praticamente nos forçando a comprar um serviço da rede social que diz em seu slogan “é grátis e sempre será”.

O Facebook Ads serve para promover todo tipo de conteúdo publicado no Facebook, seja ele um post, uma página de um curso para empreendedores, etc. Consiste em aumentar o alcance desse conteúdo, ou seja, quanto mais alcance maior a possibilidade do objetivo ser atingido.

É lógico que as estratégias que vou passar neste post não serão 100% eficazes para todos os casos, porque existem diversos nichos de mercado diferentes, cada um com uma intensidade maior de procura dos usuários.

Com certeza, depois que aplicar estas estratégias, você melhorará muito os resultados que você obteve antes de ler este texto. Mas não posso garantir que você vá conseguir 10 mil fãs só com estas dicas.

Conteúdo é REI

A frase que dá título a este tópico já é bem famosa, talvez você já a tenha ouvido ou lido, justamente porque ela conta todo o segredo para alcançar o sucesso na internet.

É evidente que os posts com imagens são muito mais virais que os posts com textos, um bom exemplo disso é o:

Neste exemplo retirado da página Storm Ideias, foi aplicado um simples, porém, engajador texto sobreposto em um layout clean. O resultado foi: 19 likes e 14 compartilhamentos. Números relativamente alto para uma página com ainda poucas curtidas.

A aplicação de pequenos textos em uma imagem é muito mais persuasivo e engajador do que simplesmente escrever um texto e postar.

Se você realmente precisar publicar texto puro, é importante saber que textos pequenos (entre 20 e 40 caracteres) e textos grandes (entre 200 e 800 caracteres) ganham bastante curtidas, já os textos intermediários geram mais compartilhamentos.

Dia e horário

Venho batendo sempre na tecla dia e horário para publicar no Facebook.

Este é um ponto muito importante para melhorar o engajamento e o EdgeRank da sua fan page, porque, de que adianta você publicar um conteúdo extremamente relevante sobre seu treinamento para empreendedores, se poucas pessoas vão visualizar ele? O horário é fundamental.

Você precisa conhecer bem o seu público-alvo para poder montar uma estratégia adequada a ele. Saber os horários em que a massa esmagadora está online, saber o tipo de conteúdo que eles querem receber.

Quando publicar?

Para encontrar a resposta desta pergunta você precisará fazer pesquisas recorrentes. Você precisa descobrir o horário que seu público está disponível para lhe dar atenção e também o horário apropriado para fazer as publicações.

Quantas publicações fazer?

Você deverá fazer testes para descobrir isso. Existem nichos que pedem várias publicações diárias e outros que exigem ao máximo uma publicação por dia.