Como se tornar um desenvolvedor de aplicativos de sucesso

A tecnologia surgiu com o intuito de nos ajudar e a cada dia que passa vem se desenvolvendo mais. Aliado a isso, também é possível observar um considerável crescimento do mercado mobile.

Isso influencia diretamente na área de desenvolvimento de aplicativos para celular, que vem ganhando bastante visibilidade e investimento. Entretanto, a concorrência neste âmbito é muito grande. Então como é possível se destacar?

Fique tranquilo pois no decorrer deste artigo iremos explicar tudo o que você precisa saber para se destacar nesta área do mercado. E para começar, nada melhor do que explicarmos qual é a função de um criador de aplicativos.

Qual é o papel do desenvolvedor de aplicativos?

Como o próprio nome já diz, o desenvolvedor é aquele que trabalha na criação e otimização de aplicativos para aparelhos móveis.

Em outras palavras, eles são aquelas pessoas que elaboraram aplicativos com o Uber ou Instagram, utilizados diariamente por milhões de pessoas.

Para isso, eles utilizam linguagens de programação para desenvolver sistemas programados nativamente ou a partir de outro tipo de linguagem.

O profissional ainda tem papel importante na análise das necessidades dos clientes e elaboração de um planejamento prévio ao desenvolvimento do aplicativo.

Quais são as habilidades necessárias para este profissional?

Um desenvolvedor de aplicativos deve possuir vasto conhecimento tecnológico. Isso porque em sua profissão é necessário produzir sistemas extremamente complexos, assim como aqueles utilizados em computadores convencionais, mas que precisam ser adaptados de maneira correta para caber no bolso das pessoas.

Fora isso, apesar de não ser um quesito obrigatório, as empresas dão bastante valor para aqueles que possuem formação em ciências da computação, matemática e análise e desenvolvimento de sistemas.

Outro diferencial engloba profissionais que possuam conhecimento de SEO, Google analytics e outras plataformas que possuam uma linguagem compatível com o mobile.

Qual é a vantagem em contratar um desenvolvedor de aplicativos?

Não é segredo para ninguém que os celulares talvez sejam os apetrechos mais utilizados pelo ser humano. Basta tirá-lo de seu bolso ou de sua mochila para encontrar qualquer informação desejada na internet.

Assim, criar um aplicativo para sua empresa pode ser uma oportunidade de deixar seus clientes pertinho de você. E para fazer isso, nada melhor que contratar um profissional capacitado, afinal você não deseja enfrentar nenhuma complicação, não é mesmo?

Atualmente, as aplicações deixaram de ser um luxo para as grandes empresas e se tornaram um quesito fundamental para qualquer negócio. Sendo assim, independentemente do tamanho de seu negócio, lançar um aplicativo pode aumentar bastante suas vendas.

Quanto custa para desenvolver um aplicativo e quais as vantagens em contar com um profissional especializado?

A grande verdade é que não existe uma maneira de definir exatamente o valor pago para o desenvolvimento de um aplicativo. Isso varia de empresa para empresa e ainda depende do tipo de aplicativo que o cliente deseja criar.

A dica é pesquisar bastante em diferentes localidades, sempre tentando aliar preço e qualidade. É recomendado pedir indicações para pessoas confiáveis e pesquisar avaliações dos serviços em fóruns e blogs.

Mas quando você encontrar o profissional certo, tudo irá melhorar. Isso porque além de realizar o trabalho e não trazer nenhuma dor de cabeça, ele pode personalizar o aplicativo, deixando-o do jeitinho que você deseja e, posteriormente, realizando algumas alterações pontuais.

Você pode, inclusive, estipular se o app será lançado para Android, IOS ou até mesmo para os dois dispositivos. Como o objetivo aqui é atingir o maior número de usuários, o recomendado é optar por um aplicativo compatível com ambos os sistemas.

Entretanto, esta opção pode sair um pouquinho mais caro. Sendo assim, a dica é optar pelo Android, uma vez que mais de 70% dos celulares encontrados no mercado respondem a este sistema operacional.