Como ter um site rentável

Ter um site capaz de gerar renda, é um desafio que muitos enfrentam e poucos obtém sucesso. Mas porque será? É verdade que a concorrência na internet é muito grande, selvagem na verdade.

Mas a verdade é que, muitas pessoas resolvem investir em um site sem terem muito conhecimento de como torná-lo rentável ou se iludem em acreditar que este é um processo fácil e rápido.

Pelo contrário, tornar um site rentável requer muito trabalho, estudo e muitas vezes algum tempo. 

Porém, nada disso é impossível e neste texto iremos abordar alguns tópicos que podem auxiliá-lo no processo de criação de um site, até o momento de obter renda com ela.

Ficou interessado? Então leia tudo até o fim e compartilhe este texto em suas redes!

Porque criar um site

Hoje em dia, motivos é o que não faltam para criar um site. Se você possui uma empresa por exemplo, criar um site é o primeiro passo para investir no marketing digital. 

Além disso, criar um site pode ser uma fonte de renda como nós veremos. Com um site você pode atingir pessoas de todo o país e mesmo do mundo, e divulgar seus serviços ou produtos.

Tornando seu site rentável

Existem algumas formas de se obter renda com seu site. Porém, antes de investir em qualquer uma delas, é preciso definir exatamente qual será o nicho trabalhado, isto é o seu tema. 

Definir o seu nicho é essencial para poder fazer um trabalho focado e direcionado. É muito mais fácil vender para um grupo só do que atirar para todos os lados. 

Existem muitos nichos aquecidos no mercado, mas o importante é escolher um que você possa oferecer conteúdo relevante sobre. Veja alguns exemplos de nichos excelentes:

  • Emagrecimento
  • Saúde
  • Beleza
  • Moda
  • Sedução
  • Marketing 
  • Vendas online

E esses são só alguns exemplos. 

Agora, você já definiu seu nicho, como pode tornar seu site rentável?

Algumas opções são: venda de produtos, venda de serviços ou programas de afiliados.

Venda de produtos

Você tem um site em um nicho lucrativo, e produz bom conteúdo. Se o seu site consegue atrair visitantes, você pode investir nele como um e-commerce para vender produtos do seu nicho.

Venda de serviços

Serviços são excelentes de se vender pela internet e cada vez mais profissionais o fazem. Diversos profissionais podem oferecer seus serviços online como contadores, designers, palestrantes, redatores, etc.

Se você exerce um serviço que não pode ser feito de forma online, seu site ainda pode ser uma forma das pessoas te encontrarem e contratarem seu serviço para que você o faça presencialmente.

Programas de afiliados

Por fim, vamos falar dos programas de afiliados como Hotmart e Monettize. Esses programas permitem que você se afilie a um produto (geralmente cursos) e divulgue o link de compra dos mesmos em seus sites.

E assim, sempre que alguém comprar pelo seu link, você recebe uma comissão que pode chegar a até 50%. E a boa notícia é que existem produtos no Hotmart e Monettize de praticamente qualquer nicho, você só precisa entrar e se cadastrar.

Como criar um site

Vamos começar pela parte essencial, criar um site do zero. E não se preocupe, nós ensinaremos meios pelos quais você pode fazer isso mesmo sem possuir um conhecimento técnico avançado.

O primeiro passo é definir o endereço do seu site. Por exemplo, www.seuproprionome.com.br. Este endereço é chamado de domínio e é por ele que os seus visitantes virão a acessar o seu site. 

Uma vez definido o seu domínio, é preciso registrá-lo. Para isso você pode procurar registradoras autorizadas no Google. Não se preocupe, registrar um domínio é um processo muito simples e barato. Em geral, você pagará quarenta reais anuais por domínio. 

Uma vez registrado seu domínio, é hora de contratar uma hospedagem de sites. Uma hospedagem de sites nada mais é que o local onde todos os arquivos de seu site ficarão disponíveis para serem acessados pela internet. Você pagar a sua hospedagem de sites de maneira mensal, trimestral ou anual, de acordo suas preferências. 

Se você ainda não tem muita experiência com sites, eu recomendo que estude a contratação de uma hospedagem WordPress. 

O WordPress é uma plataforma para criação de sites muito simples e que permite que qualquer pessoa crie um site do zero em poucas horas ou menos. 

Com o registro de domínio feito e a hospedagem WordPress contratada, é hora de utilizar o WordPress para criar o seu site.

Para isto, você precisa apenas selecionar um tema e personaliza-lo de acordo o perfil do seu site. Ótimo, seu site está finalizado. Você ainda pode incluir uma parte do seu site para funcionar como blog de divulgação, isso será muito importante futuramente.

Otimizando e divulgando seu site

Com o seu site pronto, é hora de divulga-lo e otimiza-lo.

Quando falamos em otimizar o site, nos referimos ao SEO ou otimização para mecanismos de busca. Essa otimização visa posicioná-lo em uma boa colocação nas buscas do Google, como a primeira página.

Para otimizar o SEO do seu site você precisa garantir que ele está visível para mecanismos de buscas, nas configurações do WordPress. 

Outras dicas que influenciam o SEO do site são o quão rápido ele carrega, afinal o Google posiciona melhor os sites que possuem um carregamento mais rápido. E claro, se ele pode ser exibido sem falhas em qualquer dispositivo, incluindo smartphones.

Você também deverá cuidar da otimização das suas imagens. A otimização das imagens é feita nomeando-as com palavras chaves relevantes e incluindo textos alternativos que descrevam de forma sucinta a imagem para os bots do Google. 

Por fim, outra ferramenta essencial na otimização do SEO seu site será o blog. Neste você pode incluir conteúdos relevantes para seu público, com textos completos e utilizando as palavras chaves para as quais deseja se posicionar.

Conclusão

E então, está pronto para colocar a mão na massa e começar o seu site? Como dissemos no início, não é um processo fácil e nem rápido. Mas obviamente é um processo possível obter renda com um site!