Como tornar um aplicativo mobile viral?

Depois do fenômeno de Pokemón GO, é o sonho de qualquer desenvolvedor alcançar o sucesso que esse software fez, sendo baixado por milhares de pessoas e criando encontros em locais físicos apenas para compartilhar curiosidades sobre o app.

Porém, após o desenvolvimento de um aplicativo móvel, é necessário ter dedicação em algumas tarefas para alcançar tamanho reconhecimento.

Por isso, confira nossas 6 dicas de como tornar seu aplicativo mobile viral!

Seja inovador

Em primeiro lugar, é necessário ser realista: com tantos apps disponíveis para download, seu software só será viral se oferecer algum diferencial.

Por isso, tenha uma ideia inovadora e ofereça algo que ninguém no mercado oferece. É o primeiro passo para fazer seu app viralizar, pois todo mundo gosta de novidades tecnológicas.

Investimento orgânico

Cerca de 6 meses antes de lançar seu aplicativo, é indicado fazer um investimento de conteúdo orgânico para instigar seu público a esperar ansiosamente pelo app.

Por isso, faça algumas publicações na página do Facebook, Instagram e outras redes usando teasers, notícias ou outras dicas que deixem o público ansioso pelo lançamento do app.

Caso você tenha um blog, cerca de 1 ano antes do lançamento já é indicado fazer conteúdos que falem sobre apps relacionados, que gerem backlinks para a página do software ou guiem o leitor a uma jornada até uma página de coleta de lead.

Inclusive essas redes são o lugar ideal para divulgar o evento de lançamento do app, criando uma certa exclusividade para quem se inscrever cedo.

Mídia paga

Outra dica é usar a plataforma do Google Admob para fazer anúncios do seu app em aplicativos semelhantes.

Se um usuário já baixou e está acessando um software parecido com o seu, um anúncio oferecendo um aplicativo de qualidade superior ou diferencial em relação ao mercado provavelmente chamará a atenção dele.

É uma forma de coletar usuários mais qualificados, mas você também pode anunciar matérias sobre o seu app no Facebook.

Contate a imprensa

Para aumentar a visibilidade do seu aplicativo, prepare a equipe de marketing para levar muitos nãos, mas é extremamente necessário entrar em contato com a imprensa.

Produza releases, se disponha a falar em programas locais ou ofereça demonstrações gratuitas para os leitores de uma revista paga, por exemplo.

As próprias notícias do seu app podem se tornar virais o que com certeza irá aumentar o número de downloads na loja.

Isso significa contatar também influenciadores e microinfluenciadores do nicho do seu app, pois eles tem alto poder de persuasão e seus seguidores costumam adotar os hábitos dessas personas facilmente.

Torne o app viciante

Logicamente você não usa o Instagram uma vez por mês, torna-se um hábito verificar a plataforma diariamente.

Por isso, algumas estratégias para tornar um app viciante são:

  • Insira notificações, recomendações, botões de CTA e e-mails com informações exclusivas para o usuário;
  • Ofereça brindes e prêmios para usuários que retornarem ao aplicativo ou contratarem um serviço Premium;
  • Simplifique os processos no app e evite formulários longos.

 

Assim você garante que o software não só se torne viral como entre no cotidiano das pessoas, se tornando algo comum da rotina.

Crie um método de recompensa

No lançamento do Uber, a maior estratégia da empresa foi oferecer grandes descontos para usuários que compartilhassem o aplicativo para um amigo e ele usasse o cupom.

No método, tanto o amigo que compartilhou quanto o que recebeu saiam no benefício e o nome do aplicativo começou a disseminar por oferecer um diferencial enorme na época: a possibilidade de usar um meio de transporte particular pagando barato.

Mesmo que nem todas as pessoas que recebam o cupom vão realmente usá-lo, isso cria um sistema de divulgação boca a boca, já que o usuário quer ter o benefício para si.

Isso reduz os custos com ações de marketing e agrega valor ao seu app, afinal, quem não confia em uma indicação de amigo?

Essas dicas te ajudaram? Então deixe seu comentário!