Como trabalhar com fotografia e montar um estúdio em casa?

Se você deseja trabalhar com fotografia e oferecer o serviço de foto profissional, é muito importante saber como montar um estúdio em casa, caso ainda não tenha outro espaço para realizar o seu trabalho.

 

O início de carreira como fotógrafo profissional costuma ser muito desafiante, assim como acontece com outros tipos de profissões. 

 

Isso acontece especialmente devido a falta de verba para comprar os equipamentos e montar um estúdio fotográfico. 

 

Geralmente, os profissionais desejam ter um espaço fora de casa, mas isso implica o pagamento de aluguel, o que é um custo caro. Porém, existe uma solução para isso: montar um estúdio em casa. 

 

Mas, então, por onde começar? 

 

Pensando na dúvida acima, neste artigo, daremos algumas dicas para você que deseja se tornar um fotógrafo e ter o seu próprio estúdio, em sua casa. Confira! 

 

Dicas para montar um estúdio em casa

Construir seu estúdio de fotografia em casa economiza dinheiro e permite que você tire fotos de alta qualidade quando for conveniente.

 

Um estúdio em casa também oferece liberdade criativa para escolher planos de fundo, ajustar o posicionamento do produto e brincar com a edição.

 

Dito isso, aqui está uma lista com algumas dicas para você que deseja iniciar seu trabalho com fotografia e montar seu estúdio em casa. 

 

1. Escolha seu espaço

Descobrir qual área você usará para abrigar seu estúdio de fotografia influenciará o equipamento que você precisa. 

 

Algumas perguntas que podem ajudar a guiá-lo na direção certa incluem:

  • Qual o tamanho que seu espaço precisa ter?
  • Você está fotografando seus produtos em modelos ou está usando uma mesa, cabideiro, ou alguma outra coisa?
  • A iluminação do seu espaço é aceitável?
  • Que estilo de fotos você quer?

 

Seja realista sobre suas opções e considere várias possibilidades — como um quarto vazio em sua casa. Ou, se você tiver fundos para isso, talvez faça sentido investir em uma estrutura independente, construída para servir como um estúdio de fotografia em casa. 

 

Se você quiser experimentar a fotografia de produtos ao ar livre, pode ser melhor construir um estúdio portátil que você possa facilmente desmontar e levar com você.

 

2. Escolha a iluminação

Escolher a iluminação certa depende do uso das configurações corretas da câmera e do software de edição.

 

A iluminação faz a diferença entre fotos estilosas e sem graça. Se você não tem certeza do tipo de iluminação que procura ou do que é prático em seu espaço, faça uma pesquisa para entender a diferença entre os tipos de iluminação.

 

A luz natural cria um efeito fotográfico muito diferente da iluminação de estúdio. Ambos os tipos têm seus próprios prós e contras, e caberá a você decidir o que deseja para o seu trabalho.

 

A luz natural pode ser um desafio para fotografar porque está mudando constantemente, o que pode fazer com que suas fotos pareçam um pouco diferentes umas das outras. 

 

A iluminação do estúdio, por outro lado, facilita o controle do efeito sem precisar ajustar a exposição e outras configurações.

 

3. Seleciona seus cenários

​​Diferentes cenários afetarão a aparência de suas fotos, assim como a iluminação.

Que estilo de fotografia você está imaginando? Seu produto exige um plano de fundo mais simples com cores neutras ou um toque de cor no plano de fundo faria seu produto se destacar?

 

Seja criativo com seus cenários e tente fotografar com várias combinações de produtos, planos de fundo e composição. Os tipos de cenários que você pode escolher não são escassos. 

 

Você pode escolher entre fundos de papel sem costura a fundos de tecido como musselina e vinil. 

 

Os cenários variam de preço, mas se você está tentando minimizar os custos, criar seus próprios cenários pode ser a solução ideal. 

 

Por exemplo, se você estiver procurando por um fundo totalmente branco, um simples lençol branco ou um grande rolo de papel branco podem resolver o problema.

 

Conclusão

Começar a trabalhar com fotografia definitivamente é um grande desafio para muitas pessoas. Montar um estúdio fotográfico, por exemplo, é algo que demanda tempo e dinheiro, o que muitos fotógrafos não possuem no início de carreira. 

 

Neste artigo, citamos algumas dicas importantes para quem deseja criar seu próprio estúdio em casa e dar os primeiros passos em direção a construção de uma carreira bem-sucedida na área de fotografia.