Compras on-line: evite os erros mais comuns

Uma pesquisa feita em 2019 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 86% dos consumidores fizeram, pelo menos, uma compra on-line no ano passado. 

Comprar em sites seguros, ler comentários e avaliações, monitorar os preços de produtos, entre outros pontos, são fatores importantes na hora de fazer uma compra on-line. Confira, abaixo, as nossas dicas para evitar erros nessa modalidade.

Desconfie de produtos muito baratos 

O primeiro passo é desconfiar de ofertas milagrosas. A maior parte dessas promoções é golpe, aplicado por cibercriminosos. Por isso, sempre desconfie e, se possível, evite ir atrás destes produtos muito baratos. 

Quando o desconto é muito grande, provavelmente, há algo errado. Não acredite em ofertas com preços muito abaixo do valor de mercado do produto. Não são poucos os sites que aplicam este tipo de golpe para ter acesso aos dados pessoais e bancários das vítimas. 

Compare os preços dos produtos

Para garantir que você está aproveitando a melhor oferta, compare os preços de um mesmo produto em diferentes lojas. Essa é uma maneira de garantir que você está aproveitando a melhor promoção. Isso evita que você faça uma compra e, depois, ache o mesmo produto por um preço mais barato em outro estabelecimento. 

Leia comentários e avaliações antes da compra

Para saber se o produto que pretende comprar irá realmente lhe servir, uma boa dica é ler os comentários e as avaliações antes de fechar a compra. É possível fazer isso direto nas lojas virtuais ou em outros serviços. 

Dessa forma, você pode tomar conhecimento dos principais pontos positivos e negativos dos produtos. Assim, consegue definir se a compra lhe será realmente vantajosa ou se há outras opções semelhantes que lhe atenderão melhor. 

Cheque se a loja é confiável

Outra dica para não cair em golpes é verificar a procedência da loja que pretende comprar para saber se o negócio é confiável. Para isso, você pode checar a página do e-commerce e analisar se ele possui selos de segurança e certificado SSL, o que garante a proteção dos seus dados. 

Também é uma boa checar a avaliação da loja em sites especializados, como o Reclame Aqui, que faz a classificação do atendimento. Dessa maneira, você confere se há muitas reclamações não atendidas e consegue perceber como é o serviço pós-compra. 

Verifique as especificações dos produtos 

Ao comprar pela internet, você não tem a experiência de tocar ou ver o produto. Por isso, é fundamental que você confira as medidas e as especificações na parte de descrição do item antes da compra. 

Em casos de móveis, por exemplo, é preciso checar altura, largura e profundidade. Se você está comprando roupas, precisa analisar as medidas para ver se o tamanho lhe serve. 

Alguns casos também pedem outras especificações, como o material, a voltagem e até as instruções de uso. Isso é muito importante para que você não receba um produto que não lhe serve e tenha que tentar a troca. 

Saiba como é o processo de entrega, troca e devolução 

Outro fator importante é checar como a entrega do produto é feita e quais são os processos de troca e devolução que a loja oferece. Assim, caso você precise trocar o produto, saberá como deve proceder. 

Dessa forma, você pode checar o valor, as opções de frete e o prazo de entrega. Também é fundamental ver se o processo de devolução do produto é simples, já que existem lojas que dificultam essa tentativa com burocracia e bastante demora. 

Essas são algumas dicas cruciais para que você evite cair nos equívocos mais comuns em compras on-line e possa aproveitar as melhores oportunidades nos seus e-commerces preferidos.