Conheça melhor os tipos de aposentadoria do INSS

Após longos anos de trabalho, o descanso por parte dos trabalhadores é mais que merecido não é mesmo? É nesse momento que esperamos poder contar com a aposentadoria, pois contribuímos para a Previdência Social durante toda a vida profissional a espera dessa remuneração.

Adquirir a aposentadoria pelo INSS (Instituo Nacional de Seguro Social) pode ser algo bem cansativo, podendo levar mais de seis meses da data do pedido de aposentadoria para que o requerente obtenha a percepção do benefício, pois diversos fatores influenciam no tempo de espera, como as constantes greves dos funcionários do INSS, a falta de informação por parte do solicitante, o desencontro de informações entre o tempo de contribuição alegada pelo contribuinte e o registrado na previdência social, entre outros fatores.

Pensando em facilitar a vida do cidadão, fizemos esse post informativo sobre os diversos tipos de aposentadoria que podem ser solicitados junto ao INSS.

Tipos de aposentadoria

Veja abaixo os tipos de aposentadoria e saiba qual solicitar, o acompanhamento do seu pedido pode ser feito no portal Meu INSS. Acesse este blog sobre INSS e veja como fazer a consulta do benefício INSS.

Aposentadoria especial – É um tipo de aposentadoria concedido aos trabalhadores que ficaram expostos a condições prejudiciais a saúde ou a integridade física.

Para poder pleitear a esse tipo de benefício, o solicitante deverá comprovar não só o tempo trabalhado, mas como também o fato de ter sido exposto a agentes físicos, biológicos e químicos, prejudiciais a saúde pelo período de 15,20 ou 25 anos (a quantidade de anos varia de acordo com o agente que o trabalhador esteve exposto)

Aposentadoria por idade – Para trabalhadores urbanos poderem se aposentar por idade, os homens necessitam ter pelo menos 65 anos e as mulheres 60 anos, enquanto que para trabalhadores rurais o requisito de tempo é 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. Além disso, é necessário que o requerente tenha cumprido a carência, que corresponde a um tempo mínimo de 15 anos de contribuição para a previdência social.

Aposentadoria por invalidez – Esse tipo de aposentadoria é concedido para cidadãos que por motivo de doença ou acidente tenham sido considerados pela perícia médica da previdência social sem condições de exercer atividades que possam lhe garantir o sustento.

Se o motivo da aposentadoria for doença, o solicitante deve ter contribuído por pelo menos 12 meses, se o motivo for acidente, o solicitante só precisa estar cadastrado na previdência social, não sendo exigido tempo de contribuição.

Aposentadoria por tempo de contribuição – Esse tipo de aposentadoria pode ser concedido de forma integral para trabalhadores que comprovem ter contribuído por pelo menos 35 anos se forem do sexo masculino e 30 anos se forem do sexo feminino, e na forma proporcional são considerados o tempo de contribuição e a idade mínima para aposentadoria, sendo cobrado para homens pelo menos 53 anos de idades e 30 anos de contribuição, e para as mulheres 48 anos de idade e 25 anos de contribuição.

 

Curtiu mais essa informação do blog tecnologia resíduos? Então não deixe de compartilhar.