Conheça os trabalhos onde o francês é necessário

A busca por curso online de francês se torna cada vez maior por diversos motivos. 

Por exemplo, algumas pessoas querem aprender o idioma porque gostam da cultura da França, outras precisam aprendê-lo para conseguir determinadas oportunidades de trabalho. 

 

O francês – que já foi a língua da diplomacia mundial – é considerado uma língua muito expressiva e muito adequada para diversos trabalhos. 

 

Embora existam muitos empregos disponíveis em que seu conhecimento de francês o levará longe, é vital encontrar uma oportunidade que lhe interesse e onde suas habilidades no idioma francês sejam totalmente utilizadas.

 

Mas, afinal, quais são os trabalhos onde o francês é necessário? 

 

Continue a leitura e descubra! 

 

Principais ocupações profissionais para quem fala francês

Se você fala francês, pode conseguir diferentes tipos de empregos, seja no Brasil ou em outro país. No entanto, aqui está uma lista com as principais opções de trabalhos para quem fala francês.

1. Professor de francês

Se o ensino é sua vocação e você é fluente no idioma, esta é uma boa posição para você. O francês é uma das línguas mais estudadas hoje, então várias escolas de idiomas e escolas regulares precisam de bons professores de francês.

 

Existem diferentes oportunidades de ensino e os requisitos profissionais diferem. Uma das coisas que você tem que decidir é a faixa etária. Você pode ensinar tanto para crianças quanto para adultos.

 

Se você tiver a qualificação certa, várias faculdades e universidades têm programas de francês. Você também pode tentar instituições que oferecem educação continuada e aulas de idiomas para adultos. 

 

Sua credencial de ensino é o requisito mais importante para qualquer trabalho de ensino. Descubra o processo de credenciamento para a faixa etária que você deseja ensinar, pois isso varia entre países, províncias e estados. Você deve ter pelo menos um grau de Bacharel em Artes. 

 

Em todas as categorias de faixa etária mencionadas acima, os requisitos para ensinar adultos são os mais fáceis de cumprir. Dependendo de onde você está localizado, alguns centros de educação de adultos não exigem que seus professores de idiomas tenham credenciais, embora os salários sejam mais baixos. 

 

2. Intérprete ou tradutor

Esses serviços linguísticos são altamente especializados e exigem mais do que ser fluente em dois idiomas. No entanto, se você estiver qualificado, oferecer tradução francesa abre muitas oportunidades para você trabalhar em casa ou em qualquer lugar. 

 

Um tradutor lida com a palavra escrita, então você pode aceitar trabalhos para traduzir manuais, instruções, poesias, artigos, livros ou manuscritos. 

 

Um intérprete faz a tradução oral e requer experiência. A maioria dos intérpretes trabalha para grandes organizações. Eles também podem ser conectados a provedores de serviços linguísticos. 

 

Ainda assim, você pode encontrar trabalho de interpretação freelance no setor de turismo e viagens. 

 

Muitos fornecedores de serviços linguísticos oferecem serviços especializados nas áreas jurídica, médica, científica ou financeira, onde é necessário o conhecimento de uma terminologia específica.  

 

3. Turismo, viagens e hospitalidade

Se você gosta de viajar e fala francês e outros idiomas, a indústria de viagens é uma das suas opções para encontrar trabalho. Você pode considerar um emprego como comissário de bordo, por exemplo. 

 

Você também pode tentar encontrar trabalho como guia turístico local para grupos de turismo estrangeiros para visitar museus e outros destinos turísticos. 

 

Muitas empresas de turismo oferecem guias turísticos que falam francês e outros idiomas. O campo da hospitalidade também precisa de falantes de francês. Você pode trabalhar em resorts de esqui, acampamentos, hotéis e até restaurantes. 

 

4. Revisor multilíngue

Se você tem uma excelente compreensão da ortografia e gramática francesa e adora ler, pode tentar se inscrever como revisor na indústria editorial. Editoras e revistas são possíveis empregadores. Afinal, eles precisam de pessoas que possam editar e revisar materiais antes da publicação. 

 

Você também pode editar/revisar sites em francês para erros de tradução, erros de digitação e erros de ortografia. 

 

Certifique-se de que você tenha as qualificações certas, além de ser um falante fluente de francês, quando quiser trabalhar em qualquer uma das posições que sugerimos. 

 

Uma carreira na língua francesa pode ser desafiadora e gratificante e ajudá-lo a manter suas habilidades linguísticas atualizadas.

 

Conclusão

O francês é um idioma falado em diversos países e chama atenção de quem deseja conhecer a França. Além disso, quem domina o idioma pode conseguir ótimas oportunidades de emprego. 

 

Neste artigo, citamos alguns dos principais tipos de trabalhos onde o francês é importante, mas existem muitas outras opções existentes. Se você domina esse idioma, considere os trabalhos existentes e escolha a melhor opção para você!