Consulta e Pagamento DPVAT AL

DPVAT é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, regulamento pela Lei Federal n° 6.194/1974. Deve ser pago por proprietários de veículos anualmente, junto com a primeira parcela do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor, ou em Cota Única (separadamente).

PARA QUE SERVE O DVAT?

Caso ocorra algum acidente de trânsito que resulte em morte ou invalidez permanente de motoristas, passageiros ou pedestres, independentemente de quem seja considerado “culpado”, o seguro assegura o reembolso de despesas médicas e hospitalares devidamente comprovadas pelos interessados.

Muitas pessoas desconhecem ou esquecem-se de acionar o DPVAT quando sofrem acidentes, mas é um recurso muito importante porque é a garantia de que você será indenizado.

Nem todos os motoristas têm seguros particulares, o que pode trazer dor de cabeça na hora de realizar alguma cobrança nesse sentido, caso haja prejuízo humano e/ou material por conta do acidente.

QUAL É O VALOR MÁXIMO DAS INDENIZAÇÕES POR VÍTIMA?

Morte: até R$13.500,00;

Invalidez permanente: até R$13.500,00;

Reembolso de despesas médicas e hospitalares: até RS 2.700,00.

QUEM ADMINISTRA O SEGURO?

Quem faz toda a administração do seguro é a Seguradora Líder, que orienta os cidadãos através do site na internet https://www.seguradoralider.com.br ou pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, ligando gratuitamente para 0800 022 12 04.

COMO EU SOLICITO A INDENIZAÇÃO?

Para solicitar indenização, não é necessário contratar outros profissionais de corretagem. Você ou algum familiar ou pessoa de sua confiança podem seguir os seguintes passos:

  • No site da Seguradora Líder: https://www.seguradoralider.com.br há o rol de documentos de apresentação necessária para que se possa pedir e receber as indenizações que você tiver direito como, por exemplo, Boletim de Ocorrência do acidente, recibos de pagamento de despesas médicas e hospitalares, certidão de óbito, se for o caso, documentos de identificação do solicitante e procuração (no caso em que você precisar da ajuda de um familiar para dar entrada na documentação).
  • Entregue todos os documentos em um dos Pontos de Atendimento da Seguradora Líder. Consulte os Pontos de Atendimento clicando aqui: https://www.seguradoralider.com.br/Pontos-de-Atendimento
  • Você também pode levar os documentos à Agência dos Correios mais próxima da sua casa.

DICAS IMPORTANTES SOBRE DPVAT

  • Pedir a indenização é um procedimento gratuito, fácil e simples. Não desperdice o seu dinheiro pagando terceiros e tome cuidado com fraudes.
  • Não aceite a ajuda de estranhos, principalmente aqueles que quiserem te cobrar para pedir a indenização. Evite fraudes! Existem muitas pessoas mal intencionadas querendo se aproveitar do seu momento delicado. Quem diz que é complicado pedir a indenização do DPVAT pode estar enganado ou enganando você.

No caso de dúvidas você pode telefonar grátis para o 0800 022 12 04 ou acessar o site https://www.seguradoralider.com.br acessar o chat, fazer reclamações ou dar sugestões, falar com o SAC, com a Ouvidoria ou denunciar fraudes. Clique nos links abaixo se preferir:

  • Chat – Atendimento online
  • Dúvidas, Reclamações e Sugestões
  • SAC DPVAT
  • Ouvidoria
  • Denúncia de Fraudes

O DETRAN de Alagoas também presta auxílios e informações pelo e-mail servicosocial@detran.al.gov.br.

NÃO SABE COMO CONSULTAR E PAGAR O DPVAT NO ESTADO DE ALAGOAS?

Veja o tutorial abaixo:

Entre na página do DETRAN/AL http://www.detran.al.gov.br/.

No menu lateral esquerdo “Navegação”, clique em “Veículos”.

Na página que abrir você verá mais uma relação de serviços relacionados ao seu veículo que você poderá consultar ou pedir pela internet. Selecione a opção “Consulta de Veículo”.

Na próxima tela, em “Consulta de Veículo”, preencha as letras/ números da placa e do RENAVAM do seu veículo e clique em “Confirmar”. Você terá acesso a todas as informações do seu veículo, como multas e outras pendências, incluindo o DPVAT.

COMO PAGAR O DPVAT?

O DPVAT de veículos usados ou novos precisa ser pago à vista.

No caso dos novos, o DPVAT poderá ser pago junto como emplacamento ou o licenciamento anual (CRLV).

Apenas ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de fretespodem parcelar o DPVAT.

O pagamento do seguro é obrigatório e deve ser pago todos os anos.

E se eu não pagar o DPVAT? Você não poderá emitir o licenciamento (CRLV) e ficará em situação irregular. Se for parado por agentes de transito ou pela policia poderá ter o carro apreendido, pagar a estadia do seu carro no pátio do DETRAN/AL, levar multas etc.