Dicas Essenciais Para Conversar o Telhado

O telhado é uma das partes mais importantes de uma edificação, pois tem como principal função proteger o espaço interno de chuvas, ventos, entre outros fatores, seja ele composto por telha cerâmica, telha galvanizada ou outro tipo de material. 

Portanto, é fundamental manter o telhado (e claro, as telhas), bem conservados e, para isso, vamos te dar dicas especiais neste artigo para ajudar você a mantê-los em bom estado.

Então não deixe de conferir o artigo até o final para saber todas as dicas!

Vamos às dicas!

Material

Primeiramente é importante ter em mente que, se você deseja um telhado que dure bastante tempo, é importante analisar o material que as telhas são produzidas, ou seja, como é a qualidade delas.

Dessa forma, as chances das telhas durarem por um longo tempo e ficarem mais conservadas são maiores. 

Mas claro, não é somente isso que ajuda a conversar o telhado e é por isso que vamos para a segunda dica!

Manutenção

É fundamental que haja manutenções preventivas para que o telhado fique conservado. 

Sendo assim, você deve contratar uma empresa que faça este tipo de serviço ou você mesmo pode fazê-lo. 

Como? Com revisões periódicas e limpeza. Observe a estrutura, as telhas, o madeiramento, retire as sujeiras e detritos, veja se as calhas estão entupidas, entre outros aspectos.

Assim, evita-se grandes prejuízos e problemas.

Vale ressaltar que, caso você mesmo faça a manutenção, é preciso ter cuidado e se possível o auxílio de uma pessoa para não haver riscos.

Escada, botas, luvas, vassoura e sacos de lixos são itens necessários e que você precisa ter em mãos no dia da manutenção.

Mão de obra

Relacionado ao que foi dito anteriormente, é importante que você pesquise bastante e escolha profissionais qualificados e competentes para exercer o serviço de manutenção/limpeza do seu telhado. 

Isso envolve questões de segurança, especialização do profissional ou da empresa e a compreensão dele ou dela para entender a real necessidade do seu telhado.

Afinal de contas, cada telhado exige um tipo de cuidado e o profissional que irá fazer a manutenção/limpeza precisa ter isso claro.

Limpeza

Se você decidir fazer a limpeza, procure fazê-la em dias mais frios, pois no calor os produtos secam mais rápido e podem causar manchas no telhado, prejudicando assim a estética dele.

Além disso, fique atento com a segurança, utilize botas para não escorregar, coloque uma tábua para pisar em cima se possível, leve uma lavadora de alta pressão (a conhecia vap) e utilize uma vassoura para esfregar e retirar as sujeiras.

Essa é a maneira mais usual que as pessoas costumam adotar na hora de limpar as telhas de casa.

Evite misturar telhas

Por fim, não misture telhas de diferentes fabricantes em um telhado, caso você precise trocar algumas peças rachadas ou quebradas. 

Isso porque elas podem ter o mesmo modelo e nome, mas diferenciam-se nos pequenos detalhes, principalmente as cerâmicas. 

Por exemplo, os encaixes podem não ser iguais e isso vai prejudicar a vida útil do seu telhado.

Portanto, tenha cuidado neste momento de escolha e siga as dicas deste artigo, assim o seu telhado ficará muito mais conservado e irá durar por anos e anos!