Dicas importantes para a Black Friday 2020

Falta menos de três meses para a Black Friday 2020. Já sabe como irá aproveitar as liquidações? Na hora de comprar, é preciso estar preparado para não cair em golpes. 

Infelizmente, as fraudes ainda são bastante comuns na Black Friday brasileira. Um levantamento da Promobit, site de descontos, mostra que, em 2018, cerca de 41% das ofertas analisadas pela plataforma eram fraudes. 

Separamos algumas dicas simples para que você possa adquirir produtos com segurança e aproveitar as melhores ofertas.

Monitore o histórico de preços dos produtos 

A primeira dica é monitorar o histórico de preços dos produtos que lhe interessam. Uma das fraudes mais comuns na Black Friday do Brasil são ofertas de itens sem desconto real. Basicamente, as lojas sobem os valores nas semanas que antecedem a Black Friday e baixam para o custo normal na semana do evento. 

Fazer esse acompanhamento do histórico de preços é fundamental para aproveitar boas ofertas. Assim, é possível evitar promoções enganadoras. Essa também é uma boa maneira de comparar os preços em diferentes lojas para encontrar as opções mais vantajosas. 

Verifique se o site é confiável 

Comprar em sites que não sejam confiáveis é um risco a sua segurança. Isso aumenta a probabilidade de roubo dos seus dados, o que pode lhe causar diversos problemas posteriores. 

Por isso, é fundamental que você sempre verifique se o site é confiável antes de realizar a compra. Existem algumas maneiras de fazer isso. Uma delas é checar a lista de sites não confiáveis do Procon da sua cidade. 

Outra forma de verificar se uma loja é confiável é conferir sua avaliação no site Reclame Aqui. Checar as redes sociais, como o Facebook e o Instagram, também é uma boa maneira de analisar possíveis reclamações e respostas do estabelecimento aos clientes. 

Comprar apenas em lojas confiáveis é fundamental para aumentar a segurança de todo o processo. 

Faça uma lista de prioridades 

Durante a Black Friday, nos deparamos com um grande volume de ofertas. Isso pode fazer com que nos percamos na hora das compras. Sem ter foco, podemos acabar esquecendo de comprar algum produto importante. 

Então, outra boa dica durante a Black Friday é fazer uma lista de prioridades. Assim, você pode segui-la, concentrando-se nos itens primordiais. Isso evitará que você esqueça de comprar um produto e lhe ajudará a repensar o orçamento sempre que necessário. 

Evite comprar em horários de pico 

Em horários de pico, os sites ficam instáveis, o que dificulta a realização das compras. Isso pode acabar lhe impedindo de adquirir algo ou, em alguns casos, lhe gerar alguma compra duplicada, por exemplo. Por isso, outra boa dica é fugir desses períodos. 

Na Black Friday, os horários de pico são o início da madrugada e após às 18 horas de sexta. Se você vai comprar tudo on-line, a dica é fazer as suas compras logo pela manhã. Nesse período, os sites estão recebendo menos visitas, e isso evita possíveis complicações. 

Saiba como é o processo de entrega, troca e devolução 

A Black Friday é um evento que eleva o número de vendas, então, atrasos nos recebimentos da encomenda e erros nos produtos entregues, por exemplo, podem acontecer. Por isso, entender como é o processo de entrega, troca e devolução também é importante. 

Saiba se o procedimento é muito burocrático e o prazo de entrega é longo. Prefira sistemas mais simples e compre produtos que estejam disponíveis para pronta entrega. 

Outro fator importante para ficar de olho é o frete. Ele pode elevar o preço de um produto e tornar uma oferta menos vantajosa. Então, saiba o custo de frete das principais promoções e avalie qual é a melhor antes de finalizar a sua compra.