Energia solar: fonte energética que mais cresce no mundo

Pessoas de todo o mundo estão prestando atenção à proteção ambiental. Eles estão escolhendo as fontes de energia renovável para preservar o meio ambiente e aproveitar melhor seus benefícios. Os consumidores também estão preocupados com o aumento do custo dos combustíveis fósseis, afinal, todo mundo quer economizar dinheiro. Como resultado, os sistemas de energia solar são a nova fonte de energia que mais cresce no mundo.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a energia renovável foi implantada em dois terços da tradicional, adicionada às redes em todo o mundo em 2016. E a energia solar se destacou das demais, sendo a que mais cresce, ou seja, mais pessoas estão instalando os painéis solares fotovoltaicos.

Consumidores em todo o mundo reconhecem a eficiência da energia solar. E, em vez de depender de combustíveis fósseis, as pessoas estão aprendendo a aproveitar o poder natural do sol. Apesar dos custos iniciais para instalar os painéis fotovoltaicos, os consumidores reconhecem o impressionante retorno do investimento (ROI).

Os custos referentes a instalação dos painéis estão diminuindo a cada ano. Segundo o relatório World Energy Outlook, as tecnologias solares terão preços menos caras nos próximos 25 anos. 

Além disso, com incentivos do governo, os sistemas de energia solar estão mais acessíveis do que nunca. É possível realizar financiamentos em diversas instituições financeiras para adotar o sistema de energia solar em residências e empresas.

Custos e benefícios da energia solar

O fato de a energia solar ser um investimento de longo prazo significa que, além de ser um produto acessível, um sistema fotovoltaico nos ajuda a evitar futuros custos de energia, tornando seu consumo rentável.

Os custos da energia solar fotovoltaica podem variar bastante, dependendo do local da sua instalação, do consumo habitual do projeto, entre outros fatores.Por outro lado, existem alguns fatores que equilibram o saldo em termos econômicos: A casa adquire maior valor de venda devido à instalação solar e ao uso de energia menos poluente.

Benefícios da energia solar

Os benefícios da energia solar envolvem:

Fomenta o mercado imobiliário

Com a instalação de painéis solares, os imóveis são valorizados, devido ao retorno sobre investimento que o sistema fornece ao proprietário. Desse modo, o mercado imobiliário também se beneficia com a venda de imóveis com o sistema instalado.

Cria oportunidades de emprego na região

Os empregos solares estão aumentando em diversas regiões do país, oferecendo muitas vagas. Além disso, os mesmos não podem ser terceirizados, portanto, o valor dos salários pagos a trabalhadores da região são maiores, o que movimenta a economia.

O preço da luz solar é zero

O sol é um recurso renovável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a luz do sol nunca desaparece. Você pode contar com isso todos os dias. 

O carvão e o gás natural não são gratuitos e são caros e sujos. Seu preço também é volátil e aumentou sistematicamente na última década. Mas não há custo de combustível para a luz solar. 

Com a energia solar residencial, você saberá suas despesas anuais de energia pelo menos nas próximas duas décadas.