Entenda a Importância da Segurança no Trabalho

A segurança no trabalho é algo de extrema importância para qualquer empresa e, basicamente, ela consiste em medidas e ações para prevenir/minimizar riscos e acidentes de trabalho. 

 

Ou seja, ela tem como objetivo proteger os colaboradores no local que atuam!

 

Por exemplo, você já deve ter visto ou ouvido falar sobre algum trabalhador que se acidentou, perdeu um membro ou mesmo perdeu a vida no local de trabalho, certo?

 

Infelizmente, isso pode acontecer. Porém, para empresas que se preocupam, de fato, com a segurança dos funcionários no local de trabalho, as chances dessas situações acontecerem são muito menores. 

 

Portanto, investir em EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), uniformes de proteção, sinalizações, avaliações de segurança e procedimentos para cada atividade é fundamental. 

 

E isso tudo precisa fazer parte da cultura da empresa e precisa ser de responsabilidade dos empresários, isso porque toda a gestão relacionada à segurança no trabalho precisa ser feita de maneira adequada e sem negligências.

 

Não se pode achar que investir em segurança do trabalho é um gasto desnecessário!

 

Segurança no trabalho e a sua importância

 

Diferente do que muitas pessoas pensam, a segurança no trabalho não é uma obrigação apenas das grandes empresas, afinal, todas as organizações têm riscos de acidentes e de doenças ocupacionais em seus negócios.

 

Sendo assim, é de extrema importância que elas façam um diagnóstico para reconhecer os riscos e, dessa forma, colocar em prática as medidas corretas de proteção, sejam elas individual ou coletiva.

 

Toda empresa deve atender a legislação específica – a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, as normas regulamentadoras (NR).

 

Por exemplo, na sua empresa há um prontuário de instalações elétricas referente à NR-10 (serviços em eletricidade)? Há Equipamentos de Proteção Individual – EPIs (NR-6)? Há um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-7)? Há Proteção contra Incêndios (NR-23)?

 

Se não houver esses ou outros protocolos/documentos de segurança, é fundamental que se busque a regulamentação. 

 

Afinal, investir em segurança é um bom negócio e muito mais barato do que estar arriscando a própria vida e dos colaboradores. Quer ver por que?

Gastos comuns de empresas que não cuidam da segurança dos colaboradores

 

  • Contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo colaborador acidentado;
  • Gastos com transporte do trabalhador acidentado;
  • Indenizações e ações na justiça trabalhista;
  • Gastos com afastamentos causados por acidentes ou doenças ocupacionais;
  • Prejuízos materiais.

 

Viu porque é importante investir em segurança do trabalho?

 

Além disso, trabalhar em um ambiente seguro gera muito mais confiança aos trabalhadores, há uma diminuição do absenteísmo, há um aumento na produtividade, garante mais responsabilidade social e melhora bastante o ambiente de trabalho.

Agora como implantar a segurança no trabalho? Ou seja, torná-lo mais seguro?

 

  • Investindo em treinamentos internos;
  • Implementando um sistema de gestão e análise;
  • Mantendo as manutenções em dia;
  • Oferecendo EPIs corretos e monitorando seus usos;
  • Promovendo qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores.

 

Dessa forma, o ambiente de trabalho será muito mais seguro e produtivo! E lembre-se sempre: o colaborador deve chegar a empresa com saúde e sair dela com saúde! Isso é fundamental.