Entenda as diferenças entre auxiliar e assistente administrativo

Você sabe a diferença entre o Assistente do Administrador e o Assistente do Administrador? Como muitos pensam que são sinônimos de uma mesma carreira, na prática esses profissionais têm funções e salários diferentes.

 

O auxiliar  administrativo e o assistente administrativo dão suporte à gestão da empresa, mas há uma diferença de nível. Deve-se lembrar que ambas as profissões oferecem excelentes oportunidades, pois são essenciais no dia a dia da maioria das organizações.

 

Quer saber um pouco mais sobre cada uma das profissões e as diferenças entre Assistente Administrativo e Assistente Administrativo? Então você veio ao lugar certo!

 

Qual é a função de um assistente administrativo?

 

Um assistente administrativo é um profissional que assessora um gerente de empresa em questões operacionais. Para isso, é responsável por agilizar os processos administrativos, cuidar da documentação e dos pagamentos, bem como administrar o fluxo de caixa.

 

Obviamente, cada empresa tem características próprias, por isso as funções do Assistente Administrativo podem ser diferentes consoante as necessidades da organização. Mas, em geral, o assistente administrativo desempenha o papel de “braço direito” do gerente.

 

Normalmente, um profissional também deve acompanhar a programação da empresa, emitir faturas e controlar o estoque. Portanto, o assistente administrativo deve ter conhecimentos de informática, ser organizado, responsável, pró-ativo e comunicar-se bem.

 

Onde o Assistente do Administrador pode funcionar?

O Assistente Administrativo é um elo fundamental na gestão empresarial e, portanto, pode atuar em diversas instituições, públicas e privadas. Por exemplo, escritórios, empresas de pessoal, logística, hotéis e outros.

 

Não é necessário estudar em escola de negócios para trabalhar nessa área, mas um curso gratuito de Auxiliar Administrativo ou Área Administrativa é o diferencial tanto do currículo quanto do curso de idiomas.

 

Qual é a função de um assistente administrativo?

Entenda-as-diferencas-entre-auxiliar-e-assistente-administrativo
Entenda-as-diferencas-entre-auxiliar-e-assistente-administrativo

O Assistente Administrativo também é responsável por auxiliar o gerente nos processos administrativos. No entanto, ele desempenha funções menos complexas em comparação com as funções de um assistente.

 

Entre as atividades mais comuns, podemos citar: atender ligações, enviar e-mails, cumprimentar clientes e fornecedores e preencher papéis. Por mais simples que sejam, exigem tempo e dedicação do profissional.

 

Onde o auxiliar administrativo pode atuar?

Os assistentes administrativos podem atuar em diversas áreas, como escritórios, empresas de RH, compras, estoque, vendas, marketing e finanças, entre outras.

 

Você deve se formar no ensino médio para trabalhar como assistente administrativo, mas cursos rápidos podem ser uma ótima maneira de progredir em sua carreira ou conseguir um emprego.

 

Mas qual é a diferença entre o auxiliar e o assistente administrativo?

 

As principais diferenças entre um assistente administrativo e um assistente administrativo são suas funções e salários. Afinal, embora as duas profissões sejam administrativas, há uma diferença de nível.

 

Como vimos, o assistente desempenha funções mais complexas como o braço direito do administrador. Por outro lado, o Assistente Administrativo executa etapas mais simples, mas ainda assim muito importantes para a maioria das organizações.

 

O salário médio de um auxiliar administrativo, segundo pesquisas de mercado, é de R $ 1.680. Enquanto o salário médio de um Assistente Administrativo é de R $ 1.410. Claro que, dependendo da experiência, formação profissional e região, esses valores podem ser maiores ou menores.