Esses aplicativos podem te ajudar a ter um estilo de vida mais sustentável

Vivemos na era do aquecimento global e da crise climática. Mesmo que essas informações sejam controversas, é inegável que o humano modificou o planeta. Poluição em massa, extinção de espécies, desperdício de alimento e fontes de água secando são apenas alguns dos exemplos de resultados ocasionados pela ação de nossa espécie sobre o planeta.

Até a crise pandêmica atual nos lembra da nossa ação sobre o planeta. A origem mais aceita do novo coronavírus foi identificada nos mercados de carne exótica da China. Diante de tantas informações desastrosas, podemos nos sentir impotentes. Mesmo assim, algumas ações simples podem colaborar para um quadro mais positivo. Para isso, a informação necessária pode ser obtida pelo nosso telefone celular.

A crise ambiental de nossa década também é acompanhada pela disseminação das tecnologias móveis. Cada vez mais, os celulares são capazes de substituir um computador. Uma grande inovação e, hoje em dia, altamente conhecida são os aplicativos. Existem apps, como são abreviados, sobre os mais variados temas.

Por isso, resolvemos reunir tecnologia e consciência ambiental numa lista com alguns aplicativos que te ajudarão a ter atitudes mais ecológicas e sustentáveis. Confira:

Manual Etiqueta

Desenvolvido pela Editora Abril, gratuito e disponível apenas iOS, o Manual Etiqueta conta com diversas dicas para que os usuários se informem sobre os impactos ambientais que ações cotidianas geram. O objetivo principal é ser uma fonte de informação confiável.

Com interface minimalista, sua interação é bastante intuitiva. As informações contidas na aplicação são variadas. Existe conteúdo sobre o uso correto da água, a reciclagem de materiais e até a sustentabilidade social.

Pollution

Já imaginou medir a poluição do ar por meio do seu telefone celular? Bom, com o aplicativo Pollution, isso é possível — ou melhor, quase. O programa, na verdade, tem milhares de cidades cadastradas e traz a informação em tempo real por uma associação com o Google Maps. Também gratuito, o app só está disponível para iOS.

My Fun City

Muitas vezes esquecemos que a cidade em que vivemos, mesmo que seja uma grande capital, também faz parte da natureza e do ecossistema do planeta. O My Fun City parte desse princípio, funcionando como uma aplicação de gestão pública sobre serviços como segurança e lazer.

O conteúdo é gerado pelos próprios usuários, que cadastram pontos de interesse nos arredores de suas casas, permitindo a avaliação por visitantes. Em 2013, o aplicativo foi escolhido pela ONU como a melhor plataforma digital de cidadania. Também gratuito, o My Fun City está disponível tanto para iOS, quanto para Android.

Sai Desse Banho

Não é nenhum segredo que o banho é um grande consumidor de água e energia elétrica. De maneira muito divertida, o aplicativo Sai Desse Banho permite que você se conscientize sobre o impacto que cada uma de suas chuveiradas tem.

Ele funciona, basicamente, como um alarme: você programa o período de banho de acordo com as recomendações do próprio aplicativo. Caso demore mais que o planejado, uma música irritante começa a tocar. Isso te força a sair do chuveiro para, ao menos, desligar o alarme.

Receitas Veganas

Por fim, um aplicativo que vai te ajudar a diminuir um dos principais fatores de desmatamento da Amazônia: o consumo de carnes. Para se ter uma ideia, um simples hambúrguer gasta mais água que todos os seus banhos de uma semana. Ou seja, toda diminuição é válida. Assim, um bife a menos na semana já faz toda diferença.

O aplicativo Receitas Veganas, como o próprio nome já indica, traz uma série de receitas completamente a base de vegetais, incluindo uma tabela nutricional. Existe, inclusive, um movimento chamado Segunda Sem Carne em que os adeptos passam todo o primeiro dia útil da semana se alimentando sem produtos de origem animal.