É possível ficar rico investindo em imóveis?

Foto: Freepik

Nos últimos anos, os investimentos têm se popularizado como uma oportunidade para quem deseja realizar bons negócios e ganhar dinheiro.

Entre as opções disponíveis, investir em imóveis é uma das maneiras mais tradicionais para começar a realizar investimentos. Isso porque o mercado imobiliário é uma alternativa segura e rentável de se investir.

Mas a dúvida que muitas pessoas ainda têm é: é possível ficar rico com imóveis? E a resposta é: depende. O seu sucesso com investimentos vai variar conforme o quanto você vai investir e como vai realizar esse investimento.

O interesse é saber que sim, se tornar rico investindo em imóveis é uma realidade possível. Um exemplo disso são os irmãos gêmeos Kelly e Chris Edward, uma dupla de americanos que juntos são donos de mais de oito milhões de dólares em imóveis.

Embora esse seja um exemplo de grande sucesso, você pode começar a ganhar dinheiro com imóveis hoje mesmo, aprendendo sobre o mercado quando o assunto é investimentos e desenhando seu planejamento a longo prazo.

O primeiro passo para ter sucesso ao investir em imóveis, assim como em qualquer outra área, é conhecendo sobre o assunto. Para isso é fundamental estudar o mercado em que você deseja apostar: conheça quais as áreas potenciais da sua cidade, pesquise os preços médios, identifique o surgimento de novos empreendimentos como shoppings ou áreas de acesso.

Um investidor de sucesso sabe qual é o momento para comprar uma casa no Xaxim, a exemplo de um momento de crise em que os preços diminuem. Ou ainda quando colocar o imóvel no mercado, em uma época de valorização e maior busca por unidades na cidade.

Especialistas no mercado imobiliário sugerem para quem deseja iniciar na atividade de investimentos realizar isso em grupo. Um time formado por um advogado, um contador e até mesmo alguém da área da construção civil tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que um único investidor.

Outra dúvida comum dos iniciantes é sobre quanto investir. E na verdade a resposta está mais para onde investir. Imóveis usados podem ser uma ótima alternativa, uma vez que com os reparos certos, tem a chance de oferecer os benefícios procurados pelos clientes por um custo muito menor.

Também vale ficar atento ao investimento em imóveis na planta. Algumas opções costumam ser mais vantajosas do que as outras, uma vez que é possível economizar entre 20% e 30% do valor, recuperando o investimento ao colocar o imóvel no mercado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre investimento em imóveis, veja quais passos você deve seguir para alcançar o sucesso financeiro.

 

Oportunidades de negócio

Quem começa a investir em imóveis está em busca de oportunidades de negócio, quem conhece sabe que é o que não falta no mercado imobiliário.

Entre os motivos pelos quais o investimento em imóveis pode ser considerado um sucesso é a segurança oferecida. Primeiro pela demanda existe, uma vez que todos nós precisamos de um lugar para morar e também trabalhar ao longo de nossa vida.

Em um segundo momento porque esse investimento não sofre influência direta de elementos externos como medidas do governo ou das próprias instituições financeiras, como os bancos.

Outro ponto que faz o investimento ser estável é o seu planejamento a longo prazo. Ou seja, não se trata de uma aposta de risco, como a bolsa de valores, por exemplo, que exige monitoramento constante.

Ainda quando falamos em investimento, não tem como deixar de analisar a inflação. Ao comprar um imóvel, o seu investimento passa a estar protegido pela própria renda que passa a ser gerada, através da inflação aplicada ao setor.

Por fim, quem investe em imóveis pensa em valorização. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que existem cerca de 5 milhões de unidades disponíveis frente à busca de clientes por imóveis que não para de crescer a cada ano.

Esse movimento tem gerado em médio prazo a valorização dos imóveis disponíveis, uma vez que o mercado não consegue sozinho suprir a demanda atual. Em contrapartida, isso gera novas oportunidades para quem dispõe de imóveis para oferecer, a exemplo dos investidores.

 

Geração de renda

‘Ficar rico’ com imóveis está diretamente ligado às oportunidades de renda que podem ser geradas ao investidor. Basicamente, que investir em imóveis e alcançar o sucesso, consegue usufruir de salário constante, sem a necessidade de realizar muito esforço.

Isso porque o comportamento dos clientes revela que existe uma grande parcela de pessoas em busca de imóvel para viver, mas que não dispõe de condições financeiras para estar realizando o investimento que essa compra exige.

Assim quem o investidor de imóveis está gerando a oportunidade para pessoas estarem encontrando uma residência ou o endereço da sua próxima empresa, mesmo com recursos limitados.

Por isso, uma das formas mais vantajosas de investimento imobiliário, com retorno a curto prazo, é a locação. O segredo para o sucesso nesse segmento é escolher os imóveis que os consumidores procuram, sejam eles comerciais ou residenciais, por exemplo.

Dessa forma você pode realizar um investimento objetivo, como em unidades de apartamentos à venda no Batel. Dependendo das condições do imóvel, é possível locar logo em seguida a venda, recuperando quase que imediatamente o valor das parcelas utilizadas para o investimento.

Isso sem contar que esse valor pode crescer levando em conta a inflação, pagamento de taxas e os próprios reajustes realizados ao longo do contrato de locação.

 

Construção de patrimônio e portfólio 

Quando falamos que investir no mercado imobiliário é uma aposta segura, tem a ver com o catálogo de possibilidades que os imóveis geram para o seu proprietário.

Ao aplicar em um imóvel, seja ele um apartamento ou uma casa, você adquire um bem para toda a vida, com oportunidades de geração de renda e até mesmo moradia, se for o caso.

Em um segundo momento, investir em imóveis representa uma segurança financeira para toda a família do investidor, que passa a contar com recursos aplicados que podem ser transferidos para outras gerações.

E por fim os próprios benefícios inerentes a compra. Ao adquirir uma propriedade, o investidor pode se enquadrar na isenção do pagamento do imposto de renda, assim como seguros, hipotecas e despesas ocasionais.

Com pesquisa e planejamento, o investimento em imóveis pode ser o caminho certo para um futuro com capital seguro.

Curtiu? Compartilhe o nosso blog em suas redes sociais!