Funil de vendas: saiba como utilizar

O funil de vendas é uma estratégia de leitura e ação de marketing, que visa qualificar os processos internos e conduzir um lead que se interessa por determinado produto a uma experiência de compra com qualidade, eficiência e satisfação.

Na estrutura principal de um funil de vendas, estão os seguintes aspectos:

  • Tráfego de interessados;
  • Visitantes direcionados;
  • Leads em potencial;
  • Oportunidades de negócio;
  • Clientes conquistados.

O funil de vendas é uma das estratégias do Inbound Marketing (marketing de atração), e visa conquistar os clientes através de um processo de ações e abordagem. No entanto, pouco se encontra na web informações sobre como aplicar o funil de vendas. Foi pensando nisso que produzimos esse artigo. Gostou do assunto? Então venha conosco e confira. 

Como organizar uma estratégia de funil de vendas?

Primeiramente é preciso organizar a sua equipe com o padrão de atendimento que seja voltado ao funil de vendas. Aqui ressaltamos que não importa qual seja o segmento empresarial, pode ser uma empresa que vende mesa rustica de madeira, como também uma loja de roupas.

Logo, levando em consideração a forma com que esses clientes serão direcionados, é preciso adotar um novo padrão de atendimento que seja direcionado para o funil, ou seja,  do tráfego de interessados, até conquistar a venda e o cliente.

Quais são as partes e os procedimentos adotados pelo funil de vendas?

A parte inicial é conhecida como ToFu (top of the funnel), que é onde existe um tráfego de interesse sobre determinado produto e em seguida, um interessado é direcionado, tornando- se um visitante.

No início é o momento em que o cliente se mostra interessado pelo produto/serviço da empresa. Aqui reside a principal etapa, pois esse cliente precisa ser conquistado e direcionado para MoFu (middle of the funnel). Logo, se for uma empresa que vende balcão refrigerado pequeno, por exemplo, é necessário detectar todas as necessidades desse cliente e trabalhar de forma a suprir e oferecer uma experiência imersiva de atendimento.

Tendo direcionado o cliente ao “meio do funil”, já está caracterizado como um lead em potencial. Teoricamente ele já decidiu pelo atendimento inicial, que sua empresa tem o que ele precisa, só que é necessário empenho do atendimento para finalizar esse processo.

É necessário fornecer ao lead mais do que um bom preço, é necessário oferecer as garantias, constatar a satisfação e principalmente dar segurança para a compra.

Com isso o cliente é direcionado para o BoFu (bottom of the funnel), ou fundo do funil. Aqui, se for uma empresa que vende motor weg 2cv, por exemplo, é o momento que ele vai finalizar a compra. Só que ainda não está garantido, é preciso um acompanhamento cauteloso para que o cliente não venha a desistir de última hora e colocar em xeque todos os processos anteriores.

As estratégias de marketing ajudam a trazer clientes ao funil de vendas

Para finalizar, gostaríamos de ressaltar que a estratégia do funil de vendas é muito importante não só para aumentar o número de conversões, como também para criar um padrão de atendimento para sua empresa.

Ressaltamos como dica ao nosso leitor que estratégias de marketing de conteúdo são muito eficazes para gerar tráfego de interessados, aquele primeiro pilar do funil de vendas.

Lembre-se sempre que a propaganda e a exposição precisam ser ininterruptas e com isso, sua empresa tende a dar novos passos e alcançar um novo patamar.

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