Imigração: vantagens e desvantagens

Pode-se dizer que a imigração é um dos assuntos mais discutidos e comentados, tanto nas escolas, quanto em jornais e notícias, por ser algo que acontece muito, desde séculos passados.

Além disso, as imigrações são causadas por motivos bem preocupantes e recorrentes, que merecem um pouco mais da nossa atenção, para tentar amenizá-los, e assim, podermos acabar com as imigrações indesejadas que acontecem por milhares de pessoas, todos os anos.

Entretanto, a imigração ainda é um assunto que muitas pessoas desconhecem, ou não sabem de algumas características da mesma, e tendo isso em mente, decidimos vir aqui falar um pouco mais sobre ela.

Vamos explicar detalhadamente o que é a imigração, quais são as suas vantagens e quais são as suas desvantagens, além de, quais são os principais motivos que levam uma pessoa a cometer a imigração.

O que é imigração?

A imigração é o ato em que uma pessoa entra em um país para começar a viver no mesmo, podendo se dizer que é o ato contrário da emigração, que é quando o indivíduo sai do seu país para ir morar em outro. Vale lembrar que, dependendo do ponto de vista, o indivíduo pode ser um imigrante ou um emigrante.

Caso o indivíduo que esteja tendo tal análise more no país destino da pessoa que migrou, pode-se afirmar que na vista dessa pessoa, o migrante será um imigrante, e caso o indivíduo pertença ao país que o migrante saiu, este migrante será um emigrante em relação a visão dessa pessoa.

Tendo isso em mente, você já sabe exatamente o que é a imigração, entretanto, falta saber quais são os principais motivos que levam uma pessoa a fazê-la, que acredite, você irá se surpreender.

Temos diversos casos, entre eles, podemos citar aquelas pessoas que sonham em mudar para outro país, para ter uma vida totalmente diferente, ter uma qualidade de vida melhor, criar outros hábitos, entre outros.

Também temos aquelas pessoas que migram por conta de oportunidades de trabalho ou estudo em outros países, que pode ser dito que esta é a meta de milhares de pessoas, inclusive de alguns brasileiros, por conta de ser uma experiência única, além de trazer diversos benefícios e vantagens.

Entretanto, também devemos citar os casos em que as pessoas fazem a imigração por conta de desastres ambientais, guerras e perseguições, que podem ser políticas, étnicas ou até mesmo culturais, algo que é bem preocupante, certo?

Agora que você já sabe o que é a imigração e porque as pessoas costumam fazê-la, você está totalmente preparado para ver as vantagens e as desvantagens que o imigrante pode receber.

Vantagens para o imigrante

Como foi citado acima, agora você verá as vantagens que o imigrante pode ter (nem sempre), quando ele faz a migração para algum país.

Qualidade de vida

Claro que vai depender do país de origem e de destino do imigrante, entretanto, na grande maioria das vezes, quando acontece a imigração, o indivíduo consegue se deparar com uma qualidade de vida superior àquela que ele tinha em seu país de origem.

Também pode-se dizer que esta qualidade de vida, muitas das vezes acaba se tornando um motivo para que a pessoa faça a imigração.

Condições financeiras

As condições financeiras também contam como uma vantagem para o imigrante, tendo em vista que normalmente o imigrante faz a migração para um país que tenha oportunidades e salários maiores do que em seu país de origem, fazendo assim, com que suas condições financeiras melhorem.

Acesso aos condicionalismos demográficos do país

Quando o imigrante migra para um país, começando a viver no mesmo, é certo que este imigrante ficará exposto a todas condições demográficas do país destino, certo? Essa pode ser outra grande vantagem, por conta de que na maioria das vezes, tais condições acabam sendo melhores do que a do seu país de origem.

Desvantagens para o imigrante

Agora, você verá algumas das desvantagens que os imigrantes acabam enfrentando quando vão para outros países, que normalmente, são bem desgastados e difíceis de lidar.

Discriminação

A primeira desvantagem, é provavelmente a pior de todas, são as discriminações que o imigrante costuma sofrer no país de destino, por conta de que, grande parte da população deste país começa a enxergar o imigrante como um ladrão, que roubou as oportunidades das pessoas que nasceram ali.

Tais discriminações podem ser observadas em diversas situações, como nas escolas, faculdades, trabalhos, e ao longo de todo o dia a dia da pessoa.

Adaptação

Outra desvantagem enorme para aquelas pessoas que acabam fazendo a imigração, é a fase de adaptação, por conta de que a pessoa é obrigada a se adaptar com outras pessoas, outras culturas, costumes, crenças e até mesmo rotina, da qual ela estava acostumada.

Com isso, você já sabe de tudo sobre a imigração, e pode-se dizer que você está totalmente dentro deste assunto que é fundamental na atualidade, tanto para vestibulares, que cobram este assunto por frequência, quanto para o seu dia a dia.