A importância da letra cursiva na alfabetização

No primeiro contato das crianças com a escrita, há diversos detalhes que contribuem de forma significativa para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Saiba qual a importância da letra cursiva na alfabetização.

A escrita é ensinada no ensino primário com entusiasmo, apesar do uso maciço no ensino médio e na vida adulta. Seus defensores dizem que a letra cursiva é fundamental na alfabetização, ou seja, nos primeiros contatos das crianças com a escrita.

Letra cursiva: Por que é importante no aprendizado?

Diversos cientistas descobriram em suas pesquisas que aprender a escrever usando o formato de letra cursiva é essencial para estimular o processo cognitivo das crianças, principalmente, para o treinamento do cérebro.

Diferentemente da digitação do teclado e da prática visual, de acordo com estudos de varreduras cerebrais, muitas partes do cérebro são co-ativadas durante a alfabetização com o treinamento de escrita através de atividades com o alfabeto cursivo.

Encontramos um ótimo benefício a partir desse processo de escrita, uma vez que produzir a letra cursiva de forma legível exige um nível de controle motor específico nos dedos, já que as crianças vão precisar prestar atenção e pensar sobre o que estão fazendo e como estão fazendo.

Em alguns dos estudos realizados com tomografia cerebral, os resultados revelaram que a caligrafia ajuda no processo de ativação das áreas do cérebro que não se envolvem com o hábito de digitar no teclado, por exemplo.

Em geral, muitos dos benefícios da escrita cursiva derivam simplesmente do mecanismo de rastreamento de letras.

Ao aprender caligrafia, mesmo que seja maiúscula, o cérebro infantil passa a:

  • Distinguir uma linha das outras.
  • Estimular a aprendizagem e memorização do tamanho apropriado, a obliquidade da forma geral e o recurso detalhado das letras.
  • Desenvolver as principais habilidades de categorização.

O método de escrita usando a letra cursiva traz diversos benefícios sobre a escrita em letra de forma, pois os movimentos, por sua vez, são mais complexos, incluindo menos letras estereotipadas, além da necessidade de ampliar o reconhecimento visual, a qual cria uma variedade maior de representação. Além disso, a escrita cursiva é mais rápida e mais atraente para os alunos, pois proporciona a eles um maior senso de estilo pessoal e de pertencimento.

 

Agora que já sabe a importância da letra cursiva na educação de seus filhos, não deixe de praticá-las! Em breve nosso site trará mais notícias que podem ajudar você e a sua família!