Inscrição Municipal: O Que É e Como Imprimir O Comprovante?

Você já sabe o que é Inscrição Municipal e como imprimir o comprovante?

 

Hoje em dia, existe um grande número de pessoas que estão empreendendo o seu próprio negócio.

 

Isso pode estar relacionado ao mercado de trabalho, que têm sofrido várias mudanças, desse modo, diversas pessoas estão optando por esse caminho ou ainda estão planejando começar o seu próprio negócio.

 

No entanto, devido a todas as burocracias, há muitos que acabam desistindo ou ficam com receio de ter que enfrentar várias etapas, sendo uma delas a obtenção da Inscrição Municipal.

 

Portanto, continue lendo esse conteúdo para saber mais sobre o assunto e como imprimir o comprovante!

 

Inscrição Municipal

 

 

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a inscrição municipal e que ela é necessária para quem possui o seu próprio negócio ou deseja começar a empreender.

 

Sem dúvida, é essencial entender melhor o que é e para que serve a inscrição municipal, já que esse é um dos passos mais importantes durante o processo de abertura da sua empresa.

 

Afinal, como dito antes, começar a empreender por conta própria tornou-se o sonho de diversas pessoas.

 

Todavia, para realizar esse sonho, é preciso passar por uma série de obstáculos que estão relacionados com questões mais burocráticas de legalização da empresas e que tendem a gerar várias dúvidas, como por exemplo, a inscrição municipal.

 

Desse modo, continue lendo para entender melhor o que é e qual a sua importância.

 

O que é inscrição municipal?

 

Após abrir o seu próprio negócio, você deve registrá-lo na Junta Comercial e, logo depois, é importante cadastrar a sua empresa na prefeitura do município onde ela está localizada.

 

Isso porque, a prefeitura irá fornecer para você um número de identificação municipal, que por sua vez, é a primeira etapa para a sua empresa começar a funcionar.

 

Ou seja, esse número é como uma espécie de permissão para que o seu negócio comece a funcionar.

 

Assim sendo, essa identificação pode possuir diferentes nomes, sendo conhecida como Cadastro Mobiliário, CCM (Cadastro do Contribuinte Mobiliário), Alvará e Inscrição Municipal.

 

Na verdade, o nome tende a variar de acordo com a aplicação e localidade onde a sua empresa irá atuar

 

De forma básica, a inscrição municipal, que é responsável por identificar o contribuinte no Cadastro Tributário Municipal, possui direta relação com o Imposto sobre Prestação de Serviço (ISS).

 

Ou seja, se a sua empresa é uma prestadora de serviços, então, essa identificação é essencial para que você possa emitir notas fiscais aos trabalhos prestados.

 

No entanto, caso o seu negócio esteja relacionado com mercadorias, será necessário tanto a inscrição municipal quanto a estadual também.

 

Se esse não for o seu caso, então poderá emitir as notas de vendas de serviços e, quando for comprar alguma mercadoria, é só informar que o seu negócio não é contribuinte do ICMS, ou seja, isento de inscrição Estadual.

 

Como emitir o comprovante de inscrição municipal?

Mas, afinal, o que é preciso e como emitir o comprovante de inscrição municipal?

 

Sem dúvida, toda essa burocracia pode fazer com que várias pessoas acabem desistindo de abrir o seu próprio negócio.

 

Assim sendo, para emitir o comprovante, será preciso ter em mãos alguns documentos que a prefeitura pede.

 

Geralmente, os documentos necessários podem variar de acordo com cada município. No entanto, os mais comuns são:

 

  •   RG;
  •   CPF;
  •   CNPJ;
  •   Comprovante de endereço de residência e da empresa.

 

Emitir esse comprovante pode parecer um trabalho um tanto quanto complicado.

 

Desse modo, para facilitar todo esse processo, conte com uma empresa de contabilidade online, que o ajudará de maneira eficiente e segura.

 

Onde consultar Inscrição Municipal?

 

https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-mulher-livros-mesa-3747455/

 

Para consultar a sua Inscrição Municipal, é bem simples e fácil de fazer, basta seguir esse passo a passo:

 

  •   Em primeiro lugar, acesse o site do INFORME;
  •   No campo de CNPJ, você deve digitar o CNPJ de sua empresa;
  •   Já no campo abaixo, digite os números que aparecem na tela;
  •   Em seguida, clique em entrar

 

Desse modo, uma ficha irá aparecer, contendo os dados da sua empresa, até mesmo o número de inscrição municipal.

 

Ou então, existe uma outra opção, pois, também possível consultar através do site da prefeitura de sua cidade.

 

Conclusão

Você sempre sonhou em abrir o seu negócio próprio?

Bem, caso esse seja o seu objetivo, saiba que a inscrição municipal é uma das etapas mais importantes desse processo.

Para emiti-la, é preciso conferir quais documentos são precisos, de acordo com a prefeitura da sua cidade. Para auxiliá-lo melhor durante esse processo, contrate uma empresa de contabilidade online!

 

Por fim, caso ainda tenha alguma dúvida em relação ao assunto ou queira acrescentar a sua opinião, não esqueça de deixar um comentário!