Inteligências artificiais presentes na nossa rotina

De fato, a inteligência artificial é uma realidade muito presente nas nossas vidas. É tão presente que nós quase não conseguimos perceber. Nesse sentido, resolvemos trazer pra vocês algumas das principais inteligências artificiais que estão presentes na nossa rotina e que nós nem sabíamos. Pois é! Não tenho dúvidas de que você vai se impressionar com o que vamos apresentar pra vocês hoje!

Sem dúvidas, a maioria das pessoas já conhece alguns dos tipos mais populares de inteligências artificiais. Mas, na verdade, são poucos os que usam delas ao seu favor e não temem com tanta veemência como os conspirados. Contudo, é muito interessante nós conhecermos essas novas ferramentas que podem facilitar nossas vidas. Fique conosco até o final pra conhecer todas elas!

Sendo assim, se você é novo aqui no nosso site, eu te dou as minhas mais sinceras boas-vindas! Estamos trabalhando duro para entregar os melhores conteúdos para vocês, sempre inovando no nosso modo de escrever e distribuir esses conteúdos. Se você ficou interessado em conhecer o nosso trabalho, basta acessar o nosso site e ler os nossos conteúdos passados. Tem muita coisa boa por lá!

Enfim, que tal nós irmos direto ao assunto, hein? Será que as inteligências artificiais vão dominar o mundo ou subjugar os humanos?! Deixamos isso para as séries de ficção científica da Netflix! Aqui nós vamos conhecer as principais inteligências artificiais que estão na nossa rotina diariamente e nem nos damos conta! Desejo a você uma boa e agradável leitura. Deixe seu feedback abaixo; vamos lá!

Inteligência Artificial e nossa rotina

Primeiramente, quando falamos em inteligência artificial, o mais comum de termos acesso quase que a todo momento são as assistentes virtuais. Isso porque elas se encontram na maioria dos smartphones…pois é! Lembra da Siri, usada no iPhone?! E que tal a Alexa, que nós gostamos tanto de conversar com ela pelo aparelho da Amazon? Temos também a Google Assistente.

E tudo isso nos nossos celulares e aparelhos! Com elas, nós podemos fazer diversas coisas, bem como fazer compras somente com a voz, pedir músicas e, inclusive, conversar! Loucura, não é verdade?! Mas as novas gerações já estão acostumadas com isso, por isso, acaba sendo apenas mais uma coisa da nossa rotina…pois é. Mas é extraordinário a inteligência artificial por trás disso!

Em seguida, nós temos o Atendimento ao Cliente, comumente conhecido como chatbot. Eles são exemplos claros de robôs sem corpo que simulam seres humanos por meio de conversas em chat. Claro que acabou sendo usado como uma ferramenta de atendimento, o que acaba facilitando e muito esse setor da empresa. Então, até mesmo os chats são inteligência artificial, na maioria!

E o que é mais comum no nosso dia a dia do que os serviços de streaming?! Todos nós usamos Netflix, Amazon Prime e muitos outros. Sem dizer os streamings de áudio, como Spotify, Deezer e muitos outros. Todos eles são inteligências artificiais! Eles trabalham por meio do sistema de recomendações relevantes. Então, todas as músicas, podcasts, filmes e séries sugeridos vem deles!

E os nossos queridos bancos que se tornaram, em sua maioria, digitais?! Será que também existe algum tipo de inteligência artificial ali?! A verdade é que sim! Eles são usados para automatizar e também otimizar alguns dos processos mais simples das instituições, assim como o uso dos chatbots que foram citados acima!

Tipos de inteligências artificiais

Por mais que tenhamos mostrado pra vocês muitas das inteligências artificiais usadas no nosso dia a dia, a verdade é que existem muitos tipos. Vamos apresentar pra vocês de maneira resumida para que vocês entendam com facilidade. Em primeiro lugar, nós temos a Machine Learning. É usado redes neurais onde essa inteligência artificial possui como que “neurônios humanos”.

Então, por meio de experiência própria, aprendendo, eles podem modificar os seus comportamentos de forma 100% autônoma. É quase que um robô consciente. Em seguida, nós temos o Deep Learning, que também usa de redes neurais, só que com muitas camadas de processamento, ou aprendizado. Dessa forma, eles podem aprender padrões muito mais complexos que o citado acima.

Além disso, podem processar uma quantidade imensa de dados, em menos tempo. Por fim, temos o Processamento de Linguagem Natural, ou PLN. Esse é extremamente especializado que entende e simula linguagem humana. Talvez, esse seja o mais próximo das ficções científicas que podemos chegar, quando se trata de um apocalipse robótico! Claro que ainda temos a Visão Computacional.

Esse é um tipo de inteligência artificial que usam para reconhecimento facial e de imagens. Então, ele é usado na identificação de códigos, etiquetas e essas coisas.