Veja por que saber matemática pode te ajudar no dia a dia

 

A matemática pode ser considerada a inimiga de muitos estudantes desde cedo, nos primeiros anos da escola. A matéria não chega a agradar muita gente, que desiste logo de cara do gosto pela disciplina. Ao longo dos anos na escola e no colégio, se esse gosto não mudar, os alunos declaram não ser “de exatas”, e vão buscar os cursos que dão prioridade para as ciências humanas ou biológicas.

No entanto, a ideia de que uma disciplina não tem muita importância é bastante errada e não condiz exatamente com a realidade. A matemática básica está no dia a dia de todo mundo, em pontos muito importantes para a vida mesmo de pessoas que preferem história, geografia e biologia a matemática, física e química.

Há algumas situações óbvias na rotina que qualquer um vai ter que fazer algumas contas. Já de manhã, pegando o troco do pão na padaria, você vai ter que somar as moedinhas para ver se está tudo certo. Mas esses exemplos práticos são óbvios, e há muito mais de proveito para tirar da matemática além dos cálculos do dia a dia.

Algumas habilidades são desenvolvidas pelo conhecimento dessa disciplina ou simplesmente pelo simples fato de exercitar o cérebro ao fazer uma conta. Agora, vamos te mostrar algumas formas que provam como a matemática pode te ajudar no dia a dia. Confira os motivos!

Raciocínio lógico

Um dos principais benefícios de estudar e conhecer a matemática é que a grande quantidade de cálculos, fórmulas, tabelas e gráficos tem capacidade de desenvolver o raciocínio lógico no ser humano. Com esse recurso, é possível conectar a relação lógica entre uma coisa e outra.

A matemática acaba se tornando um exercício para o cérebro. Cientificamente, é possível comprovar que fazer contas e mexer com fórmulas reforçam as atividades neurológicas e estimulam o raciocínio. Os neurônios instigam o estudante a buscar o resultado das operações, gerando criatividade na pessoa. Com isso, o aluno fica mais preparado para desenvolver outras habilidades que ainda vamos ver a seguir neste texto.

Criatividade

Como a matemática estimula o pensamento e o raciocínio, ela também é capaz de desenvolver a criatividade na cabeça das pessoas. Se essa habilidade for estimulada desde cedo, os números vão fazer com que as crianças cresçam mais criativas. Por isso, o uso da matemática vai muito além dos números, cálculos e das ciências exatas.

Pessoas criativas estão mais propícias a atuar em campos do conhecimento diferentes, como nas artes, na comunicação, no marketing e até na gestão e administração de negócios e equipes. Sim! Quem gosta de matemática pode estar mais propensa a se tornar um artista no futuro!

Capacidade de investigação

A matemática também desenvolve a capacidade de investigação nas pessoas. Para resolver os principais cálculos, é preciso sempre checar como as contas estão sendo feitas ao longo das fórmulas.

Por isso, essa matéria faz com que as pessoas exercitem o ato de se questionar e ir a fundo em algumas situações, evitando aceitar passivamente qualquer informação. É possível dizer, então, que a matemática estimula o pensamento crítico.

Solução de problemas

Mais uma habilidade a ser desenvolvida pela matemática que será muito importante tanto na vida pessoal como na vida pessoal: a capacidade de solucionar problemas. Isso pode parecer um pouco abstrato nas apostilas. Mas enquanto um aluno está fazendo um exercício de álgebra, por exemplo, ele estará resolvendo um problema.

Então, essa busca pela solução é algo que precisa estar na vida das pessoas para conseguir não ficar emperrado em situações problemáticas tanto num emprego como na vida pessoal.

Vida profissional

Saber matemática pode abrir as portas para muitas profissões e para algumas das carreiras que mais aparecem em alta no mercado de trabalho atual. Primeiro porque a matemática abre portas para as melhores faculdades de engenharia do Brasil – e de qualquer curso, já que é uma disciplina muito importante no Enem e nos vestibulares.

Além disso, saber os principais conceitos básicos, intermediários e avançados dessa disciplina pode fazer com que você se interesse por algumas das profissões em alta. Entre elas, está a carreira de programador e desenvolvedor, muito procurada por quem busca uma profissão com mercado aquecido e boas remunerações.

Vida financeira

A matemática é, sim, importante para contar o troco do pão e do café na padaria. Mas, muito mais que isso, ela pode ser o diferencial na vida financeira de qualquer um. A matemática financeira tem um contexto mais complexo, que aborda muitos itens da economia, como juros simples e compostos, amortização, montante e variações de renda.

Ter algum conhecimento sobre tudo isso pode ser fundamental para cuidar das finanças, do que entra e sai de dinheiro todo mês e, de quebra, entender quais são as melhores formas de investir o capital de acordo com os objetivos individuais da pessoa.