Conheça os motivos para implementar a NR 12

Hoje em dia, uma das normas regulamentadoras mais importantes é a NR-12, que estabelece as regras de trabalho para profissionais que são responsáveis por operar máquinas e equipamentos.

A maior parte de acidentes de trabalho é de dentro das fábricas, e isso é consequência da falta de proteção e do uso incorreto dos instrumentos do trabalho, logo, é falta de conhecimento na NR-12.

Pensando nisso, decidimos fazer o presente artigo com algumas orientações para nossos leitores. Confira!

Motivo para implementar a NR-12 na indústria

Seguir a risca as normas previstas na NR 12 é a forma de assegurar a proteção de todos os profissionais, que possuem contato direto e diário com equipamentos, máquinas e ferramentas que podem causar perigo.

A maioria dos acidentes que acontecem no local de trabalho, principalmente dentro de fábricas, acabam ocorrendo pela falta da manutenção correta desses equipamentos.

A má sinalização e a ausência de comunicação adequada também são problemas.

Geralmente, essas questões são levadas em conta apenas quando há alguma situação bem grave, algo que coloca em risco a vida desses profissionais.

Por esses motivos, é tão importante realizar uma análise de risco para NR 12 e se precaver quanto esse tipo de problema.

Além de ser benéfico para a segurança dos funcionários, também diminuir a chance da empresa contratante vir a ter problemas jurídicos decorrente desse tipo de problema no futuro.

A importância dos dispositivos automatizados de parada e desligamento de emergência para as empresas

Entre os dispositivos automatizados mais importantes para manter a segurança do trabalho com máquinas e equipamentos, podemos indicar os relés e outros equipamentos de parada de emergência.

Esses equipamentos são capazes de realizar autotestes em diversos tipos de máquinas, verificando aspectos referentes ao funcionamento adequado.

Caso sejam detectados problemas, os dispositivos de parada de emergência são capazes de emitir sinais de alerta, com o intuito de informar as ocorrências.

Ademais, os relés e outros dispositivos desse tipo são capazes de desativar as máquinas em situações de perigo iminente.

Há, também, os equipamentos que desligam o fornecimento de energia elétrica de máquinas quando há riscos de choque elétrico.

Ou seja, com a aplicação dessas soluções, é possível evitar acidentes de maneira muito mais ágil, visto que o desligamento das máquinas envolvidas em situações em que o risco é iminente é feito de maneira automática.

Afinal, quais são os riscos do descumprimento da NR 12 pelas indústrias?

Em linhas gerais, podemos dizer que há alguns tipos de riscos para as indústrias que não implementam as medidas de segurança previstas pela NR 12.

Esses riscos dizem respeito a sinistros causadores de prejuízos, acidentes de trabalho e a possíveis processos jurídicos.

Para cada um desses tipos de riscos, tem ônus específicos, que podem impactar de maneira decisiva nos resultados de uma empresa.

 

E ai caro leitor do blog, gostou de saber um pouco mais sobre a aplicação da NR12? Aproveite o espaço abaixo e deixe o seu comentário!