Por que não consigo fazer nenhum cartão de crédito? Entenda os motivos

Contar com o benefício de possuir um cartão de crédito, pode simplificar muito a vida financeira dos consumidores, pois trata-se de uma ferramenta simples que atua como uma forma de pagamento eletrônica que permite facilidades como opção de parcelamento de compras, prazo de até 40 dias para pagar sua compra e ainda possibilita a escolha de uma data mensal de pagamento que atue em harmonia com a data de recebimento da sua receita.

Entretanto, atualmente muitos brasileiros têm seus pedidos de cartão de crédito negados, mesmo estando com os seus nomes limpos, isso acontece porque os parâmetros utilizados no processo de análise de crédito, artifício que considera a possibilidade de inadimplência do consumidor, determina a partir desta avaliação criteriosa e prudente que existe um alto risco da instituição financeira não receber o dinheiro emprestado.

Ou seja, para conseguir fazer um cartão de crédito os consumidores precisam comprovar para a instituição financeira que possuem capacidade de arcar com o pagamento das suas dívidas futuras e evitará inadimplência. Para esclarecer todas as dúvidas sobre cartão de crédito negado fizemos uma relação com os principais motivos para o pedido de cartão de crédito não ser aprovado e ainda separamos algumas dicas para ter cartão aprovado.

Principais motivos para o pedido de cartão de crédito não ser aprovado

Para determinar se um pedido de crédito será aprovado ou recusado a financeira  utiliza regras internas que são avaliadas através da análise de crédito, mas vale destacar que as instituições normalmente costumam conceder crédito para os seus bons clientes, mesmo que os mesmos possuam algumas restrições externas.

1 – Análise da sua situação cadastral do CPF e nome

A situação do CPF do consumidor solicitante é avaliada para saber se possui situação cadastral regular e se apresenta cadastro junto a órgãos de proteção ao crédito, como o SPC, Serasa ou SCPC. Essa consulta ocorre para avaliar o risco de inadimplência para a instituição financeira, para que as mesmas não concedam crédito a pessoas endividadas que não conseguem honrar com suas dívidas ou que estão com o documento irregular.

Você mesmo pode usar os sites e aplicativos dos principais Órgãos de Proteção ao Crédito (SPC, Serasa e SCPC) para consultar nome sujo gratuitamente (confira no link como fazer).

2 – Análise do seu perfil de crédito

O perfil de crédito mostra a situação econômica do consumidor solicitante para que seja possível identificar a sua capacidade econômica para a concessão do crédito. A verificação do perfil de crédito é feita através de consulta a base de dados estatística da ferramenta Score de crédito, disponibilizada por Órgãos de Proteção ao Crédito, que determina através de uma pontuação a chance do consumidor pagar as contas em seu nome em dia nos próximos 12 meses.

3 – Análise do seu histórico devedor ou de dívidas

O histórico devedor abrange uma consulta interna, a chamada lista de restrição interna das instituições financeiras e ao banco de dados do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SRC), que inclui dados de todas as informações de movimentação de crédito dos consumidores. Ambas as consultas visam verificar se os pagamentos do consumidor estão em dia ou atrasados e avaliar o perfil do mesmo como pagador.

4 – Análise da sua capacidade de pagamento

A instituição também avalia se o consumidor solicitante terá ao seu dispor, na sua receita atual, o valor mensal destinado ao pagamento do cartão de crédito solicitado. Como citamos no início deste artigo é imprescindível comprovar que possui disponível na sua renda mensal uma verba para pagar as faturas do cartão crédito solicitado.

Após identificar o motivo que pode ter lhe causado uma negativa no pedido de cartão de crédito, basta solucionar a sua pendência, antes de tentar novamente, afinal de contas as instituições financeiras só concedem seus serviços de crédito a consumidores que atendem às suas exigências.

Dicas para conseguir ter cartão de crédito aprovado

Após resolver as questões que estão fazendo com que você não consiga fazer o seu sonhado cartão de crédito, basta se organizar e fazer um planejamento financeiro para que além de manter o seu orçamento mensal sob controle, você ainda consiga modificar seu perfil de crédito para se tornar um bom pagador.

Ao criar um bom planejamento o consumidor ainda terá muitas outras vantagens que vão agregar valor à sua vontade ou necessidade de possuir um cartão de crédito, afinal de contas, o mesmo será capaz de pagar suas contas em dia, apresentar perfil de bom pagador, ter um histórico devedor com movimentações com menor risco de inadimplência e automaticamente aprender a se organizar para adquirir bens de longo, médio e curto prazo de maneira mais realista.

Outra dica bacana para aqueles que buscam conseguir crédito no mercado é manter seus cadastros junto aos bancos de dados dos órgãos de proteção ao crédito sempre atualizados, pois com a implementação da nova lei do Cadastro Positivo, que torna automática a inclusão de pessoas físicas e jurídicas no banco de dados destas instituições de crédito, a concessão do crédito pode se tornar mais fácil.

A nossa última recomendação é consultar e manter atualizada a situação cadastral do seu CPF junto à Receita Federal, pois caso o mesmo esteja em situação irregular o cidadão que possui alguma pendência fica impedido de abrir ou movimentar suas contas bancárias, tirar passaporte, realizar compra e venda de imóveis e de adquirir qualquer tipo de financiamento.

Caso ainda tenha duvidas, entre em contato, ficaremos felizes em ajudar!