O ‘efeito segunda-feira’ está afetando a entrega de pacotes da Amazon

Fatores humanos como o efeito segunda-feira, também conhecido como “monday blues” prejudicam o desempenho da cadeia de suprimentos as segundas-feiras.

O “efeito segunda-feira” é real – e está afetando a entrega de pacotes da Amazon. É o que diz o pesquisador Oliver Yao, professor de análise de decisão e tecnologia na Faculdade de Negócios da Universidade de Lehigh.

Ele descobriu que o “efeito segunda-feira” – a decepção de retornar ao trabalho após um fim de semana, documentado para impactar finanças, produtividade e psicologia – também afeta negativamente as cadeias de suprimentos.

Trabalhando com pesquisadores da Universidade de Maryland e da Califórnia, San Diego. Yao descobriu que as interrupções do processo que ocorrem quando as operações são encerradas no fim de semana, junto com fatores humanos como o “Monday blues”.  Prejudicam o desempenho da cadeia de suprimentos às segundas-feiras. Isso significa mais tempo entre o recebimento e a remessa de um pedido de compra, além de mais erros no atendimento do pedido conforme pesquisa do Empregador Web.

É o primeiro estudo a analisar o impacto do “efeito segunda-feira” nas cadeias de suprimentos.  A sequência de processos que movem um produto ou serviço da criação para o cliente. As descobertas foram publicadas em um novo artigo, “Variações de desempenho do ‘efeito segunda-feira’ no cumprimento da cadeia de suprimentos: como as compras ativadas por TI podem “ajudar”, aparecendo na pesquisa de sistemas de informação . Os co-autores são Martin Dresner da Robert H. Smith School of Business da Universidade de Maryland e Kevin Xiaoguo Zhu da Rady School of Management da University of California, San Diego.

o efeito segunda-feira
o efeito segunda-feira

Atrasos significativos no envio

Yao e seus colegas usaram um conjunto de dados de mais de 800.000 registros de transações.  Dados coletados durante um período de 12 meses da Administração de Serviços Gerais dos EUA, para analisar as variações no desempenho das operações por dias da semana. Eles também analisaram dados de pedidos e atendimento de uma das maiores redes de supermercados da China.

Eles descobriram que o “efeito segunda-feira” foi predominante e significativo. Por exemplo, o tempo entre o recebimento de um pedido de compra e o envio é 9,68% mais longo às segundas-feiras do que em outros dias da semana, em média, disse Yao, que detém o cargo de professor de geórgia N. Beckwith ’32. As segundas-feiras, ao que parece, estão sujeitas a impactos relacionados a processos e humanos.’

Os fins de semana criam gargalos nos centros de distribuição que são enfrentados às segundas-feiras.  A  medida que os pedidos são processados, selecionados, organizados e enviados aos clientes. Os seres humanos que concluem as atividades de processamento são afetados pelo ajuste ao retorno ao trabalho, mais propensos a erros e menos eficientes.

A maioria dos gerentes da cadeia de suprimentos não tem conhecimento desse impacto, disse Yao. Mas eles podem tomar medidas para combater o “efeito segunda-feira”.

Combate ao “efeito segunda-feira”

As estratégias incluem aumento de pessoal às segundas-feiras (ou em qualquer dia que retorne de um intervalo, incluindo feriados).  Menos reuniões de segunda-feira e atividades de incumprimento, melhor treinamento, salários adicionais ou melhoras, como café gratuito ou palestras motivacionais e verificação dupla na segunda-feira trabalhos.

A maneira mais eficaz de reduzir o déficit de desempenho na segunda-feira é integrar soluções tecnológicas.  Como sistemas automatizados de processamento de pedidos, disse Yao, que descobriu que o uso de mercados eletrônicos pode melhorar o desempenho na segunda-feira em até 90%.

Por exemplo, a tecnologia reduz a diferença de desempenho na segunda-feira em 94% no tempo do pedido até o envio, 71% no total de pedidos atendidos e 80% na parte das remessas com números incorretos de produtos.

A tecnologia foi mais útil em pedidos de produtos especializados, adquiridos com menos frequência ou de alto valor, sobre os quais os funcionários podem ter menos conhecimento.

“A tecnologia é mais útil na substituição do trabalho quando os humanos são mais propensos a cometer erros”, disseram os pesquisadores. “Os computadores evitam possíveis efeitos humanos resultantes do fim de semana”.  Afinal, para computadores e máquinas, as segundas-feiras são apenas mais um dia.