O que é marketing

Afinal, o que é marketing? Você pode nem estar ciente disso, mas é o tempo todo em nossa vida. O marketing está no seu smartphone quando você vê uma postagem da marca nas redes sociais. Está nas ruas, em outdoors, em vitrines e vitrines. Ele pode ser encontrado no rótulo da sua roupa e na embalagem dos produtos que você utiliza.

 

Se você está pensando em fazer faculdade nessa área, seria bom começar a entender o que é marketing e como ele afeta a vida das pessoas. O objetivo desta atividade não é apenas vender, mas também construir relações com o público e criar uma percepção positiva de uma determinada marca para que esta possa reforçar a sua presença no mercado.

 

Você está interessado nesses tópicos? Então, você quer entender melhor como funciona o marketing! A seguir, você entenderá o que é marketing, como ele surgiu e se desenvolveu ao longo dos anos e qual é o mercado de trabalho nessa área. Siga agora!

 

O QUE É MARKETING?

O marketing é uma atividade que visa a criação de valor para um público associado a uma marca. Ao fornecer propostas valiosas, organizações: empresas, associações, órgãos governamentais, órgãos públicos, ONGs, etc. – conseguem atender às necessidades do público, conquistar seu espaço e obter o lucro necessário para sobreviver e competir no mercado.

 

Para compreender a definição de mkt (abreviatura pela qual é frequentemente denominado marketing), é interessante recorrer a quem representa os profissionais da área. A American Marketing Association é uma das organizações mais reconhecidas e define o que é marketing da seguinte forma:

Você pode aprender marketing de forma gratuita através de cursos online.

 

Trabalho de pesquisa

o que é marketing

Para beneficiar esse público, os profissionais de marketing devem primeiro entender como fazer isso. Consequentemente, a pesquisa de mercado está no cerne de qualquer estratégia de marketing, uma vez que é necessário coletar e analisar dados reais sobre o próprio negócio, concorrentes, consumidores, clientes e fatores do macroambiente que podem influenciar as estratégias. De qualquer forma, você precisa conhecer o mercado.

 

Mercado

 

Em português, muitos chamam isso de marketing. Essa palavra deixa claro que o foco do marketing está sempre no mercado. Qualquer pessoa que trabalhe nessa área pode ser considerada um “comerciante”, ou seja, um profissional que pode entender as relações entre as organizações, conhecer o comportamento do consumidor, perceber necessidades não atendidas e identificar oportunidades e ameaças.

 

A partir dessa pesquisa, a gestão de marketing da organização pode desenvolver estratégias de segmentação, posicionamento e diferenciação de mercado. Eles serão responsáveis ​​por orientar as ações que atinjam os segmentos-alvo.

 

É aqui que o marketing entra na vida das pessoas, sobre o qual falamos no início deste artigo. As estratégias definem como, por exemplo, um logotipo ou etiquetas em roupas devem se parecer, ou qual deve ser o público-alvo para postagens patrocinadas em mídias sociais, ou como uma vitrine deve ser configurada.

 

4 Ps do MKT

Assim, já estamos falando da parte operacional da gestão de marketing, que pode ser resumida em “4 Ps”, também chamado de “mix de marketing”. Preço, produto, localização e promoção resumem as táticas que uma marca deve definir para entrar com sucesso no mercado de acordo com certas estratégias.

 

Marketing x publicidade

 

Em particular, ao falar sobre a letra “P” para promoção, há um equívoco comum sobre o que é marketing. Muitas pessoas entendem que isso é sinônimo de publicidade. No entanto, a publicidade é uma das táticas de promoção de uma marca ou produto, que também pode incluir, por exemplo, assessoria de imprensa ou merchandising. Portanto, as áreas de marketing e publicidade e publicidade não coincidem, embora sejam muito próximas.