Quais são as 8 perguntas cruciais para as empresas de energia solar?

As perguntas a seguir podem ser de grande ajudar para quem deseja fazer uso da energia solar. Vamos dar uma olhada nas perguntas mais importantes para fazer ao seu instalador.

1. “Que tipo de sistema de energia solar é instalado em seu próprio telhado?”

Esta é uma boa pergunta, porque qualquer instalador de painel solar credível entende o valor da energia solar, por dentro e por fora.

Se eles próprios não tiverem um sistema, pode ser uma bandeira vermelha. Não ter o sistema de energia solar instalado em sua própria casa ou empresa é um sinal de que eles podem não ser a melhor opção de empresa para mostrar os benefícios da energia solar e realizar a instalação dos painéis para você.

Afinal, se eles realmente acreditam nos benefícios da energia solar, faria sentido para eles colher os benefícios.

2. “Qual o tamanho do sistema que devo escolher para economizar mais?”

Observe que o dimensionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica é muito mais complexo do que simplesmente examinar suas contas de energia e escolher uma que produza eletricidade suficiente para corresponder ao seu uso.

O representante da empresa solar precisa primeiro coletar as seguintes informações:

  • Seus padrões de uso de energia em casa;
  • A orientação e o ângulo do seu telhado;
  • A quantidade excedente de energia que você exportará para a rede; e
  • Qual utilitário você usa, quanto eles cobram pela eletricidade e sua taxa líquida de medição .

Esses dados são necessários quando se trata de determinar primeiro o tamanho ideal do sistema para sua casa e criar uma previsão financeira com base nisso. Recomendamos evitar os instaladores que afirmam que o dimensionamento do seu sistema é apenas um cálculo simples.

3. “Você é licenciado como instalador de painéis solares e quanta experiência no setor possui?”

É fundamental que a empresa de instalação solar que você contratar tenha recebido uma licença do município / estado e cidade em que está trabalhando. O contratante também deve estar segurado e vinculado.

Certifique-se de descobrir também há quanto tempo a empresa atua. Você não quer ser a cobaia deles!

Além disso, é uma boa ideia perguntar quem realmente estará trabalhando em sua casa. Será um contratado da empresa solar, ou eles subcontratam o trabalho? Se um subempreiteiro estiver cuidando do seu trabalho, você precisará fazer um trabalho extra para garantir que eles também sejam licenciados, segurados e com experiência.

4. “Você vai dar uma olhada detalhada no meu telhado?”

O contratante solar não apenas terá que fazer uma recomendação para o tamanho do seu sistema, mas também precisará inspecionar fisicamente o seu telhado. Afinal, ele precisa ser adequado para ter painéis solares instalados com segurança.

Dependendo da condição geral e da idade do seu telhado, talvez seja necessário substituí-lo antes da instalação do sistema solar.

Também é importante ter em mente que, quando o contratado instala racks no telhado (para apoiar os painéis), eles fazem furos. Certifique-se de perguntar que tipo de materiais e equipamentos serão usados ​​para garantir que você não tenha um telhado com vazamentos quando chover.

5. “E se meu sistema solar não gerar tanta energia quanto o previsto?”

Se o contratado prometer que seu sistema solar produzirá uma quantidade específica de energia a cada ano, pergunte o que acontecerá se a eficiência do sistema ou do painel não atender às suas expectativas.

Existem vários cenários possíveis. Por exemplo, talvez a empresa adicione painéis extras, gratuitamente. Ou talvez eles o reembolsem pelo desempenho insuficiente do seu sistema.

Descubra antecipadamente o que você pode esperar nessa situação.

6. “E se minha situação mudar nos próximos anos?”

A vida acontece e, como resultado, suas necessidades solares podem mudar com o tempo.

Por exemplo, sua família pode acabar se expandindo ou você pode adicionar mais quartos à sua casa. Nesses casos, o que acontecerá se o design do sistema instalado não for grande o suficiente?

A melhor coisa que você pode fazer para impedir que isso aconteça é comprar um sistema solar grande o suficiente para cobrir possíveis usos futuros.

7. “O que acontecerá se eu decidir mudar enquanto estiver pagando um sistema solar?”

Não se preocupe. Como regra geral, você pode transferir sua concessão para um novo proprietário depois que ele for aprovado para a casa (com base em uma verificação de crédito). Caso não se qualifiquem, a empresa tem o poder de remover o sistema e você não estará mais vinculado ao contrato.

Apesar disso, pode ser útil perguntar se alguma taxa está associada à transferência de um arrendamento ou à remoção de um sistema.

8. “Como são tratadas as garantias solares?”

Os sistemas solares vêm com garantias de qualidade de produção. Observe que eles não são iguais à garantia de fabricação que um contratado oferece. Portanto, é uma boa idéia perguntar sobre esses dois tipos de garantias, bem como o que cada um cobre.

Além disso, tenha cuidado com os instaladores solares que exigem que você os contrate para fazer a manutenção do sistema regularmente – por exemplo, a cada dois anos – para evitar que sua garantia de instalação seja anulada.

A realidade é que geralmente você só precisa reparar o sistema a cada cinco anos para maximizar seu desempenho. Você também deve limpá-lo apenas uma vez por ano. Para economizar tempo e dinheiro, fique com empresas de energia solar que não o obrigam a fazer reparos no sistema solar com uma freqüência maior que a necessária.