Por que aprender outro idioma: 5 razões para você estudar outro idioma fora o inglês

o mundo está a cada dia mais globalizado e a comunicação com outros povos e em outras línguas já faz parte do dia a dia.

mas se você ainda acha que somente aprender inglês vai te levar longe, melhor pensar de novo. aprender um outro idioma fora o inglês começa a ser essencial para você se destacar no mercado de trabalho, além de outras razões que vamos explicar. confira!

Por que aprender outro idioma?

1 – Diferencial no mercado de trabalho

no competitivo mercado de trabalho atual, há poucas boas vagas e muitas pessoas interessadas nelas. por isso, o diferencial pode representar você conseguir (ou não) a sonhada vaga.

de fato, aprender outro idioma fora o inglês te põe na frente de vários outros candidatos em um processo seletivo.

conforme já mencionado, com o mundo globalizado, a relação entre empresas e colaboradores vai além dos limites geográficos.

aprendendo outra língua fora o inglês você pode tentar se candidatar a trabalhar em empresas internacionais ou até trabalhar para organizações mundiais.

fora isso, aprendendo um outro idioma, você pode se candidatar a cursos de especialização, mba e até mestrado em outras universidades de outros países, enriquecendo muito mais seu currículo.

há diversas universidades com excelentes programas de pós-graduação, que estão à disposição para quem quiser estudar no exterior.

se você ainda não tem curso superior, existem opções de cursos de graduação também, ou estágios, mas para isso, saber um outro idioma fora o inglês é condição essencial.

dessa forma, não só você terá mais oportunidades no mercado de trabalho, como poderá deixar seu currículo mais robusto, para então almejar as melhores vagas.

2 – Enriquecimento cultural

aprender uma outra língua também te põe em contato com outra cultura e te abre um mundo de possibilidade de enriquecimento cultura.

afinal, quando você se dedica a aprender outro idioma, você também mergulha na cultura, tradições e raiz dos diferentes países que falam aquele idioma, enriquecendo sua bagagem cultura.

fora isso, sabendo um outro idioma, você conseguirá aproveitar filmes e livros originais na língua que foram escritos ou gravados. já pensou em ter acesso às obras clássicas e poder entendê-las completamente, sem perder nada por que elas foram traduzidas?

ou então, poder ver filmes raros ou que não fazem parte do mainstream de hollywood, por terem sido gravados na língua original? tem ideia do quanto de enriquecimento cultural aprender outro idioma pode te trazer? as possibilidades são infinitas.

3 – Lazer

quando se aprende um outro idioma, abre-se uma janela de novos locais que você poderá viajar e aproveitar tudo que os países têm de melhor.

assim, você conseguirá ter muito mais lazer, não dependendo de tradutores ou guias na sua língua materna, podendo usufruir da melhor forma tudo que aquele país tem a oferecer.

4 – Maior ativação cerebral

você sabia que aprender um outro idioma faz com que seu cérebro seja mais estimulado? de fato, existem inclusive estudos que afirmam que aprender um outro idioma pode fazer com que haja prevenção de doenças neurológicas degenerativas, como o alzheimer.

portanto, com essa maior ativação cerebral causada pelo estudo da nova língua, seu cérebro ficará muito mais afiado.

5 – Novos amigos

por último, aprender um outro idioma fora o inglês pode fazer com que você faça novos amigos.

afinal, você sabia que o francês, por exemplo, é a terceira língua mais falada na internet?

pois é, o francês só perde para o inglês e o espanhol na internet.

além disso, aprendendo outra língua com um curso de francês, você aumenta o seu networking, algo fundamental nos dias atuais.

e então, viu como aprender outro idioma fora o inglês é importante e necessário atualmente?