Por que escolher uma oficina de reparo de confiança e não credenciada?

A definição de algumas decisões importantes referentes a investimentos próprios ou materiais, podem ser consideradas difíceis e carregadas de responsabilidades, são decisões que necessitam de experiência, conhecimento básico, ou mesmo que uma avaliação de um profissional. 

Em muitos casos, ambas as alternativas possuem suas vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas e pensadas de acordo com as necessidades, preferências e possibilidades de cada consumidor. 

Possuir um automóvel próprio, seja por financiamento ou mesmo que investimento próprio, é o alcance de um sonho pra grande maioria das pessoas, é mais que apenas uma expressão de liberdade, autonomia ou mesmo que item de luxo, é uma necessidade que foi se elevando constantemente devido ao crescimento de cidades, metrópoles e capitais, tornando uma maneira mais econômica, segura, prática e rápida de garantir o transporte. 

É inevitável notar a diferença entre possuir um veículo, e depender de transportes, mas, se não analisado e pesquisado de maneira correta, os gastos, manutenções e necessidades que um veículo possui habitualmente tendem a tornarem-se um peso maior que o planejado. Devido à isso, é importante sempre estar ciente e informado sobre seu automóvel, valores e afins. 

Uma das mais importantes e relevantes questões que envolvem um automóvel próprio, é referente às manutenções e principalmente ao profissional e espaço responsável pelas mesmas. 

É notável que o mercado oferece um vasto número de opções e referências profissionais, desde mecânicas simples, oficinas como por exemplo, a Décio Oficina, profissionais autônomos, até claro, a opção de investir em seguradoras. 

É importante obter informações sobre o próprio veículo, suas necessidades e disponibilidade financeira do proprietário, e posteriormente, realizar a pesquisa na área de acordo com o que será benéfico e seguro, sempre analisando as maiores vantagens de cada. 

Neste artigo será trabalhada a temática referente a definir a escolha da manutenção do automóvel em oficinas de reparo, eliminando a opções credenciadas. 

 

O que são oficinas de reparo? 

Basicamente, uma oficina de reparo trata-se de uma oficina de mecânica, de grande ou pequena expansão no mercado, que realiza serviços de manutenções habituais, reparos, atendimentos para consertos referentes a colisões, batidas, fornecimento e trocas de peças, e itens de funcionamento do automóvel. 

Normalmente, oferecem seus serviços de maneira paga (por cada serviço realizado), sempre variando de acordo com cada oficina. É importante que possuam além de referências e bons resultados no mercado, também aprovações legais e autorização para realização de serviços em veículos, sempre obtendo segurança e resultados como base de qualidade. 

É necessário que obtenham profissionais qualificados, experientes e responsáveis, além do próprio ambiente e materiais serem de qualidade. 

O que são oficinas não credenciadas? 

Obtendo a mesma base de funcionamento de oficinas padrões, as oficinas não credenciadas são oficinas que possuem seu método de atendimento, pagamento e negociações, através de uma relação previamente definidas por uma seguradora. 

A seguradora, um serviço contratado pelo proprietário, no qual o mesmo define suas opções de proteções, garantias, e serviços a serem prestados, por um valor X mensal, considerado como uma garantia para emergências, descontos e fornecimentos de peças de maneira acessível e benéfica. 

Em sua maioria, as seguradoras possuem suas oficinas de confiança que tornam-se credenciadas pela seguradora, e posteriormente, são responsáveis por realizarem os serviços de contratados da seguradora, sempre que solicitado. 

A desvantagem em utilizar serviços de oficinas credenciadas 

Como foi dito anteriormente, as oficinas credenciadas são oficinas que realizam serviços para seguradoras, que consequentemente são contratadas e investidas por proprietários de automóveis. 

Mesmo que considerado uma maneira mais fácil e prática para realizar manutenções e reparos, além de garantir um acesso fácil para emergências, ainda sim oficinas credenciadas possuem algumas notáveis desvantagens que acompanham a realização dos serviços. 

É importante obter muita atenção e cautela, pois será a oficina responsável não somente pelo veículo, mas sim pela segurança do motorista e proteção do patrimônio. 

Uma das principais preocupações e considerada desvantagem por parte dos clientes de seguradoras, é o “desconhecimento” da oficina que realizará o serviço de manutenção ou sinistro referente ao automóvel. 

Mesmo que sejam apresentadas as oficinas que já realizaram e realizam serviços ou mesmo que possuem contrato com a seguradora para o cliente, ainda sim há um grande peso de insegurança, por ser desconhecida e possuir a escolha, pagamento, análise de peças como uma responsabilidade total da seguradora, em sua maioria sem a análise e questionamento do proprietário. 

Para a seguradora, é uma grande vantagem, possui benefícios de descontos, parceria e orçamento por conta dos profissionais da seguradora, evitando burocracia com o cliente. 

Mas, existem casos nos quais os reparos que foram responsáveis por seguradoras (e consequentemente oficinas credenciadas), resultaram em um prejuízo no próprio automóvel, a manutenção não foi realizada de maneira correta, gerando um problema maior e necessidade de novos reparos, além de claro, pesar na segurança do cliente que esteve em risco.

 Sendo uma oportunidade clara e de fácil acesso para golpes e crimes, pois sem a fiscalização e aprovação dos motoristas na oficina, as mesmas possuem o momento para aplicar o golpe. 

Mesmo que golpes e crimes não sejam realizados, é um risco que o proprietário corre quando o mesmo não acompanha e não obtém noção de todos os acontecimentos referente às manutenções e reparos do automóvel. 

É importante que a oficina realize os serviços de acordo com as necessidades, peças, modelos, entre outros, do veículo que estará sendo realizado o serviço, mesmo que o pagamento não seja diretamente realizado para a oficina, ainda é um serviço pago (através da seguradora), então deve ser solicitado notas fiscais, garantias, documentações, entre outros. 

 

A lei do consumidor age nas seguradoras? 

Para todo cliente contratante de uma seguradora, o mesmo possui garantias que foram recentemente aprovadas e disponibilizadas para proprietários de automóveis que sofrem prejuízos, golpes e manutenções erradas, resultado de oficinas credenciadas. 

De acordo com o STJ e Código Civil, a responsabilidade de qualquer problema, prejuízo, golpe, má performance da manutenção, entre outros casos ilegais, é total da seguradora. Pois contrato de serviço e pagamento, são realizados a fim de obter um resultado seguro e coerente, qualquer um que fuja desse ideal deve ser solicitado por lei pelo consumidor. 

Oficinas de confiança são garantias de qualidade de vida e performance do automóvel 

Mesmo que o proprietário do automóvel opte por possuir uma seguradora, como método de garantia financeira, ainda é indicado que o mesmo esteja ciente da oficina e se possível solicite uma de confiança. 

Quando o mesmo a possui de maneira fixa, feita por indicações de conhecidos ou através de pesquisa sobre melhores resultados e benefícios, a garantia de resultados eficientes, performance perfeita e impecável do automóvel, segurança no trajeto e principalmente legalidades reconhecidas, são inevitáveis. 

Um automóvel carrega um peso e uma necessidade de utilização em grande escala para proprietários, devido a isso é indispensável que a oficina seja no mínimo de conhecimento básico do proprietário, mas, em maior indicação, principalmente por grandes profissionais, que seja de confiança. 

É importante analisar o espaço no qual serão abordados os serviços, os profissionais responsáveis, os resultados que a oficina possui e as garantias. Obter confiança é capaz de estimular resultados que visam a segurança, maior vantagem para um motorista que investe suas necessidades e sonhos em um automóvel.