Por que o seu negócio deve investir em chatbot?

A transformação digital vem ganhando cada vez mais espaço com o passar do tempo e trazendo diversas facilidades, sobretudo, para o mundo corporativo.

Hoje em dia uma empresa fabricante de compressor parafuso, por exemplo, consegue implementar processos muito mais eficientes na rotina da companhia, graças a tecnologia. Eficiência essa que abrange desde os processos internos da empresa até o atendimento ao cliente.

Um ótimo exemplo sobre a integração da tecnologia com o atendimento ao cliente está o chatbot, um software que atualmente é muito utilizado pelas empresas para otimizar o atendimento ao cliente.

Neste texto, iremos falar sobre o que é o chatbot e por que a sua empresa deve investir neste tipo de software. Fique conosco e acompanhe.

O que é chatbot?

Antes de falarmos sobre os motivos para investir em chatbot, vamos explicar do que se trata exatamente.

O chatbot pode ser definido como um software que permite uma conversa com um ser humano de forma relativamente natural, atendendo às suas necessidades de forma eficiente.

Uma empresa de manutenção de geradores, por exemplo, pode disponibilizar seu atendimento por chatbot, sendo realizado por meio de sites, aplicativos de mensagens e outros.

Atualmente, os chatbots podem ser integrados em plataformas como:

  • Facebook Messenger;
  • Whatsapp;
  • Telegram;
  • Lojas virtuais;
  • Call Centers;
  • Sites em geral.

O chatbot é conhecido por sua eficiência no atendimento, pois no momento em que o cliente interage com o software, consegue uma resposta imediata e assim, o atendimento vai sendo conduzido. 

Portanto, o chatbot diminui a necessidade de grandes equipes de atendimento em uma empresa, otimizando o trabalho dos colaboradores que podem se concentrar em ações mais estratégicas.

Por que investir em chatbot?

Já vimos o que é o chatbot, agora vamos apresentar alguns motivos para implementar o chatbot em seu negócio, veja.

  • Atendimentos otimizados: com o chatbot, uma empresa de call center consegue absorver um alto volume de atendimento, ou seja, finalizar um alto volume de atendimentos sem a necessidade de um atendente humano;
  • Redução de custos operacionais: o investimento em chatbots acaba compensando, pois reduz os custos operacionais da empresa com contratação de pessoas, consumo de telefonia e infraestrutura;
  • Personalização: o chatbot permite que uma empresa de elevador de carga, por exemplo, faça um atendimento personalizado mesmo sem um operador humano. Isso acontece porque o design de interações é construído justamente para que o atendimento seja objetivo e assertivo;
  • Coleta de dados valiosos: com o chatbot, é possível coletar dados para entender o comportamento de consumo dos clientes. Com isso, a empresa consegue traçar planos de negócios mais eficientes em campanhas futuras;
  • Marketing e vendas: com o chatbot, a área de marketing e vendas de uma empresa tem uma ferramenta aliada para aprimorar a experiência do cliente. Além disso, as jornadas de compra podem ser aceleradas uma vez que o chatbot consegue entregar soluções assertivas.

Esse foi o nosso texto sobre os principais motivos para implementar o chatbot em seu negócio. Esperamos que tenha sido útil para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens, até lá!