Por que usar película de janela?

A radiação ultravioleta pode viajar através das janelas do carro e da casa, onde pode contribuir para o acúmulo diário de exposição ao sol que pode levar ao câncer de pele e ao fotoenvelhecimento. As películas de bloqueio de UV podem não apenas protegê-lo contra essa exposição, mas também podem oferecer outros benefícios.

 

Os raios ultravioletas (UVR) são sorrateiros. Além de causar câncer de pele e sinais visíveis de envelhecimento, eles também são muito bons em encontrar você. Eles podem ricochetear na água, na areia e podem penetrar no vidro. O que significa que, mesmo se você estiver dentro de seu carro ou casa, se estiver sentado ao lado de uma janela com a luz do sol entrando, corre o risco de sofrer danos por UV.

 

Felizmente, a revolução da “película de janela” está ganhando força. Tudo começou com automóveis nos anos 90. Pesquisas mostraram que motoristas com volante à esquerda desenvolveram mais danos à pele no lado esquerdo do corpo, enquanto aqueles com volante à direita desenvolveram mais danos à direita. O motivo? Transmissão de UVR pelas janelas do lado do motorista. “Verificou-se que os motoristas de longa data têm uma pele mais áspera e pigmentada, com maior dano solar no lado do motorista”, observou Albert Kligman, MD, PhD, professor emérito de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, Filadélfia.

Todas as janelas de um carro filtram os raios UVB de ondas curtas do sol – todos os vidros filtram os UVB, de fato – mas apenas o para-brisa dos carros é tratado parcialmente contra os raios UVA do sol. No entanto, há vários anos em todos os 50 estados, a película de filtragem UVA transparente está disponível para o vidro da janela lateral e traseira dos veículos. Rastreia quase 100% dos UVB e UVA, sem reduzir a visibilidade.

 

E agora, a película protetora UVA mudou-se para ambientes fechados em grande escala. películas residenciais e comerciais são fornecidos em folhas planas, em tonalidades variadas, reduzindo o brilho em mais da metade, permitindo a passagem de 30 a 80% da luz visível, dependendo das necessidades do cliente. Como as películas de automóveis, eles bloqueiam até 99,9% da UVR. Isso ajuda a prevenir não apenas as queimaduras solares, mas também as breves exposições diárias aos raios UV, que aceleram cumulativamente o envelhecimento da pele e multiplicam o risco de câncer de pele. Além disso, a película  pode salvar vidas de pessoas com doenças que envolvem fotosensibilidade perigosa, como xerodermia pigmentos e lúpus.

 

Juntamente com benefícios claros para a saúde, a película para janela oferece outras vantagens:

  •         No clima quente, reduz o calor dentro de casa, o que pode reduzir as despesas com ar-condicionado.
  •         No tempo frio, reflete o calor interior de volta à casa, reduzindo os custos de aquecimento.
  •         Ajuda a impedir que a luz do sol desbote os estofos dos carros e os móveis de casa.