Processo Just in Time: conceito industrial pode ser adotado como filosofia de gestão e recursos pessoais

O Just in Time surgiu como um sistema capaz de elevar a produtividade de empresas por meio da eliminação de desperdícios com a otimização dos processos. O intuito é tornar empresas mais sustentáveis e competitivas no mercado. 

 

Esse sistema foi desenvolvido ainda nos anos 70, dentro da fábrica da Toyota. Na época, as fábricas atrasavam bastante a produção de carros, e então, o sistema foi moldado para ordenar a produção de veículos em cores e modelos diferentes, de acordo com a demanda, no menor prazo possível. 

O que é Just in Time? 

O termo Just in Time em português, significa “no momento certo”. O conceito visa a produção a partir da demanda, ou seja, só se produz quando necessário. Assim, a fábrica só produz os itens certos, na quantidade e na hora certa. 

 

Por ter surgido no Japão, o Just in Time é mais conhecido no Brasil como sistema Kanban. Esse sistema é muito usado para a execução de tarefas, já que cartões são usados para controlar o desenvolvimento de projetos, etapa por etapa. 

 

Como a produção é delimitada pela demanda, ou seja, apenas depois da compra efetivada que se inicia a fabricação de um determinado produto, uma característica comum das empresas que utilizam esse sistema, é o fato de não desperdiçarem matéria-prima. 

 

Além do mais, os colaboradores são treinados para entregarem lotes menores de seus produtos, assim, eles estão preparados para atender qualquer nova demanda. 

 

Assim, funcionava no início na Toyota, a produção de carros era organizada por modelo e cor, de acordo com a compra de veículos pelos consumidores da época. Dessa forma, não há estoque, nenhum material fica obsoleto: tudo o que chega já tem um destino certo na produção. 

Principais vantagens do Just in Time 

O objetivo do Just in Time é trazer mais organização à indústria. As fábricas devem enfrentar o desperdício de matéria-prima, visando economizar recursos e trabalhar conforme sua demanda. 

 

Confira abaixo quais são as principais vantagens de implementar esse sistema em sua empresa:

Estoque reduzido

O estoque farto gera muito prejuízo para as empresas. Além de ocupar muito espaço e gerar gastos, dependendo da matéria-prima, há o risco de perda de materiais por falta de uso. 

 

Um estoque lotado também serve para mascarar as falhas de produção de uma empresa. Altos investimentos em matéria-prima podem não ser necessários, e só percebemos isso quando trabalhamos com estoque reduzido. 

 

Trabalhar somente com o que já foi destinado para a produção ajuda a organizar o trabalho dos colaboradores da empresa, aumentando a produtividade. Dessa forma, todo o ambiente fica mais organizado e a empresa só investe no que lhe gera retorno. 

Maior qualidade de produto 

A concentração da produção na demanda aumenta a qualidade dos produtos. Colaboradores conseguem trabalhar com mais foco e exatidão. 

 

O retrabalho diminui bruscamente, a produção guiada pela demanda pode eliminar desperdícios de materiais e de tempo na produção. Além de aumentar a qualidade do produto, a produção também fica mais rápida, devido à organização. 

Diminuição do tempo de entrega

Com a produção definida pela demanda, os produtos podem ser entregues num prazo menor. Apesar de a produção começar somente após a compra, ela pode ser acelerada, já que o foco está especificamente naquela produção de pequena escala. 

 

Dessa forma, o Just in Time é um sistema capaz de otimizar o fluxo de produção da sua empresa. Por isso, o conceito já é bastante difundido no Brasil e no mundo.