Quais os tipos de controle para console de Xbox One e como escolher?

O controle é um dos principais acessórios para melhorar a performance nos jogos. Existem diferentes modelos de controles para o console Xbox One, por isso é importante conhecer os principais modelos para escolher o melhor para o seu tipo de uso. 

 

Com versões que podem ou não ter fio, com carregamento à pilha ou bateria especial e designs diversos, os controles do Xbox One são um atrativo à parte. Para te ajudar a escolher, separamos algumas dicas para apresentar os tipos de controle e o que considerar na hora de comprar. 

Principais modelos de controle para o Xbox One

Existem três tipos de controle para o Xbox One:

Controle sem fio 

Esse modelo é visualmente sofisticado, possui entrada para fones de ouvido, tecnologia Bluetooth e mapeamento personalizado de botões, para que o usuário customize os comandos da forma que quiser. Por não terem fio, com esse controle você não corre o risco de tropeçar no cabo, evitando qualquer acidente. Isso também traz mais liberdade para os movimentos durante os jogos. 

Controle com fio 

Os modelos com fio têm sistema de vibração integrado, o que aumenta a sensação de imersão no jogo durante os games. Esse tipo de controle também costuma ser bastante confortável para quem gosta de encarar maratonas de jogos. Geralmente, eles vêm com cabo de, pelo menos, 1,80 m, o que não limita tanto a movimentação dos jogadores. 

Controle Xbox One S com conector P2

O controle para Xbox One S traz diversas inovações técnicas e um design aprimorado em relação aos outros modelos. Ele foi projetado para funcionar junto com o Kinect, sensor de movimentos do Xbox One, o que melhora bastante a sincronia. 

O que considerar na hora de escolher um controle para o Xbox One? 

Não basta definir o controle por um modelo com ou sem fio. Existem outros fatores que precisam ser considerados antes da compra. Confira as principais características para avaliar:

Ergonomia 

Para otimizar a sua performance nos jogos, o controle precisa ter uma boa ergonomia. Afinal, se você fica horas jogando, é necessário ter um controle que seja confortável para as suas mãos. 

Um controle com acabamento emborrachado, por exemplo, geralmente é mais firme, diminuindo as chances de o usuário deixá-lo cair no chão durante os jogos. O posicionamento dos botões e alavancas também é importante para que o jogador consiga acessar todos os comandos e não canse rápido. 

Durabilidade 

O controle precisa ter uma boa durabilidade, já que os gamers costumam jogar diariamente. Então, é importante pegar referências com outros usuários para saber se o modelo suporta bem a pressão dos dedos, se não perde as cores originais após certo tempo de uso e se é resistente a quedas, por exemplo. 

Design aprimorado 

O design não deve ser pensado apenas para que o controle seja visualmente bonito, mas que tenha a ergonomia perfeita. É importante que o controle encaixe bem nas mãos dos jogadores. Isso traz conforto, evitando cansaço e lesões. A preocupação com o design é tão grande, que a Microsoft tem permitido que os usuários personalizem seus controles com as cores que quiserem. 

Troca de botões 

O controle do Xbox One deve permitir a troca de botões, principalmente os direcionais. Isso facilita bastante a adaptação dos jogadores a diferentes tipos de jogos. Também é importante que a mudança possa ser feita com facilidade, para que o gamer não perca muito tempo com a troca. 

Travas para gatilhos 

Os gatilhos são botões utilizados de forma diferente, de acordo com o tipo de jogo que o usuário está jogando. Por isso, é importante conferir se o controle oferece trava para os gatilhos. Dessa forma, é possível utilizá-los com mais eficiência.