Quais são as melhores estratégias para cuidar do seu cliente.

O mercado está cada vez mais competitivo. Há muitas empresas oferecendo serviços iguais com características muito semelhantes e preços nivelados, encontrar o diferencial competitivo do seu negócio é essencial para a conquista de novos consumidores.

 

Buscar a fidelização de clientes é o objetivo da maioria das empresas, afinal, impactar e converter clientes exige bastante dedicação e custa dinheiro, desse modo, quanto mais tempo ele permanecer ativo em sua base de clientes, melhor.

 

Proporcionar um atendimento de qualidade para seu público é o meio através do qual a empresa garantirá a fidelização dos consumidores e nesse artigo iremos abordar as principais estratégias para cuidar do seu cliente.

 

CONHEÇA SEU PÚBLICO

Identificar as principais dúvidas, os comportamentos e desejos dos seus clientes e público-alvo permitirá uma comunicação apropriada e que gere conexão. Pode-se acrescentar na análise informações demográficas ou qualquer dado que seja relevante para seu nicho de atuação.

 

As informações que são importantes para uma empresa que vende purgador de vapor são diferentes das necessárias para um varejo de roupas femininas. Por isso, pesquisar e adequar as ferramentas para sua empresa é essencial.

 

GERE RELACIONAMENTO

Após definir o perfil de seus clientes é preciso elaborar estratégias que de fato criem relacionamento. Isso é possível por meio de produção e distribuição de conteúdo relevante, afinal quem não é visto, não é lembrado.

 

O marketing de conteúdo se baseia na premissa de produzir materiais que conversem com as principais dores dos clientes, resolvendo problemas recorrentes e simples agregando valor sem ter foco direto em vendas.

 

Pode-se falar sobre uma máquina de gelo industrial, apresentar seus principais benefícios e utilizações sem que haja um direcionamento para vendas e sim com o objetivo de aumentar o nível de consciência do público sobre o produto.

 

NÃO ATUE SOMENTE DE FORMA REATIVA

Saber que algo não saiu como o esperado e não agir proativamente na esperança de que a situação se resolva por si só é um dos maiores erros no que se refere ao relacionamento com o cliente.

 

No processo de entrega, por exemplo, crie métodos de acompanhamento para conseguir acompanhar os prazos, dessa forma o setor de atendimento não vai descobrir através do cliente que a entrega dos pallets de madeira está fora do prazo acordado.

 

Com a visualização e gerenciamento correto de dados é possível criar planos de contingência para situações que fogem do padrão, dessa forma a satisfação do cliente fica assegurada e aumentam as chances de que o relacionamento não seja interrompido.

 

DISPONIBILIZE DIFERENTES CANAIS DE ATENDIMENTO

Como sabemos, os consumidores apresentam diferentes perfis comportamentais e as empresas precisam adequar suas estruturas de atendimento para abranger mais de um canal de comunicação.

 

Todo mundo está sempre com seus smartphones à mão, porém há as pessoas que preferem uma ligação e há as que evitam ao máximo falar com alguém ao telefone e preferem e-mail e whatsapp.

 

Para criar um bom relacionamento com seus clientes e poder prestar o melhor atendimento possível é preciso dar a mesma atenção para todos os canais de comunicação que forem disponibilizados. A velocidade na troca de informações é alta e as pessoas não aceitam mais esperar muito tempo por uma resposta ou solução.

 

Manter e fidelizar clientes é desafiador, mas é fundamental para o sucesso de uma empresa. Crie estratégias que tenham como foco entregar benefícios reais para seus consumidores e dê atenção para os feedbacks transformando-os em informações que auxiliem no ajuste dos processos criando melhorias constantes.