Saiba como ter uma rotina de exercícios físicos

Praticar exercícios físicos regularmente é sinônimo de saúde e qualidade de vida. Não é à toa que médicos, profissionais da saúde e pesquisadores destacam os benefícios de uma rotina saudável.

A ciência comprova que a prática de atividades físicas traz benefícios não só para a saúde física das pessoas, como também é vantajosa para a saúde mental. 

Alguns pesquisadores associam o hábito da caminhada à melhora de quadros de depressão, então, o ditado “mente sã, corpo são”  ganha uma dimensão cada vez maior na vida das pessoas que procuram equilíbrio.

Além disso, especialistas acreditam que os exercícios fortalecem o sistema imunológico, previnem doenças cardíacas, são positivos para a prevenção de obesidade e com isso, tornam a pessoa mais ativa e saudável.

Além das opções tradicionais como frequentar uma academia de musculação completa, você pode criar uma uma rotina própria, com atividades que te agradam e se encaixam em meio aos compromissos como o trabalho.

Quem disse que não dá para separar uma hora do dia e fazer esteira ou abdominais no conforto de casa, não é mesmo?

Se você quer mudar de vida e construir um estilo mais saudável, está no texto certo. Leia esse artigo e confira algumas dicas para ter uma rotina de atividades físicas!

Crie hábitos e busque motivação

Não é todo mundo que fica animado para acordar às 5h da manhã e correr na praça. No entanto, sabe o que as pessoas que fazem isso podem mostrar para quem quer ter uma rotina mais equilibrada? A força do hábito.

Se você quer mudar o estilo de vida, deseja fortalecer os músculos, cuidar melhor do corpo e evitar o sedentarismo, é importante definir objetivos claros para essa mudança e todos os dias fazer algo para alcançá-los.

Não gosta de academia com muita gente? Procure a ajuda de um personal trainer particular

Sem dúvidas, esse é o profissional mais preparado para te orientar em relação aos exercícios disponíveis, aos exames médicos que são necessários para iniciar um treino e a própria mentoria.

Todo dia é dia de evolução e não espere que em uma semana você tenha os melhores resultados. 

A construção do hábito é diária, então, criar uma rotina exige compromisso, principalmente com você mesmo que é o principal beneficiado da história.

Priorize atividades que te dão prazer

Além da falta de tempo, muitas pessoas caem na armadilha do sedentarismo por não encontrarem prazer nas atividades realizadas. 

Você precisa encontrar algo que seja mais interessante do que ficar jogado no sofá nas horas vagas para persistir na rotina.

Enquanto algumas pessoas se dão melhor com o treinamento funcional de alta intensidade que consiste na realização de atividades que melhoram a flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora a força corporal — outras pessoas podem preferir andar de bicicleta.

Se você tem algum hobbie como a dança, que tal transformar isso na sua principal atividade? Optar por atividades que surgem a partir de interesses pessoais e são agradáveis de fazer é algo que se encaixa com mais facilidade na sua rotina.

Para quem trabalha em horário comercial e ainda desempenha dupla função com tarefas domésticas ou uma rotina de estudo, uma caminhada na hora do almoço ou a própria prática de exercícios em casa, com o apoio de aplicativos já valem a pena.

Seguir essa dica é o caminho para manter a motivação e acredite, você precisa gostar do que faz para continuar firme nos treinos!

Crie metas reais e alcançáveis

Às vezes, o cansaço pode bater à sua porta e isso acaba em frustração quando a rotina não está muito bem definida. 

Por isso, antes de imaginar que da noite para o dia você será uma pessoa 100% fitness, é muito importante criar metas alcançáveis e manter o equilíbrio.

Um exemplo: uma pessoa deseja conquistar ganho de massa muscular nos próximos seis meses. Com uma rotina de treinos diária, equilíbrio, hábitos alimentares transformadores e disciplina, os primeiros sinais de resultado podem surgir neste período.

O que não dá para fazer é imaginar que em um mês todo o trabalho da rotina já está pronto. Quando os objetivos estão relacionados a mudanças no corpo, manter a rotina é fundamental para que a situação não volte a ser como antes (ou pior).

Outra situação é quando uma pessoa tem dificuldades para manter um peso adequado em relação ao seu IMC índice de massa corporal. 

Essas dificuldades podem ser voltadas tanto ao sobrepeso quanto à dificuldade de alcançar o peso ideal.

Contar com o apoio de um nutrólogo para engordar é uma alternativa interessante neste caso, já que esses profissionais ajudam o paciente a traçar metas a curto, médio e longo prazo e, mais do que isso, acompanham a evolução da pessoa.

Criar metas reais é importante para estabelecer uma rotina saudável pelos seguintes motivos:

  • É algo que ajuda a pessoa manter a motivação;
  • Evita frustrações;
  • Colabora com a construção de uma rotina a longo prazo;
  • Valoriza a importância de cada etapa na conquista de um objetivo;
  • Ajuda a pessoa a criar disciplina;
  • Contribui para a persistência dos hábitos.

Ou seja, você pode até começar devagar e aos poucos evoluir em relação as suas metas. Pode ser que o nutricionista passe algumas vitaminas para engordar, mas isso não quer dizer que você não tenha que realizar outras tarefas.

Tudo tem seu tempo e cada corpo desperta algumas reações quando as atividades físicas passam a fazer parte do cotidiano. 

Quando uma pessoa é sedentária, é mais desafiador criar um padrão de condicionamento e incentivar a progressão de maneira gradual. Por isso, as metas alcançáveis e adequadas a cada perfil ajudam na criação de uma rotina equilibrada.

Cuide da sua alimentação

Além dos exercícios físicos, existem alguns cuidados que você deve tomar em relação ao seu corpo e sua saúde.

Uma alimentação equilibrada faz toda a diferença para a reposição de energia do corpo, além de ser um fator que influencia os níveis de colesterol, açúcar no sangue, sobrepeso e outras questões relacionadas à saúde.

Procure diversificar sua dieta, conforme seus objetivos, e se possível siga dicas de nutricionistas. 

Além disso, é importante se hidratar durante o dia, afinal a prática dos exercícios gera perda dos líquidos, sendo de suma importância para o corpo fazer essa reposição.

Programe sua rotina de atividades

O primeiro passo em direção a uma rotina nova é sempre mais desafiador. No entanto, você precisa criar um cronograma de atividades e encontrar qual é o melhor horário para se dedicar aos exercícios.

Algumas pessoas reclamam da falta de tempo e de não conseguirem conciliar tantas atividades com os horários de trabalho. 

Neste contexto, vale se informar se a empresa tem alguma prática de incentivo para os colaboradores. Existem algumas parcerias de academia nas empresas, sendo que isso pode ser uma ótima ideia.

Caso não tenha nada parecido no seu lugar de trabalho, você pode sugerir ou aproveitar o trajeto de ida e volta até o escritório para se exercitar, caso seja possível. O horário de almoço também abre uma brecha.

Independentemente da situação, ter um horário fixo para praticar suas atividades é fundamental para a criação de uma rotina. 

Seu corpo se acostuma com os exercícios e quanto mais a prática for realizada em determinado momento do dia, mais você sentirá a necessidade de ter um momento para isso.

O autocuidado é vital para as pessoas alcançarem uma boa qualidade de vida. Isso abrange todos os fatores, desde a estética até o sentimento de bem-estar.

Além dos exercícios, são formas de se cuidar: fazer uma limpeza de pele masculina ou feminina de vez em quando, ter um tempo para atividades de lazer, colocar o check-up com exames médicos em dia, entre outras ações.

Pronto para os exercícios?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como manter uma rotina e criar hábitos saudáveis, é hora de refletir sobre seus interesses e objetivos.

Seja por questões estéticas ou pela saúde, você precisa estar convicto do que essa mudança pode trazer para a sua vida,  assim fica mais fácil buscar um propósito para realizar as atividades.

Toda rotina consolidada já esteve em um planejamento, então, colocar seus desejos e ideias no papel é o primeiro passo para uma transformação maior. Comece devagar, evolua, teste o que te agrada e exclua o que não é tão interessante para seu corpo. 

Pense no que você deseja adquirir e conte com a ajuda de profissionais e outras formas de suporte para se fortalecer e superar suas próprias expectativas. Fica a dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.